segunda-feira, 30 de setembro de 2024

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

 📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. CALISTO I, PAPA E MÁRTIR /  FORTUNATA E EVARISTO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Se levardes em conta, Senhor, nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão. *(Cf. Sl 129, 3-4)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Nós vos pedimos, Senhor, que vossa graça nos preceda e acompanhe e nos torne atentos para perseverar na prática do bem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gálatas 4, 22-24. 26-27. 31-5, 1*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.  

Irmãos, 4, 22está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 

23Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 

24Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 

26Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 

27Pois está escrito: “Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida”. 

31Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 

5, 1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gálatas 4, 22-24. 26-27. 31-5, 1*

 *Reflexão - “É para a liberdade que Cristo nos libertou”*

“Tomando o exemplo dos dois filhos de Abraão, Isaac e Ismael, São Paulo nos mostra que poderemos viver a nossa vida sendo escravos ou sendo livres. Estas duas realidades podem fazer parte da nossa história de filhos de Deus. A questão é saber se estamos caminhando e vivendo segundo a promessa do Pai que é o Espírito Santo ou estamos rodopiando em volta, da nossa humanidade decaída, seguindo as nossas próprias concepções limitadas. Nós temos conhecimento de que Isaac, o filho de Sara é o filho da promessa que Deus fez a Abraão. Ismael, no entanto, foi concebido por uma decisão humana de Sara que, impaciente, fez com que Abraão tomasse a sua escrava Hagar como sua mulher. Portanto, precisamos nos conscientizar de que somos filhos da promessa e não filhos da escrava e, assim, mudar as nossas atitudes e os nossos pensamentos acolhendo a sugestão de São Paulo quando nos afirma: “é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão”. A escrava está dentro de nós mesmos (as) e representa as sugestões da nossa carne decaída que nos impele ao pecado e ao afastamento do amor de Deus. A Jerusalém Celeste é pátria do Espírito Santo e, também está dentro de nós. – Como você tem vivido? – De quem você tem recebido orientações? – Você se sente livre de si mesmo (a)? – Reflita sobre isto!” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 112*

🗣 *Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 112*

 *Reflexão* - “O salmo continua hoje nos afirmando que o Senhor não esquece da aliança que faz conosco, portanto, nos manda cantar e entoar cânticos para publicar todas as suas maravilhas. Manda-nos buscar a Face do Senhor! A Face do Senhor nós a encontramos quando contemplamos os Seus prodígios na nossa vida e acolhemos a Sua Palavra que nos direciona a viver o amor recíproco, o amor que Jesus Cristo nos ensinou.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 29-32*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! *(Cf. Sl 94, 8ab)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 

31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Os sinais de Deus bastam, mas não obrigam.”*

“Os milagres são um argumento certo da religião católica e um critério suficiente para aceitarmos a revelação divina. Mas, apesar de sua força intrínseca, nenhum milagre pode, sozinho, forçar-nos a crer, pois a fé é uma adesão pessoal a um Deus que nos criou livres e que livremente quer ser querido por nós. No Evangelho de hoje, queixa-se Jesus de sua geração, e o motivo por que dela se lamenta é também a razão por que nós, desgraçadamente, merecemos ouvir essas mesmas palavras: “Esta geração é uma geração perversa”, porque, como os judeus daquele tempo, também nós buscamos um sinal que nos dê o conforto de acreditar sem fé, de confiar sem confiança, de amar sem compromisso. Mas, se Jesus realizava tantos milagres, como lemos em todo o Evangelho, como podem os judeus vir pedir-lhe hoje que lhes dê um sinal? Não eram já suficientes os que tinham visto? E se eram tantos e tão evidentes, a ponto de muitos se converterem, por que muitos outros permaneciam incrédulos? Porque a fé, ainda que conte com a garantia de milagres numerosos, exige por sua própria definição que o homem dê a Deus um voto de confiança e se lhe entregue livremente, e é por isso que milagre algum, por melhor argumento que seja, pode forçar a inteligência humana a assentir à revelação divina: Deus nos fez livres e é livremente que Ele quer ser querido e amado por nós. Além disso, sequer faria sentido exigir um sinal que nos eximisse da responsabilidade de crer, pois — como o nome mesmo o indica — todo sinal aponta para algo distinto de si e é, por consequência, apenas uma garantia, embora seguríssima, de uma verdade que ainda não vimos, de um bem que ainda não recebemos. E se é um absurdo pedir um sinal que seja o mesmo que o sinalizado por ele, que loucura e arrogância será pedir a Deus um milagre que, para fazer crer, torne supérflua a própria fé? Que Ele, iluminando-nos a inteligência, nos faça ver que estão à nossa disposição “muitos admiráveis e luminosos argumentos pelos quais a razão humana deve estar perfeitamente convencida de que a religião de Cristo é divina e de que cada princípio dos nossos dogmas tomou raiz do alto, do Senhor dos céus, e que portanto não existe nada de mais certo, de mais seguro, de mais santo que a nossa fé, que se funde sobre mais firmes princípios”; mas nos dê também a graça, movendo-nos a vontade, de abraçarmos essa mesma fé católica e apostólica, “tendo por certo que tudo quanto ela nos propõe para crer e fazer foi transmitido por Deus” (Pio IX, Encíclica “Qui pluribus”, DH 2779-2780), que não se engana nem engana a ninguém.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...