segunda-feira, 17 de junho de 2024

📆 *24 de Junho de 2024 (2a Feira)*

 📆 *24 de Junho de 2024 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA / SS. JOÃO E FESTO, MÁRTIRES, NA VIA SALÁRIA ANTIGA / FAUSTO E FIRMO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem-disposto. *(Jo 1, 6-7; Lc 1, 17)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Cristo um povo perfeito, concedei ao vosso povo a graça das alegrias espirituais e dirigi os corações de todos os fiéis pelo caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 49, 1-6*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 

2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 

3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. 

4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 

5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 

6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 49, 1-6*

 *Reflexão - “Chamados antes do nosso nascimento.”*

“Na comemoração da natividade de São João Batista somos motivados a tomar posse do nosso chamado e de como podemos cumprir com a nossa missão a fim de, como Isaias, poder também afirmar: “o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome”.  Ele disse-me: “Tu és o meu servo”. Todos nós podemos nos inserir no mesmo contexto do profeta Isaías, a fim de refletir sobre o chamado que Deus nos fez antes de nascermos, quando ainda estávamos no ventre da nossa mãe. Dessa forma, será mais compreensível entender que o Senhor tem um plano para cada um de nós e que, para todos, há um alicerce único no projeto que Ele idealizou: sermos, Seus servos e Suas servas, cooperadores na construção do Seu reino. Todavia, muitas vezes, mesmo tendo acesso e lendo a Sagrada Escritura, nós nos pomos à margem e nos excluímos da Sua mensagem, porque entendemos que tudo aconteceu no passado. Cada um de nós que somos batizados (as) em nome de Jesus fomos também escolhidos (as) para se luz das nações e manifestar na terra a glória de Deus. Cada pessoa a quem nós encontramos é uma nação que precisa conhecer a salvação. E cada um de nós recebeu do Senhor o poder para extirpar e destruir, para construir e plantar, porque é Ele quem nos garante: “Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra!” Somos, portanto, esses (as) servos (as), escolhidos, preparados e designados pelo Criador a fazer muito mais do que simplesmente existir. Todos nós temos um papel importante na obra de Deus no mundo e os confins da terra significam todos os lugares por onde nós passamos. – Você consegue se inserir nesse contexto? – Você assumiu o seu papel de servo (a) de Deus? – Você sabia que através do seu testemunho a glória de Deus se manifesta aqui na terra? –   Você tem medo de falar em Nome de Deus?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 138*

🗣 *Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos; percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 138*

 *Reflexão* - “Este salmo canta a maravilha que é o homem, tecido por Deus no seio de sua mãe, de quem Ele não se afasta e que percebe todos os seus passos. É o reconhecimento da criatura à ação do Criador que o fez de modo maravilhoso. Quando nós rezamos com este salmo compreendemos a grandeza do amor de Deus por cada um de nós que é infinito e, por isso,  nos sentimos cada vez mais protegidos (as) e assistidos (as) por Ele. Assim, temos a certeza de que mesmo que passemos por situações de morte, há Alguém que nos acompanha para nos conservar vivos (as).” 

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Atos dos Apóstolos 13, 22-26*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Paulo disse: 22“Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 

23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.

24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 

25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 

26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Atos dos Apóstolos 13, 22-26*

 *Reflexão - “Somos também precursores.”*

“A mensagem de salvação que Paulo pregava aos judeus tinha como fundamento o testemunho de João Batista que veio ao mundo preparar o caminho para Jesus. João pregava um Batismo de conversão a fim de que as pessoas tivessem consciência de que a Salvação estava próxima e consistia em que eles aceitassem a Jesus, da descendência de David que fora enviado pelo Pai. João Batista tinha plena consciência do seu papel, por isso, esclarecia: “depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias”. A nossa missão aqui na terra, como cristãos convictos, é também abrir caminho para que todos conheçam a Jesus e encontrem a salvação e o sentido para suas vidas. Porém, precisamos estar conscientes de que, pelo fato de estarmos a serviço de Deus, não podemos nos considerar mais importantes nem melhores do que os outros. Como João Batista, devemos reconhecer a nossa limitação e tomar consciência de que tudo o que possuímos e o que realizamos é uma decorrência do poder de Deus agindo em nós.  -  Você também já assumiu a sua missão de precursor (a) de Jesus? -  Você tem aberto caminhos para Jesus entrar no coração de outras pessoas? – Você é um referencial dentro da sua família?” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 57-66. 80*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos. *(Lc 1, 76)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 

59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 

62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 

64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 

65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 

66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 

80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até ao dia em que se apresentou publicamente a Israel.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“João é o seu nome.”*

“Concebido em pecado como os demais homens, o Batista recebeu, antes mesmo de nascer, a graça redentora dAquele cujos caminhos prepararia e o Espírito Santo que, pouco tempo depois, nos seria enviado em nome de Cristo. São João Batista, o Precursor do Senhor, precedeu também a toda a humanidade pelo mistério que hoje celebramos: a sua justificação no ventre de Santa Isabel. É por este motivo que a Igreja comemora-lhe a natividade; de fato, além dele, de Nossa Senhora e de Cristo, nenhuma outra personagem, quer do Antigo, quer do Novo Testamento, tem celebrada a sua data de nascimento. A memória que faz a Liturgia dos demais santos recai, de ordinário, no dia de sua morte, que é como um novo nascimento, um nascimento para a glória do céu. Cristo, por ser o Redentor, foi impecável antes mesmo de seu santíssimo e milagroso Natal; a Virgem Maria, para ser digna Mãe de Deus, foi preservada imune de toda mancha de pecado desde o primeiro instante de sua concepção no seio de Sant'Ana; e São João Batista, devido ao singular papel por ele exercido na economia da Salvação, embora tenha sido concebido em iniquidade, como todos os outros homens, foi redimido e santificado quando da visita de Nossa Senhora à sua mãe. "Assim que a voz de tua saudação chegou aos meu ouvidos" — diz Isabel, cheia do Espírito Santo, à Imaculada —, "a criança estremeceu no meu ventre", acontecimento que a Igreja sempre reconheceu como o primeiro milagre na ordem da graça. Por esta razão, celebrar hoje a natividade de São João Batista é render graças a Deus pela misericórdia que Ele derramou sobre o escolhido para endireitar as veredas do Senhor (cf. Is 40, 3; Lc 3, 4), pregando um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados (cf. Lc 3, 3). A solenidade deste dia, além disso, deve infundir-nos uma confiança ainda maior na intercessão da Virgem Santíssima, da qual o Pai quis servir-se como de um instrumento para levar a graça do Espírito Santo ao maior entre os nascidos de mulher (cf. Mt 11, 11; Lc 7, 28). Recorramos confiadamente ao Imaculado Coração de Maria e peçamos-lhe que, assim como conduziu até o Batista Aquele cujos caminhos ele havia de preparar, traga também a nós o Filho do qual procede o Espírito Consolador, sem cujo auxílio nada há no homem, nada que seja inocente. — São João Batista, rogai por nós! Imaculado Coração de Maria, intercedei por nós!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...