segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 19 de Julho de 2024 (6a Feira)

 📆 19 de Julho de 2024 (6a Feira)

_ _ _ _ _ _

Sexta-feira da XV semana do Tempo Comum (Verde, Prefácio Comum)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

S. SÍMACO, PAPA

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

Contemplarei, justificado, a vossa face; e ficarei saciado quando manifestar vossa glória (Cf. Sl 16, 15)


_____

☀ Oração da Coleta

Ó Deus, que mostrais a luz da vossa verdade aos que erram, para retornarem ao bom caminho, daí aos que professam a fé, rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno deste nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - Is 38, 1-6.21-22.7-8

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do livro do Profeta Isaías. 


Naqueles dias, 1 Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: "Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás". 2 Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3 "Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos". Ezequias prorrompeu num grande choro. 4 A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: 5 "Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: 'Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, 6 vou libertar-te das mãos do rei da Assíria, junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção'". 21 Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom. 22 Perguntou Ezequias: "E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?" 7 "Este é o sinal que terás do Senhor, de que ele cumprirá a promessa que fez: 8 Eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz". De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ela tinha descido.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Is 38, 1-6.21-22.7-8

 Reflexão - “Será que Deus volta atrás nos seus projetos? ”


O projeto de Deus é a salvação do homem. Por isso, Ele não desiste de nos alertar e nos fazer enxergar as nossas transgressões a fim de que possamos nos arrepender e voltar a viver segundo os Seus preceitos.  Quando vivemos no pecado a morte nos espreita. Todo o empenho de Deus é para a nossa salvação. Assim como Ele advertiu ao rei Ezequias de sua “morte” eminente, Ele também nos adverte hoje: “Arruma as coisas da tua casa, pois vai morrer e não viverás”.   A casa desarrumada significa a nossa vida desastrada, fora da graça de Deus. A morte é o eterno afastamento do homem de Deus. Porém, Deus é justo e está atento à oração daqueles que confiam na sua misericórdia. Ele age conforme a verdade do nosso coração. Um coração arrependido e humilhado, a cada dia, tem a aprovação do Senhor.  E, a todos nós que, reconhecendo a nossa iniquidade imploramos por Sua misericórdia, Ele dá nova oportunidade e faz até com que pare o relógio do tempo, como sinal da nossa conversão. Não importa o que nós já vivenciamos nem os pecados que já cometemos e, muito mais, o que ainda faremos e seremos. O que passou, já passou Deus não lembra mais. O dia de hoje é o momento adequado e propício para arrumarmos a nossa casa e colocarmos em prática o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra . - Como está a sua casa, isto é a sua vida, seu coração? – Ele precisa de arrumação? – O que você está esperando para mudar de vida? – As suas ações têm sido coerentes com o seu nome de cristão(a)?

 

_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - Is 38,10.11.12.16 (R. cf. 17b)

🗣 Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Eu dizia: "É necessário que eu me vá no apogeu de minha vida e de meus dias; para a mansão triste dos mortos descerei, sem viver o que me resta dos meus anos". 🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu dizia: "Não verei o Senhor Deus sobre a terra dos viventes nunca mais; nunca mais verei um homem neste mundo!" 🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Minha morada foi à força arrebatada, desarmada como a tenda de um pastor. Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, mas agora foi cortada a sua trama. 🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Ó Senhor, meu coração em vós espera; por vós há de viver o meu espírito. curai-me e conservai a minha vida. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - Is 38,10.11.12.16 (R. cf. 17b)


 Reflexão - “Precisamos sempre ter consciência de que a vida é breve e o tempo presente nunca mais voltará. Dia a dia estamos tecendo a nossa vida na certeza de que caminhamos para Deus e só Nele encontraremos a vida plena. Portanto, com o salmista   podemos também pedir hoje ao Senhor pela nossa vida: "Ó Senhor, meu coração em vós espera; por vós há de viver o meu espírito, curai-me e conservai a minha vida”.


_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 12, 1-8

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


1 Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2 Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: "Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!" 3 Jesus respondeu-lhes: "Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4 Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5 Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6 Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7 Se tivésseis compreendido o que significa: 'Quero a misericórdia e não o sacrifício', não teríeis condenado os inocentes. 8 De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado".

 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 “Qual o sentido do preceito dominical?”


No Evangelho de hoje, Jesus entra em conflito com os judeus a respeito do sábado. Os discípulos colhem espigas, um direito dos órfãos e das viúvas, mas fazem isso em dia de sábado, então Jesus recorda um princípio maior do que o sábado, o amor e a caridade: “Eu quero misericórdia, e não sacrifício”.

Reflitamos um pouco sobre a realidade do sábado. Por que existe o preceito de guardar o sábado? Esse, na verdade, é um preceito do Antigo Testamento.

Os judeus deviam cessar todos os trabalhos no dia de sábado como uma espécie de “grande festival” ou “festa solene” para meditar a respeito dos benefícios de Deus na criação; portanto, o grande mistério que levava a guardar o sábado era a criação.

Nós cristãos, agora no Novo Testamento, sabemos que de nada adiantaria termos nascido ou sido criados, se não tivéssemos sido redimidos. É isso o que a Igreja canta em cada Sábado Santo, na Missa em que nós celebramos a Ressurreição de Jesus.

Pois bem, é exatamente por causa da redenção que nós passamos a celebrar todo domingo a Ressurreição de Jesus, substituindo portanto a observância do sábado pela do domingo. Isso é unanimidade entre os cristãos, exceto, é claro, os adventistas do sétimo dia, que, não somente nisto, mas em várias outras coisas se mantêm apegados a preceitos do Antigo Testamento.

O fato é que o domingo é o dia que nós celebramos. Mas qual é a finalidade de cessar o trabalho num dia específico da semana? A finalidade não é uma observância vazia de uma lei, mas o fato de nós estarmos dispostos a dedicar mais tempo a Deus para amá-lo. Ora, se a razão de ser da observância do sábado é o amor, então se compreende que ninguém rompe a observância do sábado ou do domingo ao amar e fazer o bem aos outros.

No Evangelho, vemos pessoas que estavam passando fome e que, se não fizessem aquela colheita, não teriam o que comer. “Misericórdia eu quero, e não sacrifício. Jesus, então, põe o dedo na chaga, isto é, no fato de que todo sistema de leis, de cultos e de observâncias do Antigo Testamento que Deus mesmo tinha criado e decretado para nossa salvação, a fim de nos ensinar o caminho do amor, havia sido transformado pelos judeus em observância vazia: “Esse povo me louva com os lábios, e não com o coração”.

Daí a necessidade de nós realmente sabermos que precisamos prestar culto a Deus em espírito e em verdade. O que quer dizer essa expressão, usada por Jesus em seu encontro com a samaritana no evangelho de São João? Prestar o culto a Deus em espírito e em verdade quer dizer que, se não recebermos o Espírito Santo, que vem gerar em nós a verdade, que é o próprio Cristo, não teremos um coração capaz de amar a Deus e de prestar a Ele o culto devido. Então, é necessária essa transformação.

Que o Espírito Santo venha e gere em nós o Filho, então iremos amar a Deus como Ele merece ser amado. Somente Jesus é capaz de realizar isso. Digamos, como Santa Teresinha disse em sua famosa oblação ao Amor Misericordioso: “Sede vós, Senhor, a minha santidade”.

Que Ele venha gerar em nós um coração observante dos preceitos do amor. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...