segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 26 de Agosto de 2024 (2a Feira)

 📆 26 de Agosto de 2024 (2a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEGUNDA-FEIRA DA XXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Vermelho, Glória, Prefácio dos Apóstolos – Ofício da Festa) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 SANTOS DO DIA. 

BEATO JOÃO PAULO I / S. ZEFERINO, PAPA / S. MAXIMILIANO MÁRTIR, NA VIA SALÁRIA ANTIGA / S. ALEXANDRE, MÁRTIR DE BÉRGAMO/ JOANA ISABEL E ISABEL RICHIER.

_ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Inclinai, Senhor, vosso ouvido para mim e escutai-me. Salvai, vosso servo que confia em vós, meu Deus. Tende compaixão de mim, Senhor, pois clamei por vós o dia inteiro. (Cf. Sl 85, 1-3)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num único desejo, concedei ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que na instabilidade deste mundo nossos corações estejam ancorados lá onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - 2 Tessalonicenses 1, 1-5. 11b-12 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. 

1Paulo, Silvano e Timóteo,à Igreja dos tessalonicenses reunida em Deus nosso Paie no Senhor Jesus Cristo:2a vós, graça e paz da parte de Deus Paie do Senhor Jesus Cristo.3Devemos agradecer sempre por vós, irmãos,com toda justiça,porque progredis sempre mais na fée porque aumenta a caridadeque tendes uns para com os outros.4Assim, nos gloriamos nas igrejas de Deuspor causa da vossa perseverança e da vossa féem todas as perseguições e sofrimentos que suportais.5Estes constituem um sinal do justo juízo de Deus,pois servem para serdes julgados dignos do reino de Deus,pelo qual também estais sofrendo.11bQue o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação.Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejaise torne ativa a vossa fé.12bAssim o nome de nosso Senhor Jesus Cristoserá glorificado em vós, e vós nele,em virtude da graça do nosso Deuse do Senhor Jesus Cristo.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - 2 Tessalonicenses 1, 1-5. 11b-12 

Reflexão - “A vivência do amor de Deus é pré-requisito para que estejamos inseridos no Seu reino.”.



São Paulo se congratula com a Igreja dos Tessalonicenses pela perseverança na fé e na caridade à vocação a que foram chamados. A nossa fidelidade ao chamado de Deus também nos fará participantes da glória de Deus pela graça de Jesus Cristo.Todos nós que, embora passando por sofrimentos e tribulações, continuamos firmes no serviço do Senhor, estamos sendo dignos da nossa vocação. A fé e a perseverança são um sinal do justo juízo de Deus para nós. Progredimos na fé na medida em que perseveramos no amor de Deus para com os nossos irmãos. Uma fé ativa se manifesta por meio de uma caridade atuante e não apenas de palavras e conselhos. O nome do Senhor Jesus é glorificado em nós em virtude da graça de Deus que atua na nossa vida e nos dá condições para vivermos desde já, uma vida santa. Somos julgados dignos do reino de Deus na medida em que permanecemos no Seu amor, por isso, a vivência do amor de Deus é pré-requisito para que estejamos inseridos no Seu reino. – Você tem sido fiel à sua vocação? – Você já descobriu a sua vocação dentro do reino de Deus? – A que estado de vida você se sente chamado? –Você sabia que, em qualquer estado de vida poderá servir ao Senhor, dentro de uma vocação?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 95 

🗣 Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 95 

Reflexão - “Dê sua resposta ao Senhor hoje, orando com este Salmo, assumindo o seu chamado de filho (a) de Deus. Cante ao Senhor um canto novo e bendiga o seu santo nome, pois Ele é digno de louvor e de adoração. Louve-O porquê foi Ele quem fez o céu e a terra e nela colocou tudo de que você precisa para ser pleno de graça e de santidade.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 23, 13-22

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10, 27)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus. 

Naquele tempo, disse Jesus:13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!Vós fechais o Reino dos Céus aos homens.Vós porém não entrais,nem deixais entrar aqueles que o desejam.[14]15 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém,e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno,duas vezes pior do que vós.16 Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ʽSe alguém jura pelo Templo, não vale;mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!ʼ17Insensatos e cegos!O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?18Vós dizeis também:ʽSe alguém jura pelo altar, não vale;mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!ʼ19Cegos! O que vale mais:a oferta, ou o altar que santifica a oferta?20Com efeito, quem jura pelo altar,jura por ele e por tudo o que está sobre ele.21E quem jura pelo Templo,jura por ele e por Deus que habita no Templo.22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.

 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “Orgulho e hipocrisia.”

“No Evangelho de hoje, entrecortado de lamentações pela dureza dos fariseus e mestres da Lei: “Ai de vós”, o Senhor nos adverte contra duas coisas: a) a primeira é o pecado em que, de modo principal, incorreram esses homens; b) a segunda é um dos vícios que deste pecado decorrem por sua própria natureza.



a) Pois bem, o pecado em que caíram os fariseus, valendo-lhe as duras palavras de Jesus, é a soberba, um desejo desordenado da própria excelência. Ora, a soberba, fundada em uma distorcida apreciação quer dos próprios méritos, quer dos defeitos alheios, costuma manifestar-se de quatro maneiras: 1.ª) quando pensamos ser nós, e não Deus, a fonte dos bens que possuímos: “Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?” (1Cor 4, 7); 2.ª) quando, mesmo reconhecendo que tudo vem de Deus, pensamos tê-lo conseguido unicamente por mérito nosso: “É gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus” (Ef 2, 8); 3.ª) quando julgamos ter o que não temos ou num grau muito superior àquele em que o temos: “Dizes: ‘Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito’, e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu” (Ap 3, 17); 4.ª) quando desprezamos os outros, mas queremos ser tidos em alta conta: “Todo o que se exaltar será humilhado” (Lc 18, 14). É verdade que, geralmente, não somos culpados de soberba completa, como se nos colocáramos realmente acima de Deus — o que seria um pecado gravíssimo —, mas não é menos certo que, graças à nossa inclinação ao mal, cometemos com muitíssima frequência atos de soberba incompleta, que, embora não passem, em regra, de culpa venial, não deixam de ser um verdadeiro pecado, e um dos mais perigosos, por ir enraizando em nós uma tendência vinda de berço que, se não for combatida, pode tornar-se causa certa de condenação.



b) Da soberba, por sua vez, nasce o vício da hipocrisia, que consiste em querer manifestar a própria excelência mascarando-a com aparências de virtude. Eis por que Jesus repreende os fariseus nestes termos: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão” (Mt 23, 17). Por carecer de uma reta apreciação de si mesmo, o soberbo não vê com justa medida nem as próprias qualidades nem pode aceitar as dos outros, que lhe parecem um acinte à sua própria grandeza. Por isso, tem necessidade de rebaixar os demais exibindo-se como superior a todos. E este vício tão pernicioso, que começa às vezes com a dissimulação de um pequeno defeito, pode crescer a tal ponto que o homem acabe perdendo a própria personalidade, encoberta sob as máscaras de uma personagem que talvez engane o mundo, mas não pode enganar a Deus: “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes” (Tg 4, 6). 

Contra tão má raiz e tão podre fruto, peçamos a Deus que nos conceda a graça de nos conhecermos à luz da sua verdade. Tenhamos sempre diante dos olhos os pecados da nossa vida passada, antes de nos convertermos; consideremos francamente o variadíssimo gênero de defeitos que possuímos; reconheçamos que todos os dotes de que nos poderíamos orgulhar não são senão dons de Deus, a serem postos ao serviço dele. Tampouco nos esqueçamos de contemplar frequentemente a humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, “sendo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2, 6-8). E, enfim, como bons discípulos, ponhamos em prática o que nos ensina o Mestre: “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11, 29)..

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Blog: https://https://padrepauloricardo.org)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...