sexta-feira, 10 de maio de 2024

📆 24 de Abril de 2024 (4ª Feira)

 📆 24 de Abril de 2024 (4ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

QUARTA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia 

S. FIEL DE SIGMARINGA, SACERDOTE MÁRTIR / SS. MARIA CLÉOFAS E SALOMÉ, DISCÍPULAS DO SENHOR / S. MARIA ISABEL HESSELBLAD, FUNDADORA DAS BRIGIDINAS

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Eu vos louvarei, Senhor, entre os povos, e anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia. (Cf. Sl 17, 50; 21, 23)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, vida dos que crêem em vós, glória dos humildes e felicidade dos justos, ouvi benigno as preces dos que vos suplicam e saciai com abundância dos vossos dons os que têm sede das promessas de vossa generosidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 12, 24-13, 5a

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 24 a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25 Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos. 13,1 Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2 Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: "Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei".

3 Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. 4 Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5a Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 12, 24-13, 5a

Reflexão - “O Espírito Santo está ao nosso dispor.”

Os apóstolos e os discípulos de Jesus, sempre atentos à condução que o Espírito lhes dava, percebiam a hora e o momento de parar, de caminhar, de se dividir e se ajuntar. Assim, eles prosseguiam com segurança e enfrentavam os desafios de cada tarefa com convicção. Ao mesmo tempo em que se reuniam no mesmo lugar para orar e jejuar, eles recebiam a instrução que os motivava a fazer o trabalho que lhes era destinado. Para isso, eles caminhavam sob a orientação do Espírito Santo no desempenho dos seus ministérios. Hoje também é imprescindível que confiemos na condução do Espírito Santo para a nossa vida e nossa caminhada em busca da vida eterna. Precisamos, porém,  também ser dóceis ao que o Espírito nos revela acreditando plenamente na Sua unção, para progredir nos nossos trabalhos e também nas ações dentro das nossas famílias assim como em comunidade. Se ao invés de ficarmos parados, inertes ou girando em torno dos nossos problemas, tontos sem saber para onde ir, tivéssemos como prática a oração em comum dentro das nossas famílias assim como também em comunidade para pedir a orientação do Espírito Santo, a história seria muito diferente. O Espírito Santo está ao nosso dispor e tem as melhores soluções para os nossos problemas e questionamentos. Em qualquer situação do nosso dia a dia, nas coisas simples ou nas grandes expedições da nossa vida, temos a graça do Espírito que age em nós e nos garante uma caminhada segura. O exemplo dos apóstolos e discípulos de Jesus precisa ser seguido por nós, diariamente, em todas as circunstâncias da nossa vida.   – Você tem pedido auxílio ao Espírito Santo ou se angustia por causa do emaranhado das suas dificuldades? – Você já tem exercitado a prática dos apóstolos? – Você nota a diferença quando consegue seguir o Espírito Santo?


_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 66 

🗣 Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,  e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 66 

Reflexão - O Senhor Deus quer derramar a sua graça e a sua bênção sobre todos os povos, sem exceção nenhuma. “Exulte de alegria a terra inteira”; “Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.” Portanto, o desejo do Pai se realiza na vida de cada pessoa que assume a missão de filho de Deus e na terra conhece o Seu caminho e a Sua salvação.

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - João 12, 44-50

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8,12)

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 

Naquele tempo: 44 Jesus exclamou em alta voz: "Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45 Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48 Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49 Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50 E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou".

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “Cristo veio julgar ou não?”

O Evangelho de hoje nos coloca diante de uma espécie de recapitulação da mensagem de Cristo antes de Ele entrar no Cenáculo com os doze Apóstolos na Última Ceia. Nós estamos no capítulo 12 de São João. São os últimos versículos. Do capítulo 13 em diante, Jesus estará no Cenáculo, numa mensagem diferente, numa mensagem privada para os seus Apóstolos. Aqui, o Evangelho, no trecho que proclamamos hoje, se inicia com um brado, com um grito de Jesus: ἔκραξεν.

O que Jesus diz em altíssima voz? Ele nos dá uma mensagem de fé: é necessário crer nele. “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas é naquele que me enviou. Eu vim como luz para este mundo”. Aqui São João faz como uma espécie de inclusão. No início do Evangelho, Jesus é apresentado como luz que veio ao mundo, mas as trevas não receberam Jesus. Aqui, Jesus como que apela mais uma vez: “Eu vim como luz” e pede — quase suplica — fé, que as pessoas verdadeiramente creiam e acolham a Ele como o mensageiro do Pai.

O evangelho de São João quer a todo momento nos colocar o Cristo como aquele que é a testemunha do Pai, aquele que viu o Pai face a face. Lá no prólogo, no capítulo 18, ele diz: “Ninguém jamais viu a Deus, mas o Filho unigênito, que está na intimidade do Pai”, que está voltado para o peito do Pai, “foi Ele quem nos deu a conhecer”. No Evangelho de hoje, Jesus diz: “Quem me vê” ou, melhor traduzido: “Quem me contempla, contempla o Pai, não é somente a mim que me contempla”. Ou seja, Jesus, que vê o Pai no Céu, que contempla o Pai no Céu, torna-se como um espelho, porque Ele é a imagem do Pai. Aqui nós temos a centralidade da nossa fé cristã, e é necessário aceitar Cristo como o mensageiro do Pai.

Quais as consequências práticas disso para a nossa vida? Bom, em primeiro lugar, o Evangelho nos diz com toda a clareza que Jesus não veio para julgar. Isso parece uma contradição porque, no capítulo 5, versículo 22, Jesus diz: “O Pai não julga, sou eu quem julgo. Ele entregou a mim o julgamento”. Então, Jesus veio ou não para julgar?

A resposta é simples: Ele não veio para julgar agora. Com sua Encarnação, Ele veio como Salvador, mas um dia Ele virá como Juiz. Nós precisamos agora acolhê-lo, ter fé no Cristo e abraçá-lo como nosso Salvador. Esse é o ato de fé que Jesus brada, que Jesus grita, que Jesus implora e quase que suplica de nós. É agora o momento de aceitá-lo e abraçá-lo como Salvador, antes que seja tarde e nós tenhamos de encará-lo como juiz. Jesus diz: “Quem me vê, vê o Pai”.

O que vemos? O que é essa luz maravilhosa que vem do Cristo, que ilumina a nossa vida? É o fato de que estamos no tempo da misericórdia, o tempo de nos arrepender, de deixar as más obras, de abraçar os mandamentos, de viver a palavra de Cristo. Eis aí a misericórdia, eis o tempo de conversão, o tempo em que Nosso Senhor não somente nos fala na intimidade do coração; Ele grita, Ele brada, Ele suplica. Vamos ter fé. Vamos mudar de vida. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...