segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 16 de Julho de 2024 (3a Feira)

 📆 16 de Julho de 2024 (3a Feira)

_ _ _ _ _ _

BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO, FEST (Branco, Glória, Prefácio da Bem-aventurada Virgem Maria I ou II)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

S. MARIA MADALENA POSTEL, VIRGEM, FUNDADORA DA CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DA MISERICÓRDIA

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo o bem que ele me fez. (Cf. Sl 65, 16)


_____

☀ Oração da Coleta

Senhor, nós vos pedimos: venha em nosso auxílio a venerável intercessão da gloriosa Virgem Maria, para que, por sua proteção, possamos chegar ao monte que é Cristo, nosso Senhor. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - Zc 2,14-17

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Profeta de Zacarias. 

14 "Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15 Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16 O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17 Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação".

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Zc 2,14-17

 Reflexão - “a cidade de Sião”

Maria é comparada a uma cidade em dia de festa, Sião, que abriga nos seus muros, um habitante ilustre. Ela foi a Virgem escolhida por Deus para acolher no seu ventre o Salvador da humanidade. Ela é a Mãe que acolheu Jesus e O entregou para a salvação da humanidade.  “Por isso muitas nações se aproximarão do Senhor; naquele dia, e serão o seu povo”,  diz a profecia. Nesta leitura o profeta Zacarias anuncia com alegria a vinda do Senhor que vem habitar no meio de nós. Somos também hoje essas nações que, atraídos pela beleza de Maria, nos aproximamos de Jesus e nos tornamos povo de Deus. Jesus, filho de Maria é o nosso Salvador, portanto, por intermédio da Mãe, nós chegamos ao Filho.  Muitos, porém, aqui nesta terra, ainda não receberam Jesus porque ainda não aceitaram a Sua Mãe. O Senhor vem para tomar posse da terra do nosso coração, vem habitar no meio de nós, vem nos trazer Salvação e tudo isto nós podemos experimentar pela intercessão de Sua Mãe, que se tornou também mãe nossa. Como Maria, nós também podemos ser hoje, essa cidade que se alegra porque encontrou em Jesus a sua libertação e, abre as portas para que entre o povo que ainda não O conhece e precisa que nós Lho apresentemos.  

– Você tem ideia do grande presente que Maria trouxe para você? 

– Você tem consciência de que também abriga Jesus no seu coração e que, por isso, muitos poderão conhecê-Lo, quando se aproximarem de você?  

-  Você  sente alegria por isso?

_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - Lc 1

🗣 O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

_ _ _ _ _ _

1️⃣ A minh'alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, 🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. 🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre 🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo - Lc 1

 Reflexão - “Este foi o canto que Maria elevou quando Isabel a distinguiu com o título de Mãe do Salvador. Apesar da sua humildade ela reconheceu-se privilegiada e escolhida porque assim fora do agrado de Deus. Isso também pode acontecer conosco: a alegria, de sentirmo-nos escolhidos (as), pessoas excepcionais porque assim Deus quer que sejamos. Maria cantou que o Amor de Deus se estende de geração em geração sobre todos os que O respeitam. Portanto, se tememos o Senhor, nós também fazemos parte da geração dos que acolhem o amor do Pai no seu coração, e, por isso, somos bem aventurados (as).

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 12, 46-50

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.

Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo". 48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 “O sangue que nos faz família”

“No Evangelho de hoje, Jesus pergunta: “Quem é a minha mãe, meu irmão, minha irmã?” e responde: “É aquele que faz a vontade do Pai que está no céu”. Como interpretar essa palavra de Cristo? Em primeiro lugar, é importante não ficarmos na superfície. Que seria uma interpretação superficial? Seria levar em conta somente o preceito moral, ou seja, uma espécie de moralismo: “Se você é obediente, você é irmão de Cristo”, ou seja, se cumpre as leis.

Mas o que Jesus, na realidade, está dizendo aqui é algo muito mais profundo. No Antigo Testamento, as pessoas pertenciam ao povo de Deus, ao povo eleito que seria salvo, a partir de vínculos de sangue. E esse vínculo de sangue se expressava através do ritual da circuncisão, ou seja, por geração. As pessoas eram geradas fisicamente, e esta aliança de sangue — de sangue derramado mesmo — fazia com que as pessoas pertencessem ao povo de Deus. Era um vínculo sanguíneo.

Acontece que Jesus veio para reformar isso, instituindo um novo povo de Deus. E qual é o vínculo de sangue que nos une? Não é mais o da circuncisão, mas é um outro sangue derramado. É o sangue de Cristo na Cruz. Ali, Nosso Senhor derrama seu sangue para fazer a vontade do Pai. O sangue que é derramado no Horto das Oliveiras é agora o novo sangue que faz de nós membros do Corpo de Cristo. Aqui está a realidade da nova família: esses são os novos irmãos e irmãs, as novas mães de Jesus. Ou seja, Jesus está dizendo a esses judeus: “Que vocês compreendam: daqui para frente, as coisas serão diferentes”. Nós não somos mais povo de Deus por causa de vínculos de sangue e de descendência. Não é mais isso que importa.

O que importa agora é o relacionamento com o Cristo. Ele cria esta nova família através do seu sangue derramado na cruz, através do seu sacrifício. Uma vez que essa família foi instituída pelo sacrifício da cruz, falta apenas uma coisa: aplicar às nossas vidas essa redenção da cruz, ou seja, cada um de nós precisa entrar verdadeiramente na Igreja e fazer parte dessa nova família — uma família espiritual.

Enquanto família espiritual, nós precisamos entender que Deus, com seus paternos conselhos, faz de nós família e quer nos ensinar um caminho novo, uma nova forma de nos comportarmos, uma nova moral, um novo jeito de ser e fazer a vontade do Pai; mas Ele nos dá, ao mesmo tempo, a graça para isso.

Quando nós somos batizados, aquele sangue de Cristo derramado na cruz, é aplicado à nossa vida pelo Batismo, pois começamos a fazer parte do Corpo Místico de Cristo. Nós passamos a fazer parte de um organismo espiritual diferente, não estamos mais sozinhos. Assim, realizamos a vontade de Deus não simplesmente através de preceitos morais que são colocados em nossos ombros, como no Antigo Testamento havia a Lei, para tentar preparar aquele povo de dura cerviz. Agora, existe o Cristo, que vive em nós e nos torna capazes de fazer a vontade de Deus.

Nesse sentido, Maria Santíssima era e é membro por excelência desse Corpo Místico. Se São Paulo podia dizer isso, quanto mais Maria não o pode dizer: “Vivo, mas já não sou eu; é Cristo quem vive em mim”. Esse é o sentido do Evangelho de hoje. Não é simplesmente um moralismo que diz: “Faça a vontade de Deus”; mas é algo mais profundo: existe um novo vínculo de família com Cristo. Ele derrama seu sangue na cruz e nos faz membros do seu Corpo.

Agora, temos — por assim dizer — uma energia nova dentro de nós, a graça de Deus, que nos torna capazes de fazer a vontade do Pai como Cristo a realizou na cruz. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...