segunda-feira, 17 de junho de 2024

📆 *23 de Junho de 2024 (Domingo)*

 📆 *23 de Junho de 2024 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*XII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – IV Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SS. ZACARIAS E ISABEL, PAIS DE S. JOÃO BATISTA / S. JOSÉ CAFASSO, PRESBÍTERO DE TURIM / EDELTRUDES E AGRIPINA.

 _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor é a força do seu povo, é a fortaleza de salvação do seu Ungido. Salvai vosso povo, Senhor, abençoai vossa herança e governai-a pelos séculos. *(Cf. Sl 27, 8-9)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Concedei-nos, Senhor, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Jó 38, 1. 8-11*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro de Jó.

1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 8“Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno, 

9quando eu lhe dava nuvens por vestes e névoas espessas por faixas; 

10quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, 

11e disse: ʽAté aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?ʼ”

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jó 38, 1. 8-11*

*Reflexão - “Como enxergar a Criação de Deus.”       

“Neste trecho do Livro de Jó o Senhor Deus na Sua grande sabedoria e onipotência faz a ele alguns questionamentos que se ajustam a nós, hoje.  Quantas vezes nós também nos arvoramos de juízes dos acontecimentos e queremos desvendar as causas e os porquês das nossas venturas ou desventuras! Quantas vezes censuramos a Deus por ter permitido que os nossos planos fracassassem e O culpamos pelas coisas que não dão certo na nossa vida! No entanto, diante das indagações que Ele próprio nos faz nesta leitura, nós constatamos que, na verdade, nós não sabemos nada e que não nos cabe julgar o modo divino de proceder, mas aceitar humildemente tudo quanto Deus julga oportuno enviar-nos, confiando na força do Seu Amor poderoso por cada um de nós. E a primeira manifestação do Amor e do Poder de Deus se revela ao homem por meio da Sua Criação. Ninguém jamais poderá explicar, ou querer entender o porquê das coisas criadas por Deus. Ele sabe o porquê e o para que, foram feitas todas as coisas. O mar, as nuvens, o vento, o fogo, o sol, a lua, as estrelas, são obras de Deus que nos revelam o Seu poder e manifestam o Seu grande amor para com o homem que na sua limitação pode apenas admirar, preservar e delas usufruir. A nós, cabe simplesmente, usando da nossa liberdade, agir coerentemente dentro do que o Senhor nos ensina e confiar na Sua providência e na Sua Misericórdia para viver com alegria a graça que Ele nos dá, mesmo que estejamos no meio das tempestades. - De que sentimento você  é tomado quando contempla a natureza? – Você compreende os altos e baixos do mar? – Com que olhos você enxerga as coisas da criação: somente com os olhos físicos ou também com os olhos do seu coração? – Você tenta explicar os acontecimentos imprevistos na sua vida?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 106*

🗣 *Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Os que sulcam o alto-mar com seus navios, para ir comerciar nas grandes águas, testemunharam os prodígios do Senhor e as suas maravilhas no alto-mar.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele ordenou, e levantou-se o furacão, arremessando grandes ondas para o alto; aos céus subiam e desciam aos abismos, seus corações desfaleciam de pavor.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Transformou a tempestade em bonança, e as ondas do oceano se calaram.🗣

_ _ _ _ _ _ 

5️⃣ Alegraram-se ao ver o mar tranquilo, e ao porto desejado os conduziu. Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens!🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 106* 

*Reflexão* - “Os prodígios do Senhor são testemunhados por nós e como diz o salmo todo aquele que percebe a ação de Deus no mundo deve dar graças por sua bondade e misericórdia. Estamos no mundo sujeitos às intempéries da vida, no entanto, temos confiança no Senhor que escuta o nosso grito e conhece a nossa aflição, por isso, transforma as nossas tempestades em bonança. O Senhor nos leva ao porto da santidade e nos encoraja na caminhada.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 2 Coríntios 5, 14-17*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos: 14O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 

15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 

16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 

17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 2 Coríntios 5, 14-17*

*Reflexão - “Uma nova criatura”*

“Em Cristo somos novas criaturas, e as coisas e o modo de ser do passado não têm mais sentido. “Tudo agora é novo”! São Paulo nos revela que quando isto acontece, nós não agimos mais conforme a nossa natureza humana, da mesma forma que não mais enxergamos a Cristo como homem, mas como Deus. É o nosso lado humano que vai se divinizando conforme a nossa entrega a Cristo. “Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova”, diz São Paulo.  A paixão, morte e ressurreição de Cristo, por amor a nós, nos motivam a enxergar o Deus Pai de Amor que Ele veio nos revelar, por isso, São Paulo, fala na sua carta que “o amor de Cristo nos pressiona”. Jesus veio dar dignidade à nossa humanidade, e, na medida em que nos apossamos de Cristo, nós percebemos a nossa transformação interior. O parâmetro, então, para que percebamos se somos criaturas novas, é justamente, o nosso modo de agir segundo Cristo, orientados conforme o Evangelho e vivendo a caridade como a regra de ouro das nossas ações. É muito bom a gente meditar sobre a profundeza desta novidade que habita em nós porque, passo a passo, nós vamos seguindo as pegadas de Jesus e, cada vez mais nós nos configuramos a Ele. – Pense nisto! – As suas ações já têm sintonia com as de Jesus? – Você tem sido transformado (a) interiormente? – Você já se considera um homem, uma mulher nova?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 4, 35-41*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

_Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou, é Deus que seu povo visita, seu povo, meu Deus visitou. *(Lc 7, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 

36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 

37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 

38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 

39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O ventou cessou e houve uma grande calmaria. 

40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 

41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Acalmemos o nosso coração para encontrarmos a direção.”*

“Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’ O vento cessou e houve uma grande calmaria” (Marcos 4,39). Estamos todos nós andando, vivendo nos mares agitados da vida. Estamos todos nós nesta barca do viver, caminhando em direção à eternidade, mas basta ver que tem hora que os ventos se agitam e as ondas se revoltam e tudo isso vira um embrulho dentro de nós. As coisas se tornam confusas, nós nos tornamos perdidos no meio de tanta agitação que perdemos a direção do coração. Agitações nós sempre teremos; problemas, dificuldades, tribulações e aflições são componentes da existência humana. Quando você olha para Jesus, ali no fundo do barco descansando, parece que é um Jesus indiferente aos problemas e aos dramas, mas, pelo contrário, é que Jesus mesmo dormindo parece que está vendo o que está acontecendo. É que nós achamos que na vida é assim também: “Onde está Deus que não está vendo o que nós estamos passando?”, “Onde está Deus que não está olhando a pandemia e as endemias, os dramas todos da vida humana?”. Deus está aqui no meio de nós, primeiro, para deixar que o coração se acalme e se volte para Ele. Só com o coração calmo e sereno é que Deus pode nos dar a direção. Não sei se você já percebeu, mas em meio às situações de desastres na vida, seja um incêndio, uma calamidade, a maior dificuldade é orientar quem está desesperado, tanto que a frase que mais usamos é: “Se acalma”. É porque desesperado não dá para guiar uma pessoa. Na vida, aquilo que nós escutamos e falamos para os outros que estão em situação de desespero, precisamos ouvir isso todos os dias: “Acalme o seu coração”, porque só com o coração calmo e sereno é que Deus pode nos dar a direção, é que a mão de Deus pode, de fato, nos conduzir. Eu fico olhando um acidente que, muitas vezes, acontece aqui e acolá no mundo, muitas vezes, é mais fácil salvar uma criança, um bebê do que o adulto, porque o adulto se desespera. A criança não sabe o que está acontecendo, então, ela fica ali e você vem e retira. O desespero nos perde, nos faz, de fato, perder a direção e apressar ou puxar as coisas negativas para a vida. Por isso, a ordem de Jesus: “Silêncio! Cala-te!”, que Ele deu ao vento, Ele está dando aos nossos pensamentos, aos nossos sentimentos, às nossas emoções. Porque são as nossas emoções que estão se agitando, são os nossos sentimentos que estão nos perturbando, os nossos pensamentos que estão aflorados demais. É preciso colocar ordem na casa, é preciso colocar ordem no interior para não sermos tomados pelo pavor. A graça de Deus que nos direciona quer trazer paz e luz, mesmo em meio a qualquer angústia que passamos nesta vida. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)._


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...