segunda-feira, 8 de julho de 2024

📆 *15 de Julho de 2024 (2a Feira)*

  📆 *15 de Julho de 2024 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO BOAVENTURA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. BOAVENTURA DE BAGNOREGIO, CARDEAL, BISPO DE ALBANO E DOUTOR DA IGREJA, FRANCISCANO / S. POMPÍLIO M. PIROTTI, ESCOLÁPIO / JUSTA, ROSÁLIA E CHARBEL.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória. *(Cf. Eclo 15, 5)*

☀ *Oração da Coleta*

Deus todo-poderoso, concedei que, na celebração da memória do bispo São Boaventura, aproveitemos a riqueza dos seus ensinamentos e imitemos sempre sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 1, 10-17*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 

11Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? — diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes, não me agrado.

12Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios? 

13Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto lua nova, sábado, convocação de assembleia: iniquidade com reunião solene! 

14Vossas luas novas e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las.

15Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: Vossas mãos estão cheias de sangue! 

16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 

17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 1, 10-17*

 *Reflexão - “Deus olha para o coração.”*

“Muitas vezes o Senhor abomina as nossas práticas e o nosso sacrifício porque eles denotam falsidade.  A leitura de hoje, então, nos alerta para o significado das nossas ações e quais os frutos que estamos produzindo por meio dos nossos feitos. A beleza dos nossos gestos reside na autenticidade com que os praticamos e quando há coerência entre o interior e o exterior. A oferta que fizermos ao Senhor só terá acolhida se o nosso coração acompanhar o nosso gesto. Mas do que a palavra ou a ação Deus olha para o coração. O reconhecimento da nossa miséria diante do Senhor tem muito mais valor do que muitos jejuns e sacrifícios que oferecemos sem convicção. “Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente”, diz o Senhor! Aprender a fazer o bem e deixar de fazer o mal será a melhor oferenda que nós podemos apresentar a Deus. A prática do bem apaga uma multidão dos nossos pecados e o louvor e a oração que entoamos a Deus só subirá aos céus se tivermos com as nossas mãos limpas. Sempre é tempo de conversão e de arrependimento. O Senhor nos faz um apelo, portanto, vigiemos as nossas ações e as nossas reações diante das atitudes das outras pessoas. Às vezes nós não somos os primeiros a fazer coisas erradas, mas diante do que fazem conosco, nós reagimos e nos vingamos cometendo atos que mancham as nossas mãos. – A sua ação tem consonância com o seu coração? – O que você poderá estar fazendo somente para aparecer? – Isto tem dado resultado? – Qual tem sido a sua reação diante das injustiças que cometem contra você?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 49*

🗣 *A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que honra de verdade. A todo homem que procede retamente eu mostrarei a salvação que vem de Deus.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 49*

 *Reflexão* - “O nosso proceder reto é consequência do nosso coração contrito. A este, sim, o Senhor mostra a Sua salvação. É algo real, tangível, eminente porque sincero. Deus não censura os nossos sacrifícios, porém eles são aceitos na medida em que nós assumimos os Seus ensinamentos. O sacrifício de louvor que nós oferecemos a Deus deverá ter coerência com as nossas atitudes e a nossa vivência. Se não, não tem valia!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 10, 34 – 11, 1*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! *(Mt 5, 10)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10, 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 

35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 

36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 

37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 

38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 

39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 

40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 

41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 

42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 

11, 1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Buscai primeiro a Deus!”*

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas. Celebramos hoje a memória de São Bento de Núrsia, pai do Ocidente, que, por meio de sua famosa Regra monástica [1], transformou para sempre a história da humanidade. No capítulo V da Regra, São Bento nos fala de uma das características essenciais da vida cristã: a obediência, primeiro grau da humildade e fundamento sobre o qual, juntamente com a virtude da fé, se ergue todo o nosso edifício espiritual. Primus humilitatis gradus est obœdientia sine mora, “O primeiro grau da humildade é uma obediência sem demora”, quer dizer, que não se perde em contemporizações nem cálculos. Por isso a obediência e, por conseguinte, o princípio de uma santidade frutuosa só convém àqueles que nada estimam mais do que a Cristo: Hæc convenit his, qui nihil sibi a Christo carius existimant, isto é, aos que, desejando ser santos, quer por medo ao inferno (seu propter metum gehennæ), quer por amor à glória da vida eterna (vel propter gloriam vitæ æternæ), começam a alimentar o desejo de se unir ao Senhor, cuja vontade se dispõem a realizar o mais prontamente possível: Moram pati nesciant in faciendo. Essa pressa em agradar a Cristo, para com Ele estar unido, não é mais do que um sinal da presença da virtude da esperança. Prova disso é que os obedientes e, portanto, os humildes e cheios de fé, apoderados do desejo de vida eterna, “lançam-se como de assalto ao caminho estreito do qual dissera o Senhor: ‘Estreito é o caminho que leva à vida’” (Jo 6,38): Ideo, angustam viam arripiunt, isto é, tomam com violência, sabendo dos percalços que terão pela frente, todos os meios conducentes à salvação, pois “o reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos”, os decididos e determinados, “que o conquistam” (Mt 11,12). Isso significa na prática que é absolutamente imprescindível que nos disponhamos com vontade firme e constante a pagar o preço de chegarmos santos ao Céu: a) separar um tempo para rezar todos os dias, segundo as possibilidades do estado de vida de cada um; b) determinar-se a amar a Deus com toda a intensidade possível no único momento que temos, que é o presente; c) organizar-se para receber, não só com mais frequência, mas com mais fruto e melhor preparo os sacramentos da Penitência e da Eucaristia. — De olhos fixos no Senhor, que nada nos distraia, nada nos desanime: lancemo-nos de assalto à vida espiritual, pois estreito é o caminho que leva ao reino dos céus, e são os violentos que o conquistam.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...