segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 28 de Agosto de 2024 (4a Feira)

 📆 28 de Agosto de 2024 (4a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

QUARTA-FEIRA, SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA (Branco, Prefácio Comum, dos Pastores ou dos doutores da Igreja) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 SANTOS DO DIA. 

S. Agostinho, bispo de Hipona e doutor da Igreja

S. Hermes, mártir, na via Salária Antiga

_ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória. (Cf. Eclo 15, 5)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Senhor, nós vos pedimos, renovar em vossa Igreja o espírito com o qual dotastes o bispo Santo Agostinho; repletos do mesmo espírito, só de vos tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - 2Ts 3,6-10.16-18 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. 


Nós vos ordenamos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmão que se comporta de maneira desordenada e contrária à tradição que de nós receberam. 7 Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. 8 De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. 9 Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. 10 Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: "Quem não quer trabalhar, também não deve comer". 16 Que o Senhor da paz, ele próprio, vos dê a paz, sempre e em toda a parte. O Senhor esteja com todos vós. 17 Esta saudação é de meu próprio punho, de Paulo. Assim é que assino todas as minhas cartas; é a minha letra. 18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2Ts 3,6-10.16-18 


Reflexão - “discernir as nossas ações de caridade”


Zeloso pelas comunidades onde pregava a Palavra de Jesus São Paulo as instruía para a vida e lhes abria os olhos para tudo o que pudesse afastá-los de uma existência humana digna. Assim, ele  pregava que Jesus viera ao mundo para nos ensinar a amar os irmãos e compreendê-los, no entanto, também nos instruiu que amar o irmão não significa imitá-lo nos erros. Sabemos que um bom ou mau exemplo arrasta multidões e na medida em que nos envolvemos com as pessoas, elas podem ter influência boa ou má na nossa vida. Por outro lado S. Paulo deixa bem claro que se não fizermos o esforço não iremos receber nada caído do céu, pois a ociosidade se constitui um pecado grave e também um contra testemunho para quem se diz seguidor de Jesus Cristo. Assim, então ele afirmava: “Quem não quer trabalhar também não deve comer”.  Que isto nos sirva de critério também para que possamos discernir as nossas ações de caridade para com as pessoas que em muitas ocasiões nos tentam explorar.  Às vezes, nós terminamos até por acostumá-las mal, quando sem nenhum discernimento damos o peixe ao invés de ensiná-las a pescar. O que precisamos dar sempre é a paz que provém do nosso coração apascentado com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.  - Será que nós estamos promovendo o bem ou estamos contribuindo para o mal? – Qual é a diferença entre fazer caridade e alimentar ociosidade? – Você luta pelas coisas que você deseja possuir? – Você acha que para seguir a Jesus Cristo nós precisamos trabalhar?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 127(128) 

🗣 Felizes todos que respeitam o Senhor!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! 🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 127(128) 


Reflexão - “O homem que teme o Senhor e trilha os seus caminhos terá fartura em abundância porque terá oportunidade de trabalhar, por isso será feliz e tudo irá bem. A bênção do Senhor se derrama sobre todos aqueles que vivem uma vida fecunda produzindo frutos espirituais e também materiais. Viver do trabalho das nossas mãos é uma grande bênção de Deus, por isso, devemos ter um coração agradecido e sereno.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 23, 27-32

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 O amor de Deus se realiza em todo aquele, que guarda sua palavra fielmente. (1Jo 2, 5)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus. 


Naquele tempo, disse Jesus: 27 "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28 Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29 Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30 e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'. 31 Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32 Completai, pois, a medida de vossos pais!"


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 “Podemos corrigir o próximo em público?”


No Evangelho de hoje, Jesus, Deus de amor, cheio de bondade e caridade, enfrenta os fariseus chamando-os de hipócritas. Jesus repete: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!”

São palavras duras, das mais duras que Jesus dirigiu a alguém no Evangelho. Isso deve nos deixar talvez um pouco espantados. Afinal, Jesus é manso e humilde de coração.

Como a mansidão, a bondade, a caridade infinita podem entrar em sintonia com palavras tão duras e tão pungentes? O que acontece é que exatamente este Coração cheio de caridade não pode ficar em silêncio. Jesus “sabe o que há no coração do homem”, frase tirada do evangelho de São João. Não era necessário que alguém lhe ensinasse isso. Ele sabia o que estava no coração do homem.

Ora, quando alguém cheio de amor repreende uma pessoa — ainda mais Jesus, que sabia perfeitamente o que havia no coração das pessoas —, temos de entender que existem duas caridades: uma para com o pecador, para que ele se envergonhe. Jesus está tirando as máscaras dos doutores da Lei e dos fariseus hipócritas (‘ὑποκριτής’ quer dizer ‘personagem’), personagens justos e cheios de piedade por fora, mas podres por dentro. Jesus, desmascarando-os e fazendo-os passar vergonha, está sendo caridoso para que eles se convertam e se salvem.

Essa é a primeira caridade, a caridade para com o pecador, na esperança de que ele mude. Isso não quer dizer que nós temos a obrigação de corrigir todos os pecadores, o tempo todo e por qualquer coisa. Não é isso. Jesus sabe perfeitamente, por ver os corações, o que pode alcançar com essa repreensão. Nós também o devemos imitar e, oportunamente, repreender outras pessoas, mas é necessário discernimento e prudência.

A segunda caridade de Jesus ao repreender tão duramente os doutores da Lei e os fariseus é para com os circunstantes, porque existem situações em que, é verdade, eu não vou converter aquela pessoa. Jesus, que vê os corações, podia ver e, infelizmente, parece ter visto de fato que alguns daqueles fariseus e doutores da Lei não iriam se converter; mas os repreendeu mesmo assim, por amor às pessoas que o estavam ouvindo, e por amor a nós, que ouviríamos ao longo dos séculos estas palavras que ecoam e pedem conversão.

Jesus diz tais palavras para que, verdadeiramente, nada fique perdido, ou seja, para que os que não se converteram sejam ocasião de conversão para os que ouviram.

Enxerguemos no Evangelho de hoje que existe uma dupla caridade no corrigir e repreender: a caridade para com o pecador, para que se emende, e uma caridade — por assim dizer, mais “social” — para com os outros, para que não haja escândalo, para que outros também se convertam, para que seja restaurada a justiça das coisas.

Em tudo isso muita prudência. É necessário discernimento porque, afinal, se somos pescadores de homens, nos é necessário saber quando ou não agir, a fim de não perdermos as almas.


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Blog: https://https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...