sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

📆 *03 de Fevereiro de 2024 (Sábado)*

 📆 *03 de Fevereiro de 2024 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA IV SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. BRÁS, BISPO DE SEBASTE E MÁRTIR / S. ANSCÁRIO (OSCAR), BISPO DE HAMBURGO E BREMA, APÓSTOLO DA ESCANDINÁVIA / CELERINA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, e do meio das nações nos congregai, para ao vosso nome agradecer e para termos nossa glória em vos louvar! *(Cf. Sl 105, 47)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Reis 3, 4-13*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 4o rei Salomão foi a Gabaon para oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante. Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar.

5Em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas e eu te darei”.

6Salomão respondeu: “Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste esta grande benevolência, e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono.

7Portanto, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 

8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 

9Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” 

10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor.

11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 

12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti. 

13Mas dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e tanta glória como jamais haverá entre os reis, durante toda a tua vida.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Reis 3, 4-13*

*Reflexão - “A oração para obter sabedoria.”*

“Pede o que desejas e eu to darei”. Foi esta a promessa do Senhor a Salomão, depois que este foi sagrado rei de Israel! O jovem Salomão não tinha experiência, por isso, optou em pedir ao Senhor um coração compreensivo para governar o seu povo e saber discernir entre o bem e o mal. A oração de Salomão agradou a Deus porque ele reconheceu a Sua benevolência para com o seu pai Davi tendo-o feito rei de Israel e reconheceu a sua limitação e a sua dependência.  A oração de Salomão, assim, é o modelo de oração que devemos fazer a Deus para cumprir com a nossa missão em qualquer situação da nossa existência. Se fôssemos olhar para trás e relembrar o que temos pedido ao Senhor, com certeza entenderíamos o porquê de que muitas das nossas orações não tenham sido respondidas. Às vezes, nos detemos em pedir coisas, situações, oportunidades e ainda damos ao Senhor a receita de como queremos alcançar o nosso pedido. No entanto, precisamos apenas da sabedoria de Deus e a Sua graça para tudo o que formos empreender. Ele sabe dar a cada um de nós conforme o nosso coração necessita. Antes de tudo, nós necessitamos ter um coração sábio para compreender os nossos irmãos e irmãs, a fim de andarmos em sinceridade, justiça e retidão e, consequentemente o Senhor nos dará muito mais do que nós mesmo imaginamos.  Amparados por Deus e guiados pelo Espírito Santo conseguiremos também fazer ofertas agradáveis ao Senhor. – O que você tem pedido a Deus? – Você tem pedido coisas, situações de vida ou apenas um coração puro? - Como está o seu coração? Purificado ou sujo? - Quais são atualmente os seus sentimentos?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 118*

🗣 *Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Como um jovem poderá ter vida pura? Observando, ó Senhor, vossa palavra.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; os vossos mandamentos ensinai-me!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero os decretos que ditou a vossa boca.🗣

_ _ _ _ _ _

6️⃣ Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 118* 

*Reflexão* - “Os preceitos do Senhor estão gravados no nosso coração desde que fomos criados, por isso, em qualquer idade nós podemos nos apossar dos Seus ensinamentos. Não temos razão nem motivos para abandonar a Lei do Senhor, precisamos apenas conservar no nosso coração as Suas palavras que nos dão a garantia de uma vida pura e, em consequência, cheia de paz.”                      

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 30-34* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 

31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 

32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 

33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 

34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Você é para os outros!”*

“A identidade cristã consiste, mais do que tudo, em ser para os outros, assim como Cristo se fez tudo para nós. No Evangelho de hoje, Jesus, que quer dar a seus Apóstolos um pouco de descanso, vê a multidão que os segue e, compadecido daquelas ovelhas sem pastor, decide retomar o trabalho apostólico. São essas entranhas incansáveis de misericórdia que o Senhor quer que também nós, sejamos padres ou leigos, procuremos imitar. Jesus olha para nós, não com raiva e aborrecimento, mas sempre disposto a ser “incomodado” por nossas necessidades e pedidos. Assim devem ser nossas disposições para com o próximo. Não porque não tenhamos o direito de descansar, de recuperar as energias; mas porque até mesmo no descanso devemos descansar para os outros, para servir, para entregar-nos aos demais. Temos de assumir este que é o ponto central da nossa identidade de cristãos: se somos, pela graça, conformes à imagem do Filho, encarnado para ser tudo para todos, também nós devemos viver para os irmãos. Talvez nos cansemos, sim; talvez nos esgotemos, mas haverá sempre outro, o Cristo, para ajudar-nos a carregar essa cruz. Que Ele nos conceda, pois, a graça de vivermos de verdade a nossa vocação, a nossa identidade, a nossa missão mais importante e fundamental: ser sem reservas para os outros, como Cristo é tudo para todos nós. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...