segunda-feira, 8 de julho de 2024

📆 25 de Junho de 2024 (TERÇA-FEIRA)

 📆 25 de Junho de 2024 (TERÇA-FEIRA) 

_ _ _ _ _ _ 


TERÇA-FEIRA – XII SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde 🟩, oficio do dia)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 

S. GUILHERME, ABADE, FUNDADOR DO MOSTEIRO DE MONTEVERGINE.

S. PRÓSPERO DE AQUITÂNIA, FILÓSOFO.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


O Senhor é a força do seu povo, é a fortaleza de salvação do seu ungido. Salvai, vosso povo, Senhor, abençoai vossa herança e governai-a pelos séculos (Sl 27,8s)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Concedei-nos, Senhor, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - 2Rs 19, 9b-11. 14-21. 31-35a. 36)

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Segundo Livro dos Reis.


Naqueles dias, 9bSenaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 10Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: ʽJerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assíriosʼ. 11Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?”

14Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor 15e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: “Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra. 16Inclina o teu ouvido, Senhor, e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 17É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; 18lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra; por isso os puderam destruir. 19Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

20Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21Eis o que o Senhor disse dele: ʽA virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 31Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor todo-poderosoʼ.

32Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: ʽEle não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma. 33Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 34Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e ao meu servo Daviʼ”.

35aNaquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens. 36Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2Rs 19, 9b-11. 14-21. 31-35a. 36


Reflexão - “Deus está muito perto de cada um de nós"


Quando pomos a nossa confiança no Deus Onipotente, durante a nossa caminhada aqui na terra, os “reis” também nos ameaçam e querem nos desestimular.  No entanto, saber que Ele escuta as nossas orações, vê as nossas ações, é condição indispensável para que possamos enfrentar os desafios desta vida.  Assim como Ezequias agiu diante da audácia e da prepotência do rei da Assíria, quando este duvidou da ação de Deus para salvar Jerusalém, nós também poderemos fazer: reconhecendo a nossa incapacidade rogar ao único Deus, criador do céu e da terra que nos livre das mãos do inimigo a fim de que todos os reinos da terra conheçam o Seu poder. E o Senhor responderá a nossa oração com a promessa de proteção para nós e para todos aqueles que Nele confiam.  Deus está muito perto de cada um de nós e sabe de tudo o que se passa nos nossos corações, por isso, o socorro Dele é seguro. Não podemos duvidar das suas ações nem da Sua intervenção. Muitas vezes, por causa das ameaças e das chantagens nós temos a tentação de nos entregar e aceitar a derrota nos conformando às situações que não são da vontade de Deus, porque não O buscamos na oração. Na prática, quando nós, em oração, apresentamos ao Senhor os nossos questionamentos e as circunstâncias delicadas as quais enfrentamos, nós conseguimos fazer escolhas mais acertadas, pois temos mais coragem para tomar decisões e os nossos “inimigos” tornam-se fáceis de serem vencidos. Em todas as ocasiões em que apresentarmos ao Senhor os nossos temores, problemas e dificuldades, poderemos ter a certeza de que, mesmo tendo que enfrentar o inimigo face a face, a vitória será certa, pois, o Senhor nos livra do mal. Portanto, não percamos tempo sofrendo em desespero e nos entregando  ao “bandido”, mas recorramos ao “único Deus de todos os reinos da terra” “aquele que ouve e vê e atende os nossos pedidos”, para que todos conheçam Aquele que verdadeiramente tem poder.


 – Você costuma desanimar diante das tentações ou pede socorro ao Senhor?

 

 -  O que você faz quando as pessoas o (a) desestimulam, e questionam a ação de Deus na sua vida?

 

  – Você confia no Senhor mesmo quando todos à sua volta dizem o contrário?

 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 47 


🗣 ”O Senhor estabelece sua cidade para sempre.”

_ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora, é a alegria do universo.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio a vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra.🗣 

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 47 


 Reflexão - “O salmo fala da cidade em que Deus mora! A mansão do grande rei é a nossa alma, cidade forte, bem vigiada. É lá que Deus se revela, pois escuta os nossos pensamentos e conhece os nossos sentimentos. O nosso coração é o monte onde nos colocamos em oração e a Ele prestamos louvor e adoração recordando a Sua bondade para dar testemunho em toda a terra. Na cidade de Deus somos preparados (as) para enfrentar as feras do mundo."

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Mateus 7, 6. 12-14

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8, 12)

_ _ _ _ _ _ 


O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus 


Glória a vós Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”devemos desejar ao outro tudo o que ansiamos para nós”


também para nós Damos aos cães as coisas santas e atiramos aos porcos as nossas pérolas, quando queremos falar em nome de Deus discutindo e medindo forças com pessoas que não têm nenhum conhecimento da Palavra e nos questionam com o fim de nos influenciar e tentar destruir a nossa fé e a nossa esperança.  As coisas santas são os ensinamentos de Deus com os quais aprendemos, usufruímos, vivenciamos e experimentamos. As nossas pérolas são o resultado do que assimilamos e apreendemos com a vivência das coisas de Deus, que nos levam a dar testemunho de uma verdadeira conversão.  Atiramos as nossas pérolas aos porcos e damos aos cães as coisas santas quando, sem ter convicção daquilo que pregamos, tentamos influenciar na vida das pessoas, mas damos contratestemunho e o nosso comportamento não condiz com a nossa pregação.  As nossas palavras e ações precisam ter coerência com o que aprendemos com Jesus. Quando perdemos tempo banalizando as coisas de Deus, e não estamos firmes nos ensinamentos de Jesus, as nossas pérolas, (ideias, pensamentos, moções apreendidas), podem ser vencidas e nós desmoralizados (as). Neste Evangelho Jesus também nos adverte para que o nosso relacionamento interpessoal seja uma via de mão dupla, portanto, o que exigirmos dos outros precisamos ser os primeiros a adotar. Se, nos nossos relacionamentos exigirmos que os outros façam o que, nós mesmos, não conseguiremos fazer, estaremos também atirando aos porcos, o que apreendemos e o nosso testemunho não é coerente com os preceitos de Jesus.  Por isso, para preservar os ensinamentos do Evangelho devemos desejar ao outro tudo o que ansiarmos também para nós. Não podemos querer seguir Jesus entrando pela porta larga, pois ela nos leva ao caminho do contratestemunho, da negação aos Seus ensinamentos.  A porta estreita é a porta dos ensinamentos evangélicos, que, embora sejam difíceis de vivenciar, nos dá acesso ao caminho que nos levará à vida eterna. Muitas vezes queremos seguir o caminho mais fácil, que nos custa menos, e caminhamos para a perdição.


– O que você tem feito com as pérolas que tem colhido nas coisas santas?


 – Você tem firmeza e convicção em tudo que tem aprendido com Jesus? 


 – Você costuma discutir as coisas de Deus com pessoas alheias ao assunto, querendo convencê-las?

 

- O que você quer para o seu vizinho é o mesmo que deseja para si e os seus?


-  Por qual porta você tem procurado passar nas encruzilhadas da sua vida: a mais fácil ou a mais difícil?


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...