segunda-feira, 13 de junho de 2022

📆 *16 de Junho de 2022 (5a Feira)*

 📆 *16 de Junho de 2022 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*CORPO E SANGUE DE CRISTO* (Branco, Glória, Sequência Facultativa, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SS. CIRÍACO E JULITA / AURELIANO E BENO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou. *(Sl 80, 17)* 

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gênesis 14, 18-20*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 18Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus Altíssimo, 

19abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra!

20Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 14, 18-20*

 *Reflexão - “Pão e vinho, frutos do trabalho”*

“Desde as nossas origens o pão e o vinho são figuras muito presentes nas ofertas como nos fala o Livro do Gênesis.  Hoje, o pão e o vinho simbolizam os frutos do trabalho do homem colocados à disposição de Deus para que sejam transformados no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. Contemplando a presença de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho nós podemos também perceber qual tem sido a nossa participação na vida de Cristo e se estamos contribuindo para que o Seu projeto de salvação se propague aqui na terra. Como Abrão nós também somos abençoados quando colocamos nas mãos do Senhor os frutos do nosso labor. A Eucaristia é um milagre de Deus, alimento para nossa caminhada, prova do Seu amor e remédio para nossas enfermidades espirituais. Ela nos fortalece e ajuda a vencermos os desafios que nos sãos propostos para sermos protagonistas e canais da graça de Deus no mundo, pois Ele precisa da nossa contribuição para realizar milagres na nossa vida e na vida das pessoas a quem nós encontramos. – Você tem contemplado o milagre da presença de Deus na Eucaristia?  Qual o pão e o vinho que você tem ofertado ao Senhor? - A quem você tem oferecido os frutos do seu trabalho? - Quando você olha para Jesus Eucarístico você se vê em Cristo?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 109*

🗣 *Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!”🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus inimigos;🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 109*

 *Reflexão* - “Este salmo exalta Jesus Cristo, Senhor e Rei que está assentado no Trono ao lado direito do Pai. O sacerdote é aquele que oferece ao Pai a oferta para o sacrifício. Jesus Cristo ao mesmo tempo é, OFERTA, ETERNO SACERDOTE e PRÍNCIPE VITORIOSO, que tem poder para ter domínio sobre todos os seres da terra e  para abater o inimigo que tenta atrair os filhos de Deus.  Ele foi gerado antes da Criação do mundo e tudo está sob o Seu controle. Que nós possamos permitir que Ele seja também o SENHOR das nossas vidas.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 11, 23-26*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 

24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”.

25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”.

26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.

*Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 11, 23-26*

 *Reflexão - “A última ceia.”*

“São Paulo revive a última ceia, quando Jesus celebrando a Páscoa com Seus discípulos tomou o pão e o vinho deu graças e entregou-os para que eles comessem o Seu Corpo e bebessem o Seu Sangue já antecipando o que iria acontecer com a sua entrega na Cruz. Naquele momento Jesus pronunciou as palavras que, hoje, nos dão a certeza de que todas as vezes que participamos da Eucaristia nós comungamos o Seu Corpo e o Seu Sangue: “ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS. FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA”.  “ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA EM MEU SANGUE. TODAS AS VEZES QUE DELE BEBERDES, FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA! ” Assim, Jesus já proclamava a Nova e Eterna Aliança que iria ser perpetrada em favor dos homens. Por amor Jesus se ofereceu como alimento e bebida de vida plena para nós, por isso, o pão é verdadeira comida e o vinho verdadeira bebida.  Jesus instituiu a Eucaristia que é memória da sua Paixão, Morte e Ressurreição para que nós nos apossemos da Sua graça e tenhamos a nossa alma fortalecida.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 11b-17*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver! *(Jo 6, 51)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.

12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.

13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”.

14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”.

15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 

16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 

17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“A humanidade de Jesus está viva e presente na Santíssima Eucaristia.”*

“Muito se insiste, quando se fala da Eucaristia, que recebemos na comunhão o próprio Deus, e que é esta a forma mais íntima e perfeita de entrarmos em contato com Ele. Mas nunca é demais lembrar que essa união tão doce e divina é mediada pela santíssima humanidade de Cristo. No sacramento da SS. Eucaristia, como ensina a doutrina católica, estão presentes, não em signo, figura ou virtude, mas verdadeira, real e substancialmente o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, o Cristo inteiro (cf. Concílio de Trento, sess. XIII, cân. 1). Assim o quis a caridade de Nosso Senhor, que por nossa salvação assumiu um Corpo como o nosso e, para nos unir a si e a Deus, deixou neste sacramento a verdade de sua presença corporal (cf. S. Tomás de Aquino, STh III, 75, 1 c.), ainda que só alcançável pelos olhos da fé: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 56). Por isso, embora pela comunhão sejamos realmente unidos à Divindade, objeto e fim primário da nossa adoração, essa íntima união é mediada pela humanidade — Corpo, Sangue e Alma — de Cristo, de maneira que, ao recebermos o Filho de Deus na Eucaristia, entramos em comunhão também com um ser humano: Cristo, como ensina a fé católica e ortodoxa, não é uma pessoa humana, mas divina; no entanto, possui Ele tudo o que tem e compete a um homem íntegro e perfeito, e tudo isso está contido sacramentalmente na hóstia e vinho consagrados. A comunhão eucarística, por esse motivo, não deve ser vivida como uma vaga e, por assim dizer, “vaporosa” união espiritual com um Deus distante, mas como a relação mais estreita, interior, profunda e amorosa que podemos ter com um ser humano que é, ao mesmo tempo, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Com efeito, por mais que se amem os esposos, por maior que seja o carinho entre os irmãos, por mais firme que seja uma amizade, nenhum outro homem além de Cristo pode fazer o próprio Sangue correr nas nossas veias, a própria Alma penetrar e iluminar a nossa, o próprio Corpo como que fundir-se com cada célula do nosso. Sinal da mais perfeita caridade, a Eucaristia é pois a união com o Deus que se fez homem e com o Homem que é Deus: nela, recebemos não só a graça, mas o autor dela e o instrumento que no-la comunica; nela, recebendo a Cristo, recebemos também, por concomitância, toda a SS. Trindade, porque onde está o Filho, aí está o Pai; e onde estão os dois, ali está também o Espírito de amor que os une. Que a nossa comunhão eucarística seja pois cada vez mais devota e fervorosa, como um momento de encontro íntimo com aquele que, de tanto nos amar, não quis destituir-nos de sua presença real, mas unir-nos ao seu próprio ser em uma familiaríssima conjunção de corpo, alma e coração. — Graças e louvores se dêem a todo momento, ao santíssimo e diviníssimo sacramento!.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...