terça-feira, 16 de abril de 2024

📆 05 de abril de 2024 (6ª Feira)

 📆 05 de abril de 2024 (6ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEXTA-FEIRA DA OITAVA DE PÁSCOA (Cor Branco, Glória, Pref. da Páscoa I, ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. VICENTE FERRER, PRESBÍTERO DOMINICANO / S. IRENE, VIRGEM E MÁRTIR

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

O Senhor conduziu o seu povo na esperança, e o mar cobriu seus inimigos, aleluia! (Cf. Sl 77, 53)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração de Coleta 

Deus eterno e todo poderoso, que nos destes o sacramento da Páscoa para reconciliar a humanidade na aliança convosco, concedei-nos realizar na vida o que na liturgia proclamamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura -  At 4, 1-12

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1 Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2 Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus. 3 Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4 Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil. 5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6 Estavam presentes o sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7 Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?” 

8 Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos: 9 hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10 Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 11 Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12 Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - At 4, 1-12

 Reflexão - “Com que poder falamos em nome de Jesus?”

Pedro e João inauguravam o novo tempo do Anúncio da vida nova em Cristo e, por isso, padeciam as dificuldades e incompreensões próprias da missão do evangelizador.  Foram colocados na prisão simplesmente porque, em nome de Jesus Cristo, eles haviam curado um “homem coxo” e anunciavam o Seu Nome, concretamente, com a palavra e com atos! As autoridades reuniram-se para, argui-los e saber “com que poder ou em nome de quem eles haviam feito a cura”. Pedro então, cheio do Espírito Santo e com muita coragem e ousadia anunciou a salvação de Jesus acusando-os de responsáveis pela Sua morte, mas que Deus O havia ressuscitado dos mortos. Muitos foram os que acreditaram na pregação de Pedro e se converteram. Pedro não se rendia diante das barreiras e apesar da incompreensão dos “grandes” ele atraia os “pequenos” para Jesus. As obras de Deus são difíceis de ser compreendidas pelos homens ainda hoje! Muitos ficam admirados e não entendem como é que nós também abrimos a boca em Nome de Jesus, damos testemunho das Suas maravilhas na nossa vida e ousamos interceder para que Seus milagres aconteçam na vida das pessoas.  É pelo poder do Espírito Santo que nós podemos também orar e pedir a cura para nossos e irmãs doentes que muitas vezes, ainda nem conhecem Jesus e vivem na ignorância. Só o Espírito Santo nos dá a capacidade e a força para enfrentar as barreiras da incompreensão e da ignorância dos que vivem afastados de Deus. Em Nome de Jesus nós poderemos fazer prodígios e milagres, bastando para isso, que nós, como Pedro e João, tenhamos firmeza e convicção da causa que abraçamos – Você já foi incompreendido (a) porque ousou orar em nome de Jesus, por alguém? – Em quem você confia quando ora pela cura das pessoas? – Com que poder você também tem feito todas as coisas?  – Onde você tem sido mais perseguido quando fala e age em Nome de Jesus Cristo? – O seu testemunho tem dado frutos? – Como é que você tem defendido Jesus Cristo?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – (Sl 117, 1-27a) 

🗣 A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ “A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – (Sl 117,1-27a) 

 Reflexão - Se acreditássemos mesmo no poder do Senhor e que por Ele tudo foi criado, nós teríamos uma qualidade de vida muito melhor e viveríamos sempre alegres como se esse fosse o dia mais importante da nossa vida. O Senhor derrama as suas graças e bênçãos sobre nós a cada momento, porque Ele é bom e eterna é a sua misericórdia, o que quer dizer: Ele nunca irá nos faltar. Por isso demos graças ao Senhor!                       

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - (Jo 21,1-14)

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117)

_ _ _ _ _ _ 

✝️ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João. 

Naquele tempo, 1 Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus. 3 Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4 Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5 Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. 6 Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7 Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8 Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9 Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10 Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11 Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12 Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14 Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “O Ressuscitado acompanha a sua Igreja”

Hoje, no capítulo 21 de São João, Jesus cumpre a promessa e se encontra com os Apóstolos na Galileia, naquele mesmo lago em que Jesus chamara seus primeiros discípulos. Ali chamou Pedro, André, Tiago e João. Ali, de alguma forma, Ele reproduz esse primeiro chamado. Jesus usara a barca de Pedro para pregar às multidões; depois disse: “Afasta-te, vai para alto mar e lança as redes”, e acontece uma pesca milagrosa.

Mas agora há um detalhe diferente. Jesus não está mais sentado na barca com os Apóstolos; Ele está à margem. Os Santos Padres e os grandes teólogos veem um significado místico nessa diferença: agora, na segunda pesca milagrosa, Jesus ressuscitado acompanha, sim, a Igreja durante a pesca, mas não sentado na barca, como esteve durante os dias em que, ainda na terra, acompanhou os Apóstolos; agora, Ele está em terra firme, e a terra firme é o Céu.

Jesus, no Céu, em terra firme, acompanha a Igreja, que neste mundo tem de passar por tribulações e dificuldades, por trabalhos e incertezas — a incerteza do mar ondulado e ondeante, no qual a barca sobe e desce; os trabalhos de uma noite às vezes infrutífera e cansativa, que faz parecer que o labor apostólico tem pouco resultado…

Jesus então revela o que nós, que somos Igreja, já sabemos. Todas as vezes que nós, pescadores de homens, percebemos que a pesca é abundante, que ela realmente acontece, sabemos que não fomos nós, mas que existe uma presença do Ressuscitado. Ele que, em corpo e alma, está nos Céus, em terra firme junto do Pai, nos visita no meio de nossas preocupações, fadigas e trabalhos diários.

Podemos aplicar isso de forma muito concreta às nossas vidas. Provavelmente na sua família há pessoas que precisam ser convertidas. Provavelmente você já tentou de tudo — já fez novenas, rezou Terços, convidou pessoas a irem à casa para a evangelizar —, e parece que nada dá fruto… Passamos a noite, e nada pescamos, absolutamente nada. Parece que, na sua família, você não consegue converter ninguém.

Pois bem, o Ressuscitado está à margem, no Céu, em terra firme. É Ele quem dará verdadeiro sucesso às nossas fadigas e aos nossos trabalhos. Por isso não desista! Creia nessa presença. Ouça o discípulo amado, que diz: “É o Senhor”.

Se você tem pecados dos quais precisa se arrepender. Como São Pedro, nu, desvendado e desmascarado, jogue-se na água e vá ao encontro de Cristo. Sim, nós sabemos: não estamos sozinhos. Sabemos: é difícil, é trabalhoso; mas é Ele quem realiza todas as pescarias. Trabalhemos e testemunhemos a verdade da presença do Ressuscitado em nosso meio. Ele, que faz a Igreja crescer, quer salvar — e salvará — a sua família.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...