sexta-feira, 10 de maio de 2024

📆 23 de Abril de 2024 (3ª Feira)

 📆 23 de Abril de 2024 (3ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

TERÇA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA (Vermelho – Ofício do dia) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia 

S. JORGE MÁRTIR / S. ADALBERTO, BISPO DE PRAGA E MÁRTIR / B. MARIA GABRIELA SAGHÉDDU, VIRGEM CISTERCIENSE 

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Alegremo-nos e exultemos, demos glória a Deus. O Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso passou a reinar, aleluia. (Cf. Ap 19, 7.6)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Concedei, ó Deus todo-poderoso, a nós que celebramos os mistérios da ressurreição do Senhor obter a alegria da nossa redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 11, 19-26

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 19 aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20 Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-Nova do Senhor Jesus.


21 E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22 A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23 Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração.


24 É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25 Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26 Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 11, 19-26

Reflexão - “Deus dá a graça a quem permanece firme Nele.”

Na medida em que somos fiéis e permanecemos confiantes nas promessas do Senhor, a obra do Senhor se realiza, pois, ninguém segura o poder de Deus!  Assim, foi que a perseguição por conta da morte de Estevão fez com que os discípulos se dispersassem e se espalhassem por vários lugares chegando a outras regiões.  Deste modo, eles tiveram a oportunidade de anunciar a boa nova de Jesus em outras cidades, aos judeus e, também, aos gregos, cumprindo o mandamento de Jesus: “Ide e evangelizai”! O que visivelmente era considerado uma derrota, foi, ao contrário, um ensejo de crescimento para a Igreja de Jesus. Na nossa vida também podemos observar que a perseguição nos desacomoda, nos desinstala e nos leva a caminhar e crescer com mais firmeza. Toda dificuldade pela qual tivermos que passar será, para nós, uma ocasião favorável para que percebamos a força de Deus agindo em nós e por nosso intermédio. Com efeito, firmados na Sua palavra, podemos dar ao mundo um testemunho de vida nova, de transformação e de conversão.  A iniciativa é de Deus. Aquele (a) que está de coração aberto, Deus o (a) faz Seu instrumento. É assim que o reino cresce!  O Espírito Santo é quem nos sustenta e nos capacita! Deus dá a graça a quem permanece firme Nele. Ele tem um plano a realizar a partir da nossa compreensão para as coisas que são humanamente incompreensíveis. Precisamos perceber e avaliar se as dificuldades pelas quais estamos passando atualmente, estão sendo para nós motivo de crescimento. Deste modo, nós também poderemos nos alegrar e permanecer fiéis ao Senhor, com perseverança e de coração. - Você entende que com a graça de Deus quanto mais somos perseguidos mais oportunidade temos de crescer? – A dificuldade faz você criar mais coragem ou o (a) desestimula? – Você atualmente está passando por alguma dificuldade? – Você tem esperança de que irá crescer?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 86 

🗣 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ "Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filistéia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: "Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança".🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: "Foi ali que estes nasceram". E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: "Estão em ti as nossas fontes!"🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 86 

Reflexão - O salmista exalta a terra em que nascem aqueles (as) que têm Deus como sua segurança.  Todo homem que confia no Senhor tem sua origem na cidade Santa, isto é, o monte santo que é o coração de Deus. No coração do Senhor, como num livro, estão inscritos os nomes de todos os que têm fé. A fé em Jesus nos faz ser Seus irmãos e irmãs e nos dá a unidade e comunhão com todos os que Nele confiam. O Senhor é a fonte da alegria que nos motiva a cantar e dançar alegremente os seus louvores.

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - João 10, 22-30

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10, 27)

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 

22 Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23 Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24 Os judeus rodeavam-no e disseram: "Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente". 25 Jesus respondeu: "Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26 vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos um".

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “Jesus, o Rei Pastor.”

Continuamos a meditar um pouco a respeito de Jesus, o Bom Pastor, mas agora o ambiente se torna mais conflitivo. Jesus está diretamente em conflito com os chefes dos judeus, e a situação torna-se bastante tensa. Jesus, porém, dá uma mensagem clara de poder: ninguém vai conseguir arrancar-lhe as ovelhas. A imagem do rei pastor torna-se clara e evidente. Sabemos que o povo de Israel teve um grande rei mil anos antes de Cristo: o rei Davi. Davi, pequeno pastor capaz de enfrentar leões com sua funda, salvou o povo de Israel de Golias. Na sua pequenez, soube usar a arte, aprendida no pastoreio, de cuidar de ovelhas e de as proteger de leões para vencer o inimigo. Foi o que fez dele rei: Davi, o rei pastor. Jesus é o rei pastor que realiza a profecia da qual Davi era a simples figura. Ele vem como Filho de Davi, o Prometido, o Messias, para uma batalha, um duelo de vida e morte — “mors et vita duelo”, como diz a sequência Pascal. Nesse duelo de vida e de morte, Jesus manifesta seu poder. Mas de onde Jesus tira esse poder? Como as ovelhas não lhe serão arrancadas? O poder de Cristo é paradoxal porque lhe é dado quando Ele morre na Cruz. No seu discurso do Bom Pastor, Jesus diz com toda a clareza: “O pastor dá a vida pelas ovelhas”. Ele dá a vida em dois sentidos: primeiro, dá a vida porque derrama o sangue; segundo, porque transmite vida. Pois bem, se Ele nos transmite vida, vemos o seu poder manifestar-se no “fracasso” da Cruz. Nela, seu maior poder é a vitória sobre o inimigo; nela é pisada a cabeça da serpente; nela acontece a vitória sobre Golias, o demônio, exatamente como foi a vitória de Davi — na pequenez e na humildade.  Jesus carrega a Cruz humildemente. Não há humildade maior do que a de Nosso Senhor. Ele realmente nos serve. Na Última Ceia, Ele lavou os pés aos discípulos, qual pastor que cuida da ovelha enfaixando-lhe as feridas, tosquiando-a, tirando-lhe carrapato e sujeiras. Ora, quando Ele bondosamente cuida dos discípulos lavando-lhes os pés, mostra o grande serviço que irá realizar ao morrer por nós na Cruz. Ele derrama o sangue, lava-nos dos nossos pecados, vence os nossos inimigos e nos dá vida dando sua própria vida. Como Davi, pequenino, derrubou Golias, também Cristo, na pequenez da Cruz, venceu o antigo inimigo. Por isso ninguém, absolutamente ninguém, será capaz de arrancar de sua mão as ovelhas. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...