segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 27 de Agosto de 2024 (3a Feira)

 📆 27 de Agosto de 2024 (3a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

TERÇA-FEIRA, SANTA MÔNICA, MEMÓRIA (Branco, Prefácio Comum ou dos Santos) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 SANTOS DO DIA. 

S. Mônica, mãe de S. Agostinho, bispo

_ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

A mulher que teme o Senhor será louvada, seus filhos a proclamaram feliz, seu marido lhe fez elogios. (Cf. Pf 31, 30.28)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, consolador dos aflitos, que acolhestes, em vossa misericórdia, às lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, concedei-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e encontrar a graça do vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - 2Ts 2,1-3a.14-17 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. 


No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2 não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo. 3a Que ninguém vos engane de modo algum. 14 Deus vos chamou para que, por meio do nosso evangelho, alcanceis a glória de nosso senhor Jesus Cristo. 15 Assim, portanto, irmãos, ficai firmes e conservai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta. 16 Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, 17 animem os vossos corações e vos confirmem em toda a boa ação e palavra.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2Ts 2,1-3a.14-17 


Reflexão - “firmes, nas promessas do Pai”


Nesta carta São Paulo nos motiva a conservar viva a esperança nas promessas de Deus sem nos importarmos com boatos e rumores espalhados por pessoas que têm o objetivo de tentar nos impressionar com histórias imaginárias. Ele nos exorta a permanecer firmados na Palavra de Deus e nas tradições que nos são ensinadas por fontes seguras. A Palavra nos assegura que Jesus virá uma segunda vez e estabelecerá um novo céu e uma nova terra, aqui.  Diz também, que Ele virá um dia, separar os bons dos maus, no entanto, isto não é motivo para que tenhamos medo, muito pelo contrário, devemos perseverar na vivência do Evangelho a fim de alcançarmos a glória que o Pai promete a todos os que têm Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Além disso, devemos procurar seguir os conselhos de São Paulo quando nos diz: “animem vossos corações e vos confirmem em toda boa ação e palavra.” Enquanto aqui estivermos, todos somos convocados a viver em união com o Pai e o Seu Filho Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo, usufruindo da graça do Seu Amor que nos sustenta, nos consola, nos edifica e nos leva a toda boa ação. – Você tem mantido a sua fé na vinda de Jesus Cristo conforme a Sua promessa? – Isto o (a) assusta ou enche de alegria? – Você se impressiona com as histórias que “inventam” falando sobre fim do mundo e outras crendices? – Você tem aproveitado bem o seu tempo aqui na terra em palavras e boas ações? – Pense nisto!

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 95(96) 

🗣 O Senhor vem julgar nossa terra.

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça. 🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem 🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ E exultem as florestas e as matas na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 95(96) 


Reflexão - “O salmista nos motiva a esperar com serenidade e alegria o julgamento do Senhor. Quando isto ocorrer que o céu se rejubile e a terra toda exulte, pois Deus na sua justiça e misericórdia virá nos libertar. Confiando nisto nós precisamos manter a esperança de que um dia o Senhor governará o mundo e tudo acontecerá conforme a Sua vontade. Sejamos, portanto, fiéis e cheios de confiança. O Senhor não nos decepcionará.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 23, 23-26

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração. (Hb 4, 12)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus. 


Naquele tempo, disse Jesus: 23 "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. 24 Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25 Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26 Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo".


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 “Memória de Santa Mônica”


É com grande alegria que celebramos hoje a memória de S. Mônica. A vida desta piedosa mãe, modelo de esposa católica, permite-nos recordar com que providencial sabedoria Deus se serve das criaturas para produzir os efeitos que deseja. No caso de S. Mônica, foram as orações, lágrimas e penitências de um amor, não só materno, mas sobretudo cristão, infundido como dom divino infinitamente superior às forças e capacidades humanas, que o Senhor quis utilizar para dar à Igreja um bispo e Doutor da estatura de Agostinho. Dos 56 anos a que se resume sua curta vida, Mônica passou 32 deles rezando e chorando pela conversão do filho, entregue por toda a juventude a uma vida de dissipações e graves pecados. Ao fim, Agostinho converteu-se, pois como haveria de perder-se, no dizer de S. Ambrósio, o filho de tão copiosas lágrimas? O Senhor bem poderia, é verdade, ter convertido Agostinho após a primeira oração da mãe; mas, se o tivesse feito, teríamos talvez um santo Agostinho, mas não uma santa Mônica, trabalhada e burilada na paciência, na perseverança, no sofrimento, na constância, na confiança no poder da graça divina, que nos dá inclusive o podermos merecer diante de Deus a conversão dos pobres pecadores. Porque Ele quer, sim, dar-nos os seus dons, mas quer também que lhos peçamos, que preparemos o nosso coração para receber, pelos meios já determinados, o que Ele espera conceder-nos. O Senhor queria, pois, fazer de Agostinho um grande santo, mas não sem lhe santificar também a mãe, educada pouco a pouco na escola da santa paciência. Que os dois, mãe e filho, intercedam hoje por nós e nos ensinem, por seu exemplo, a fazer bom uso da graça que recebemos, multiplicada em obras meritórias e incandescentes de amor divino.


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Blog: https://https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...