sábado, 20 de abril de 2024

📆 *21 de Abril de 2024 (Domingo)*

 📆 *21 de Abril de 2024 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

 *DOMINGO DA IV SEMANA DA PÁSCOA* (Cor Branco, Glória, Creio - IV Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTO ANSELMO / CONRADO DE PARZÃO E SÍLVIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona da Coleta:*

Aterra está repleta da misericórdia do Senhor; por sua palavra os céus foram firmados, aleluia. *(Cf. Sl 32, 5-6)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que a fragilidade do rebanho chegue onde a precedeu a fortaleza do pastor, Jesus Cristo.Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 4, 8-12*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.

Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, — aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 4, 8-12*

 *Reflexão - “Jesus é a pedra que nos sustenta.”*

“É pelo nome de Jesus Cristo que vivemos e crescemos. Somos os construtores do mundo de hoje e Jesus é a pedra que nos sustenta. Ele é a base firme na qual podemos nos apoiar para termos sucesso nos nossos planos e ações. A felicidade não está à venda nos supermercados nem nas lojas nas quais nós buscamos ilusões. A felicidade consiste em viver de acordo com a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que sejamos justos e santos. Para sermos justos e santos, porém, precisamos viver em consonância com os mandamentos de Deus. Nós nunca iremos salvar a nossa vida com o nosso próprio esforço nem esperando das pessoas que têm poder aqui na terra.  O homem quer ser senhor absoluto de todas as causas e tem a ilusão de que pode tudo, por isso não procura seguir os ensinamentos d’Aquele que o criou e que sabe como as coisas funcionam. Na maioria das nossas ações nós entendemos que “Deus é um obstáculo para nós” e queremos fazer tudo à revelia do que Ele nos propõe. Não queremos realizar nada em Nome de Deus, precisamos de reverências e de ser reconhecidos, porque nos “achamos” donos do mundo e salvadores de nós mesmos. “Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram”. Em Nome de Jesus nós, como Pedro, poderemos fazer o bem e seguir curando e libertando os homens de boa vontade. - Você tem procurado salvar a sua vida pelo muito que trabalha e faz no mundo? - O que significa para você estar salvo? – O que é para você a salvação de Cristo? – Você tem contribuído na construção de um mundo fraterno de acordo com os ensinamentos de Cristo?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 117*

🗣 *A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador! A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos!🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 117*

 *Reflexão* - “Quando reconhecemos que a nossa felicidade está em Deus nós podemos, também, como o salmista, dar graças a Ele porque é Bom. Quando buscamos o refúgio e a proteção no Senhor nós nos desvencilhamos da escravidão aos poderosos desse mundo e conseguimos verdadeiramente ser livres. Jesus se torna para nós o centro dos nossos ideais e a fonte da nossa felicidade. Aí, então, é que podemos nos apossar da Sua Misericórdia que é Eterna  e nunca nos  abandonará. Somos também eternos (as) na Sua misericórdia quando a Ele entregamos a nossa miséria.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 1 João 3, 1-2* 

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - 1 João 3, 1-2*

 *Reflexão* - “O Pai quer que sejamos parecidos com o Seu Filho.”

“O saber que somos filhos (as) de Deus, é algo muito decisivo para a nossa vivência terrena. Significa que como filhos e filhas nós temos a mentalidade e a essência do Pai.  Se pararmos para pensar perceberemos que tendo a mentalidade e a essência de Deus nós poderemos também fazer proezas e motivar uma grande revolução aqui na terra. O mundo não nos reconhece porque a sua mentalidade é diferente e segue outra orientação! Muitas vezes, raciocinamos que, pelo fato de estarmos em evidência no mundo, tendo sucesso e fazendo inveja a outras pessoas, estamos vivendo tudo o que o Pai quer nos dar como filhos! Quanto engano: o Pai quer que sejamos parecidos com o Seu Filho Jesus. Ele é o Modelo do Filho de Deus e, na Sua vida terrena, não teve sucesso, segundo à mentalidade mundana. Enquanto aqui estamos vivendo, somos chamados a perseguir os passos de Jesus e procurar imitá-Lo. A Palavra, no entanto, nos afirma que “nem sequer se manifestou o que seremos” e “que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é”.  Enquanto isso, firmados nesta esperança nós podemos caminhar vivendo a Sua Palavra, irradiando a Sua Luz nas diversas situações da nossa vida. Fé, esperança e caridade! São estas as virtudes que nos fazem viver aqui na terra como Jesus viveu.  -  Você sabe quais são as características de Jesus? – Há alguma característica que o (a) leva a identificar-se com o Filho de Deus? – Você sabe quais as características dos filhos do mundo? – Quais as características que o (a) identificam com o mundo? – Reflita!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 10,11-18*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem a mim. *(Jo 10, 14)*

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“É bom demais para ser verdade...”*

“Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”. Fala-nos Cristo no Evangelho de hoje que há de entregar por si mesmo sua vida e há de retomá-la depois por seu próprio poder. São as duas verdades em que devemos renovar nossa fé neste tempo da Páscoa, e também os dois escândalos por que tantos a rejeitam no todo ou a deformam em parte. Diz Jesus que há de retomar sua vida, referindo-se ao mistério da Ressurreição, e diz que a entregou livremente, referindo-se ao da Paixão. E porque em ambos os mistérios se manifesta, contra toda expectativa humana, a bondade divina e se anunciam as duas melhores notícias que já ouviu o mundo, por isso muitos as rejeitam em bloco, julgando tratar-se de loucuras ou mentiras, e tantos as deformam em parte, julgando excessivo o que contêm. Com a Ressurreição, revela Cristo que a morte já não tem poder sobre Ele nem sobre os que o seguirem. Com a Paixão, revela que o homem é tão amado de Deus, que vale a vida de seu Filho unigênito. Por não crerem que um Homem voltou da morte e que por ela todos podem ganhar a vida, muitos rejeitam a primeira e, com ela, toda a fé cristã; por não aceitarem que Deus, tendo um Filho, o entregou ao suplício por amor à criatura, outros deformam a segunda e, com ela, a identidade de Nosso Senhor. Para aqueles, Cristo nem era Deus nem ressuscitou, se é que existiu; para estes, não era Deus, apesar de ter ressuscitado “em nossos corações”. Mas para nós, se somos verdadeiros católicos, Cristo, sendo Deus, experimentou em sua humanidade a morte física e, sendo Homem, retomou gloriosa a própria vida pelo poder de sua divindade, e tanto no dá-la como no retomá-la foi movido por um único e fundamental motivo, que é o seu amor aos homens: “Eu dou minha vida pelas ovelhas”, não porque a tirem de mim, mas porque “eu a dou por mim mesmo […] e tenho poder de recebê-la novamente”. Que sejam estes os dois artigos mais presentes ao nosso coração neste resto de Páscoa, porque neles estão contidas nossas duas maiores alegrias e nossas duas melhores armas contra os desvios na fé: Jesus, Verbo encarnado, morreu verdadeiramente por nossa salvação, e ressuscitou verdadeiramente como primícia dos mortos e causa exemplar de nossa glorificação. Ele, elevado à destra do Pai, é a nossa Cabeça viva, Deus eterno e Homem perfeito, a quem esperamos nos unir um dia em corpo e alma, depois da páscoa deste mundo, na plenitude da glória eterna. Amém.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com)._ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...