segunda-feira, 8 de julho de 2024

📆 *14 de Julho de 2024 (Domingo)*

  📆 *14 de Julho de 2024 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*XV DOMINGO DO TEMPO COMUM* (Verde, Glória, Creio - III Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. CAMILO DE LÉLIS, SACERDOTE, FUNDADOR DOS CLÉRIGOS REGULARES MINISTROS DOS ENFERMOS / FRANCISCO SOLANO E GASPAR DE BENE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Contemplarei, justificado, a vossa face; e ficarei saciado quando se manifestar vossa glória. *(Cf. Sl 16, 15)*

_ _ _ _ _ _ 

☀ *Oração da Coleta* 

Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Amós 7, 12-15*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Amós.

Naqueles dias, 12disse Amasias, sacerdote de Betel, a Amós: “Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino”. 14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: “Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. 15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: ‘Vai profetizar para Israel, meu povo’”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Amós 7, 12-15*

*Reflexão - “O Senhor nos chama a colaborar com a Sua obra”*

Quando Deus nos chama a desempenhar alguma missão, nunca poderemos questionar os Seus propósitos. Mesmo que não tenhamos os dons naturais nem a disposição para cumpri-la devemos levar em conta, primeiramente, que a vontade do Senhor para nós é soberana. A história de Amós nos serve de exemplo. Amós era pastor de gado. Ele não era profeta nem tampouco filho de profeta, no entanto foi chamado por Deus para profetizar, isto é falar em Seu nome e acatou as ordens do Senhor. A mensagem central da liturgia de hoje é o chamado do Senhor para cada um de nós. Todos nós, mesmo que sejamos “pastores de gado”, padres, freiras ou simples donas de casa somos chamados (as) a profetizar, pois recebemos no nosso Batismo essa capacidade. Mesmo que não nos sintamos aptos nem tenhamos espontaneamente em nós nenhum atributo que nos faça ter certeza de que obteremos sucesso, o Senhor nos chama a colaborar com a Sua obra. O sim que dissermos ao chamado de Deus é a chave para que sejamos capacitados (as) a bem desempenhar a missão que nos for destinada. No entanto, para que não sejamos falsos profetas precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus e escutá-Lo atentamente. Ele não chama os mais capazes, mas capacita a todos os que são chamados. - Você se sente chamado (a) a ser profeta? – Você já deu o seu sim a Deus ou está esperando “saber mais” para poder dar algumas aulas? – De que o Senhor tem lhe falado?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 84* 

🗣*Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!*

 _ _ _ _ _ _ 

1⃣ Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2⃣ A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.🗣 

_ _ _ _ _ _

3⃣ O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 84* 

*Reflexão* - “O Senhor nos chama para anunciar a sua salvação e a paz que vem da Sua glória. Quando anunciamos a salvação do nosso Deus nós estamos também refletindo ao mundo a Sua glória e fazendo com que a verdade e o amor se encontrem e a paz e a justiça de Deus prevaleçam no mundo. Deus é bom e nos dará tudo o que é bom se aceitarmos de coração aberto ao Seu chamado para sermos santos (as) e irrepreensíveis aos Seus olhos e levar a Sua santidade para todas as pessoas.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Efésios 1, 3-14* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular, em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra. [11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _  

↪ *2a Leitura - Efésios 1, 3-14* 

*Reflexão - “Escolhidos para ser santos”*

“O Sangue de Jesus adquiriu para nós o direito de sermos filhos e filhas de Deus e, em consequência, também sermos santos. Este é o nosso desígnio, este é o chamado de Deus para nós desde antes da fundação do mundo. O Senhor nos chama à santidade no amor. Deus é Amor! Ser santo é assumir a filiação de Deus porque Deus é Santo e se somos Seus filhos e filhas adotados (as) por Jesus Cristo somos capacitados (as) a abraçar a Sua santidade e viver no Seu amor. Em Jesus Cristo nós já participamos da glória de Deus, pois Ele veio unir o céu a terra manifestando o Amor de Deus e em nós deixou a Sua marca, o Espírito Santo que é a garantia da nossa herança. A nossa herança é a santidade, a conquista da vida eterna que só com a ajuda do Espírito nós conseguiremos alcançar. Nós fomos predestinados (as) para a felicidade vivendo desde já como herdeiros (as) das promessas de Deus quando assumimos a graça que Jesus veio nos trazer. Por isso, devemos repensar a nossa vida, revisar a nossa maneira de pensar e de agir para analisar se realmente estamos fazendo jus à grande graça de sermos filhos e filhas amados por Deus. – Você se considera filho (a) de Deus? – Você tem vocação para a santidade? – Você já entendeu qual é a herança que Jesus veio lhe garantir? – Você acredita que está ligado (a) ao céu? 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 7-13* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Que o Pai do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber o Espírito; conheçamos, assim, a esperança à qual nos chamou como herança. *(cf. Ef 1, 17-18)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Entregar a vida para entregar Cristo aos homens.”*

“No Evangelho de hoje, Jesus chama os seus Doze Apóstolos e os envia em missão, com um estilo de vida desafiador. Jesus quer que eles sigam um estilo de vida completamente diferente do estilo mundano e espera deles uma atitude de desprendimento deste mundo. Na prática, é o estilo de vida baseado nos três conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade. Com esse modo de viver, os Apóstolos estão imitando a Cristo, que foi obediente, pobre e casto. Podemos ver claramente que essa vida desapegada do mundo é o que diferencia os sucessores dos Apóstolos, ou seja, os padres e os bispos, daquilo que vemos em outras igrejas. Os pastores evangélicos se dizem bastante missionários, mas não seguem o caminho de imitar a vida dos Apóstolos, como Jesus pediu. Um apóstolo não somente oferece a palavra, mas também sacrifica a sua vida por Cristo. Nesse sentido, vemos com tristeza o fato de algumas pessoas, dentro da Igreja Católica, fazerem pressão para que os padres e bispos, sucessores dos Apóstolos, sigam um estilo de vida nada apostólico. Os Apóstolos deixaram seus trabalhos, suas casas e suas famílias para seguir Jesus e, ao fazerem esse sacrifício, eles fecundaram cada vez mais o seu apostolado. Podemos pegar como exemplo a história de São João Maria Vianney. Quando quis converter a cidade de Ars, a primeira coisa que ele fez foi oferecer-se em sacrifício, vivendo uma vida de penitência, de pobreza, de sacrifício e de entrega a Deus. Dessa maneira, ele conseguiu a conversão de sua cidade. Portanto, um verdadeiro apóstolo de Cristo não é um “marqueteiro” do Evangelho. Ele  é, antes de tudo, um homem que se ofereceu a Deus em sacrifício, que entregou sua vida para poder entregar Cristo aos homens.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Blog: https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...