terça-feira, 16 de abril de 2024

📆 06 de abril de 2024 (Sábado)

 📆 06 de abril de 2024 (Sábado) 

_ _ _ _ _ _ 

SÁBADO DA OITAVA DE PÁSCOA (Cor Branco, Glória, Pref. da Páscoa I, ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. GALA, VIÚVA ROMANA / S. PEDRO DE VERONA, PRESBÍTERO DOMINICANO E MÁRTIR

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

O Senhor fez sair com grande júbilo o seu povo, e seus eleitos entre gritos de alegria, aleluia! (Cf. Sl 104, 43)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração de Coleta 

Ó Deus, pela abundância da vossa graça multiplicais os povos que crêem em vós: olhai benigno para vossos eleitos e revesti da feliz imortalidade os que renasceram pelo sacramento do Batismo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura -  At 4, 13-21

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias: Os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas, 13 ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14 No entanto viam, de pé,  junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15 Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16 O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17 Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus.'

18 Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19 Pedro e João responderam: 'Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20 Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos.' 21 Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - At 4, 13-21

 Reflexão - “Quem tem um encontro pessoal com Jesus nunca poderá esquecer!”


Pedro e João anunciavam o poder de Jesus e falavam daquilo que vivenciavam, por isso, eram tão firmes e seguros. Mesmo sendo homens sem instrução e sem posses, tiveram a coragem de enfrentar as autoridades quando lhes disseram: “Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.  Quando temos uma experiência com Deus e somos tocados pelo Seu poder amoroso, nós conseguimos ser firmes no propósito de fazer com que o Seu reino seja conhecido por todos. Quem tem um encontro pessoal com Jesus nunca poderá esquecer! A Sua marca ficará gravada dentro de nós e naturalmente sentimos a necessidade de transmitir ao mundo o Amor de Deus que gera em nós uma força que nos impulsiona para o outro.  O nosso testemunho é fidedigno e nada nem ninguém poderá desmenti-lo nem impedir que abramos os nossos lábios!  Os momentos de dificuldades e aflições que enfrentamos e a ajuda que recebemos do céu na hora do sufoco, assim como o consolo de Deus que recebemos no nosso coração nos momentos de dor, são fatos tão vivos em nós que ninguém poderá fechar a nossa boca nem que nos ameacem.  Todos nós necessitamos urgentemente deste Encontro Pessoal com Deus, pois somente assim poderemos falar das coisas que vimos e ouvimos. Ninguém poderá contradizer uma pessoa quando fala de uma experiência vivenciada, por isso, Jesus Cristo nos mandou ir pelo mundo inteiro e falar para toda a criatura das maravilhas que o Seu amor fez brotar no nosso ser. Que possamos, neste tempo da Páscoa deixar ressuscitar em nós o zelo, a alegria e a coragem de falar em Nome de Jesus e obedeçamos a Deus e não aos homens.

– Você tem dado testemunho da sua experiência com o amor de Deus? – Como você tem falado de Jesus, com coragem ou timidez?  - O seu testemunho é convincente? – Você procura obedecer a Deus ou aos homens?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – Sl 117 (118), 1e14-15.16ab-18.19(R. 21a) 

🗣 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

'Eterna é a sua misericórdia!' O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. 

Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis. 🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ “A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas!'

O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor!

Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!'

Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – Sl 117 (118), 1e14-15.16ab-18.19(R. 21a) 

 Reflexão - O Senhor nos prova, mas nunca nos abandona nas mãos da morte. Toda experiência que tivermos na vida, seja de alegria ou de sofrimento, podemos ter certeza de que o Senhor está ciente e pronto para nos ouvir. Ele espera pelo nosso clamor, espera que saiamos da nossa autossuficiência e que estejamos debaixo da Sua proteção, porque na hora exata Ele ouvirá a nossa súplica. “O Senhor é minha força e o meu canto”.                       

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - (Mc 16, 9-15)

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117)

_ _ _ _ _ _ 

✝️ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✝ segundo São Marcos. 

⁹Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. ¹⁰Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. ¹¹Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

¹²Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. ¹³Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. ¹⁴Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. ¹⁵E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “Morrer com Cristo para ressuscitar com Ele”

Estamos no sábado da semana durante a qual meditamos as aparições de Cristo ressuscitado. É a Oitava de Páscoa. Hoje, lemos um resumo feito por São Marcos das várias aparições de Cristo. Neste resumo, vemos Cristo dizer, na conclusão, que precisamos ir pelo mundo pregando o Evangelho e fazer discípulos. É importante compreender que durante os quarenta dias do nosso Tempo pascal, iniciados com a Oitava, Jesus apareceu aos seus discípulos. Foram quarenta dias para fundar a fé apostólica, isto é, para que os Apóstolos tivessem a experiência inquestionável da ressurreição de Nosso Senhor: Jesus está verdadeiramente vivo no nosso meio. Na verdade, quem está vivo mesmo, no fundo, é somente Ele. Nós já não temos vida porque, uma vez que Ele sobe aos Céus, leva consigo para junto de Deus a nossa vida. É o que São Paulo diz aos colossenses: “Nossa vida está escondida com Cristo em Deus” porque, pelo Batismo, nós morremos; ora, se com Ele morremos, com Ele ressuscitaremos. Ir pelo mundo e fazer discípulos é, na realidade, realizar essa pescaria. Ora, que faz um pescador? Mata o peixe. Não é isso? Então, quando pescamos uma pessoa para Cristo, precisamos que ela morra para a vida velha, assim como o pescador, ao tirar o peixe da água, seu ambiente e meio, mata o peixe. Precisamos, pois, tirar as pessoas da mentalidade mundana, para que nelas morra o homem velho e nasça uma vida nova, uma vida diferente. Sim, a vida do batizado precisa ser diferente. No Batismo, morremos com Cristo e pretendemos verdadeiramente viver uma vida digna de batizados. Durante os dias da Oitava de Páscoa, os neófitos (ou seja, os cristãos recém-batizados ou batizados na Vigília pascal, na noite de sábado para domingo), precisavam caminhar com vestes brancas, mantendo com cuidado a roupa limpa, para finalmente apresentá-la ao sacerdote no domingo seguinte, chamado por isso Dominica in albis, ou “Domingo em branco”, pois os neófitos apresentavam suas vestes brancas ao sacerdote. Iremos celebrar isso amanhã. A Oitava de Páscoa, portanto, é um caminho em que nós ensaiamos um pouco a nossa vida “em miniatura”: ao ser batizado, eu morri, não sou mais eu quem vive; é Cristo que vive em mim, e a minha vida está escondida com Ele em Deus. A vida verdadeira não é a da terra, por isso precisamos viver no mundo como estrangeiros, sabendo que a nossa verdadeira pátria está com o Cristo no Céu. Fazer discípulos, ir pelo mundo inteiro e pregar essa novidade do Evangelho é convidar as pessoas a deixarem este mundo desesperado, que não tem felicidade que oferecer, e viverem, sim, na terra de forma encarnada, mas consciente de que a pátria delas é o Céu. O Ressuscitado está conosco todos os dias. No entanto, Ele “raptou” o nosso coração e está com ele no Céu. Jesus ressuscitado está conosco todos os dias. Agora somos nós que não estamos mais em nós. Vivemos com Ele porque vivemos para Ele.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...