sábado, 20 de abril de 2024

📆 *22 de Abril de 2024 (2ª Feira)*

 📆 *22 de Abril de 2024 (2ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA* (Branco – Ofício do dia)-

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

SÃO SOTERO / BARTOLOMEU DE CERVERE E MILES 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele, aleluia. *(Rm 6, 9)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, luz perfeita dos bem-aventurados, que nos concedestes celebrar aqui na terra os mistérios pascais; fazei, nós vos pedimos, que nos alegremos, pelos séculos eternos, com a plenitude da vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 11, 1-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.

2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 

3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 

4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 

5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.

6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 

7Depois ouvi uma voz que me dizia: ʽLevanta-te, Pedro, mata e come’. 

8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 

9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.

10Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 

11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesareia, à minha procura. 

12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.

13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 

14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 

15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 

16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.

17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 

18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 11, 1-18*

*Reflexão - “O Pai quer salvar a todos.”*

“A imagem que Jesus mostrou a Pedro retrata também a imagem que criamos para outras pessoas que não comungam das nossas ideias, das nossas concepções, das nossas preferências e a quem também discriminamos. Deus nos purifica e por meio de nós Ele chama todas as pessoas, pois deseja salvar a todos. Não podemos nos pôr contra elas, pois combatemos somente as ideias. A quem nos mandar ir, o Senhor Deus dará a vida, gerada no Espírito Santo.  Assim como Pedro visitou a casa dos pagãos e o Espírito foi derramado em profusão, assim também pelo poder do Espírito Santo Ele purifica os corações das pessoas e por meio de nós Ele visita os corações. Não podemos discriminar ninguém porque Deus concede a todos o mesmo dom que deu a nós. Não podemos desprezar a nossa família quando entendemos e dizemos que lá não conseguimos nada nem às pessoas que não estão dentro da Igreja ou que pertencem à outra religião que não é a nossa. Jesus nos mandar ir a todos com a vivência do amor. Ele quer santificar as nossas famílias através de nós e das nossas fraquezas e elevar o mundo com a nossa fé. – Adiantará para você salvar-se sozinho (a) e a sua família se perder? - O que pensa das pessoas da sua casa, na sua família a quem considera impuras porque não são como você? – E no mundo, no seu trabalho, como você as vê? – E as pessoas que são de outras religiões? – Você as ama?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 41* 

🗣*Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada! 🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 41* 

*Reflexão* - “Esta é uma grande verdade. Se, nos for dada a graça de poder sondar o mais profundo do nosso ser, nós iremos perceber que as palavras do salmista são o grito da nossa alma. Anelamos e desejamos ardentemente viver na presença de Deus. Este é o maior desejo do coração do homem. Conscientes disto, nós podemos experimentar, desde já, da Luz que vem do céu e nos guia aqui na terra. Somos novas criaturas quando deixamos que a luz do céu entre no nosso coração.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 10, 1-10*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 

2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 

3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 

4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 

7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 

8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram.

9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 

10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“O único caminho que leva a Deus.”*

“A humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo é um instrumento de que Deus quis se valer para comunicar-nos a sua vida divina e associar-nos à alegria de sua divindade. O Evangelho desta segunda-feira tem como tema central a figura do bom pastor de nossas almas. A primeira coisa que convém ter presente é que Jesus, em sentido estrito, não nos fala aqui por meio de parábolas, mas, sim, de metáforas. Ele se identifica ora com o pastor, ora com a porta do redil das ovelhas, contrapondo-se assim à figura do ladrão e do mercenário. O discurso que Ele hoje nos dirige, portanto, não consiste em uma história, em uma narrativa de tipo parabólico, mas em uma série de comparações que servem para destacar o seu papel de Salvador. Ele, Deus feito carne, é a única porta pela qual podemos ir ao Pai. É por meio de sua humanidade santíssima, unida à divina pessoa do Verbo, que trilhamos o caminho que Deus mesmo escolheu para nos salvar e levar-nos à união consigo na glória do céu. É por isso, aliás, que a Igreja conclui todas as suas preces e súplicas com as seguintes palavras: “Por Nosso Senhor Jesus Cristo”, já que não existe nenhum outro nome pelo qual possamos ser salvos. Esta é a razão por que devemos sempre, por um lado, ter uma grandíssima devoção à humanidade de Cristo e, por outro, resistir à pretensão de querer chegar a Deus fora da única via que a Ele conduz: o seu Filho unigênito. Que Deus Pai nos conceda, pois, ternos e profundos sentimentos de adoração por seu Filho encarnado, que sem deixar de ser o que era assumiu o que não era, a fim de que nós, mortos para o pecado, nascêssemos para a vida e, glorificados em nossa humanidade no último dia, participássemos finalmente dos esplendores de sua divindade. Deus abençoe você!” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...