segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 18 de Julho de 2024 (5a Feira)

 📆 18 de Julho de 2024 (5a Feira)

_ _ _ _ _ _

Quinta-feira da XV semana do Tempo Comum (Verde, Prefácio Comum)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

S. EMILIANO, MÁRTIR NA MÉSIA (BULGÁRIA) / S. BRUNO DE SEGNI, BISPO / SÃO FREDERICO DE UTRECHT

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

Contemplarei, justificado, a vossa face; e ficarei saciado quando manifestar vossa glória (Cf. Sl 16, 15)


_____

☀ Oração da Coleta

Ó Deus, que mostrais a luz da vossa verdade aos que erram, para retornarem ao bom caminho, daí aos que professam a fé, rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno deste nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - Is 26, 7-9.12.16-19

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do livro do Profeta Isaías. 


O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 8 Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. 9 Quando vem a noite anseia por ti a minh'alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos. 12 Senhor, hás de dar-nos a paz, como nos deste a mão em nossos trabalhos. 16 Senhor, eles a ti recorreram na angústia; exageraram na superstição, e veio-lhes o teu castigo. 17 Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto geme e chora em suas dores, assim nós, Senhor, em tua presença. 18 Concebemos e sofremos dores de parto, e o que geramos foi vento. Não demos à terra frutos de salvação, não fizemos nascer habitantes para o mundo. 19 Reviverão os teus mortos e se levantarão também os meus mortos. Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, e a terra trará à luz os falecidos.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Is 26, 7-9.12.16-19

 Reflexão - “o homem justo anseia que a justiça de Deus brilhe na terra”


Ser justo é viver segundo o juízo de Deus corroborando para que o Seu projeto se realize, mesmo diante das lutas e aflições e dos desafios inerentes ao nosso ser pecador. Por isso, todas as pessoas que buscam a justiça, isto é, a santidade, são motivadas a cumprir a vontade de Deus e ansiar pela Sua Lei, de dia e de noite. O homem justo anseia que a justiça de Deus brilhe na terra para que o mundo seja elevado. Os juízos do Senhor brilham na terra, justamente, pela manifestação dos homens justos que dão ao mundo testemunho do Seu amor. O nosso viver segundo a vontade de Deus nos abre um caminho reto que além de tudo, ainda é aplainado por Ele. A decorrência da nossa justiça são a paz e a felicidade tão almejadas por todos nós. Apesar dos erros e dos desvios, o homem tem sempre a chance de arrepender-se e voltar para o caminho do Senhor fazendo nascer habitantes para o mundo. Nestes tempos o Senhor nos tira do pó e nos mostra um caminho novo a seguir. Somos os agentes deste novo tempo. Tempo de dar a terra, frutos de salvação que consistem nas nossas ações coerentes com o chamado de Deus. Temos, portanto, um objetivo a perseguir: atrair para Deus as almas perdidas fazendo brilhar no mundo a justiça, que é paz e amor. Quando os povos descobrirem que o Senhor tem a medida certa para tudo de quanto precisam, os homens possuirão a terra. – Você deseja que o mundo melhore? – Qual tem sido a sua participação para que isto aconteça? – Você tem vivido segundo os juízos de Deus? – Onde você descobre esses juízos para poder vive-los? – Você tem consciência de que Deus o (a) olha do alto dos céus?

 

_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - Sl 101(102)

🗣 O Senhor olhou a terra do alto céu.

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Mas vós, Senhor, permaneceis eternamente, de geração em geração sereis lembrado! Levantai-vos, tende pena de Sião, já é tempo de mostrar misericórdia! Pois vossos servos têm amor aos seus escombros e sentem compaixão de sua ruína. 🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece. 🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - Sl 101(102)


 Reflexão - “A nossa alma anseia dia e noite pelos mistérios de Deus para si. O Senhor não tirou férias e está atento, nos olha do alto céu com olhos de amor. Às vezes pensamos que Ele nos esqueceu, porém, a verdade é que o Senhor, vê, escuta e providencia o que precisamos no momento preciso. O Seu intuito é o de nos restaurar e nos reconstruir segundo os Seus desígnios, por isso, mesmo que não percebamos, Ele não despreza as nossas preces. Esperemos, portanto, com paciência o livramento do Senhor.


_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 11, 28-30

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 “Como suportar os fardos da vida.”


O Evangelho de hoje é conhecido como “o grito do redentor”. Jesus, depois de ter enviado os Apóstolos em missão, os recebe de volta e louva a Deus por tudo o que aconteceu: “Eu vos louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra”.

Hoje, Jesus abre os braços, como na estátua do Cristo Redentor, na Baía da Guanabara, e diz: “Vinde a mim todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”; em seguida: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou humilde e manso de coração”; e por fim: “O meu jugo é leve e o meu fardo, suave”. 

Alguns pontos de reflexão. Primeiro, Jesus reconhece que a humanidade vive esmagada sob um fardo pesado. É o fardo do egoísmo. O Senhor então abre os braços e convida: “Vinde a mim vós todos, que estais cansados”, isto é, esmagados debaixo do fardo do pecado, que realmente nos destrói.

Quando pecamos, demonstramos que somos os nossos maiores inimigos. Não nos amamos, mas Deus é nosso amigo. E o verdadeiro amigo da humanidade vem como bom samaritano em socorro dos homens, que estão largados à beira do caminho.

Mas como, concretamente, Ele nos assiste? Dando-nos outro fardo: “O meu fardo é leve e o meu jugo é suave”. É o fardo da caridade. Se você está cansado, se a vida lhe parece pesada, saiba: jogue fora este fardo, tome sobre si um outro fardo, o fardo da caridade, e a vida se lhe fará leve.

Para isso, precisamos de duas virtudes: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Primeiro, ter uma grande humildade diante de Deus: “Senhor, vós sois Deus, eu não sou nada; vós me amais, mas eu não consigo vos amar; vós quereis me dar a graça de amar, mas eu não consigo. Olhai para a minha miséria”, à semelhança do publicano que, baixando os olhos, se punha diante de Deus batendo no peito. Eis a primeira atitude que aprendemos de Jesus, que, embora fosse Deus, se humilhou até o fim

Em segundo lugar, mansidão para com os homens, pois muitas vezes somos tolerantes com nós mesmos, mas absolutamente intolerantes e impacientes com os outros, tendo uma capacidade de crítica absolutamente rígida. Lembre-se sempre que você vive da misericórdia; ora, se você vive de misericórdia, por que não irá tratar os outros também com misericórdia?

O amor a Deus começa pela humildade, e o amor ao irmão começa pela mansidão. Vivemos agora sob a lei da caridade: é o novo “fardo”, leve e suave, que Jesus coloca em nossos ombros. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...