sábado, 16 de julho de 2022

📆 *23 de Julho de 2022 (Sábado)*

 📆 *23 de Julho de 2022 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SÁBADO DA XVI SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. BRÍGIDA / Santo Apolinário / 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício, e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. *(Sl 53, 6. 8)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Jeremias 7, 1-11*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Profeta Jeremias. 

1Palavra comunicada a Jeremias, da parte do Senhor: 

2“Põe-te à porta da casa do Senhor e lá anuncia esta palavra, dizendo: Ouvi a palavra do Senhor, todos vós de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor. 

3Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Melhorai vossa conduta e vossas obras, que eu vos farei habitar neste lugar. 

4Não ponhais vossa confiança em palavras mentirosas, dizendo: ‘É o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’

5Mas, se melhorardes vossa conduta e vossas obras, se fizerdes valer a justiça, uns com os outros, 

6não cometerdes fraudes contra o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, e não andardes atrás de deuses estrangeiros, para vosso próprio mal, 

7então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde sempre e para sempre.

8Eis que confiais em palavras mentirosas, que para nada servem. 

9Como?! Roubar, matar, cometer adultério e perjúrio, queimar incenso a Baal, e andar atrás de deuses que nem sequer conheceis; 

10e depois, vindes à minha presença, nesta casa em que meu nome é invocado, e dizeis: ‘Nenhum mal nos foi infligido’, tendo embora cometido todas essas abominações. 

11Acaso, esta casa, em que meu nome é invocado, tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões? Eis que também eu vi”, diz o Senhor.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jeremias 7, 1-11*

 *Reflexão - “Mãos limpas e um coração puro.”*

“Por meio do profeta Jeremias, a palavra do Senhor vem hoje nos fazer refletir sobre a nossa condição de cristãos católicos que vamos ao templo para adorá-Lo, sem, no entanto, nos importar em examinar a nossa consciência para perceber qual tem sido o resultado das ações do nosso dia a dia. Não poucas vezes, nós, tranquilamente nos dirigimos para a casa do Senhor achando que nenhum mal nos foi infligido diante da nossa conduta e das nossas obras injustas e ficamos satisfeitos (as) em render louvores a Deus com a boca, enquanto no nosso coração há morte, roubo, adultério, palavras mentirosas e tudo isso de que fala o profeta. O próprio Deus nos revela que enquanto não melhorar nossa conduta e não fizermos valer a justiça uns com os outros, nós não conseguiremos habitar no lugar onde Ele está. Isto significa que o pecado nos afasta de Deus e, por isso, não conseguimos ter uma verdadeira intimidade com Ele, mesmo que todos os dias nós entremos no templo para adorá-Lo. A menos que façamos uma reflexão profunda de como está o nosso coração para perceber as “pequeninas más ações” que praticamos, as “astutas mentirinhas” que saem dos nossos lábios, assim como também os pensamentos malvados que exercitamos “sem nenhuma má intenção” , mas que guardamos em segredo, e coloquemo-nos diante do Senhor, arrependidos, com certeza não conseguiremos habitar com Ele na Sua Santidade. No entanto, o Senhor não quer a nossa morte, por isso, Ele nos manda os mensageiros e não descansa enquanto não atendermos às Suas sugestões. O mesmo acontece no santuário do nosso coração que é também morada de Deus, onde o Senhor nos espera para adorá-Lo. Antes de qualquer movimento, nós precisamos Lhe pedir que nos conceda mãos limpas e um coração puro, que Ele arranque a vaidade e nos ensine a amar a fim de que possamos desfrutar do fulgor da Sua presença dentro de nós e, assim, gozar da Sua intimidade. Sabemos que sempre seremos pecadores necessitados da misericórdia de Deus, no entanto, com a Sua graça, nós podemos nos vigiar para não cair nas “pequenas” TENTAÇÕES DO DIA A DIA. – Você examina o seu coração antes de ajoelhar-se para adorar o Senhor? – Em que essa palavra poderá ajudá-lo (a)? – Quais são os frutos de santidade que o ato de adorar a Deus lhe fizeram produzir? – Você também precisa mudar de conduta?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 83*

🗣 *Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, caminharão com um ardor sempre crescente.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 83*

 *Reflexão* - “O salmista retrata a saudade que a nossa alma sente do tempo em que vivia pertinho de Deus. Todos nós somos obras do Senhor e viemos de dentro do Seu coração, era lá que a nossa alma habitava. O pecado tomou conta do nosso ser e, por isso, a nossa alma desfalece de tristeza e anseia pelos átrios do Senhor. Enquanto vivermos aqui na terra esse sentimento nos acompanhará, pois aqui não encontramos abrigo, mas somente um vislumbre do que já vivemos. No entanto, a esperança permeia o nosso coração e, enquanto caminhamos aqui, podemos render louvores ao Senhor, pois o nosso futuro lar já nos foi garantido..”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 24-30*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! *(Tg 1, 21bc)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus.*

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 

25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.

27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 

28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 

29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 

30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“O que somos: joio ou trigo?”*

“Se Cristo é o Messias prometido por Deus e anunciado pelos profetas, como é possível que ainda haja tanto mal no mundo? Se a Igreja é realmente o Reino de Deus na terra, como entender que dentro dela existam tantos pecados? Pensavam os judeus que, com a vinda do Messias, teriam fim todas as consequências do pecado: os homens viveriam em paz, o reino de Israel triunfaria de uma vez para sempre de seus inimigos e já não existiria mais sofrimento na terra. Esta interpretação, que confunde em uma só a primeira e a segunda vinda de Cristo, foi uma das razões por que muitos israelitas se negaram a crer em Nosso Senhor: se Ele, com efeito, era mesmo o Messias, não poderia nunca ter sucumbido a seus perseguidores nem ser morto à vista de todos numa cruz. Nós porém, iluminados por melhor luz, sabemos que Jesus é de fato o Cristo anunciado pelos profetas, e que a sua primeira vinda não implica o fim definitivo dos males deste mundo, porque isto está reservado para o seu retorno glorioso no Fim dos Tempos, quando enfim virão à luz novos céus e nova terra. Enquanto isso, o que tem lugar na história é a chamada economia sacramental, ou seja, o tempo em que a Igreja milita na terra, pregando às inteligências o Evangelho e confortando as vontades com os sacramentos. E, por estar presente em um mundo onde impera o mal, também a Igreja de Cristo tem de lutar contra os poderes das trevas. Jesus mesmo o quis dar a entender por meio da parábola do trigo e do joio. O trigo simboliza o fruto de santidade e justiça que há no seu Reino, ao passo que o joio indica tudo o que o maligno, por suas mentiras e tentações, semeia entre os fiéis: pecados, heresias, cismas, escândalos, infidelidades, tudo o que, numa palavra, encobre e sufoca o trigo. Também Jesus precisou opor-se fortemente aos semeadores de cizânia, isto é, aos escribas fariseus, que no meio da pregação do Evangelho semeavam discórdia, desconfiança e calúnias, dizendo que o Senhor contrariava a Lei mosaica, transgredia o sábado, comia com pecadores e prostitutas, tinha parte com demônio e em nome dele expulsava os espíritos malignos, e desta forma arrancavam do coração dos israelitas a boa semente da fé que a tanto custo Jesus havia semeado [1]. Hoje, são muitos os que, dentro e fora da Igreja, desprezam a doutrina e disciplina evangélicas, servindo assim como semenetes podres na mão do homo inimicus, isto é, do diabo. Mas não tenhamos medo: assim como Cristo venceu o mundo por sua cruz gloriosa, assim também o podemos vencer todos os dias, se formos fiéis ao que o Senhor nos ensina e ordena, se nos servirmos dos meios que Ele deixou para sermos trigo bom, se continuarmos a pedir-lhe, incansáveis na esperança, que volte o quanto antes: “Vinde, Senhor Jesus!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...