terça-feira, 16 de abril de 2024

📆 04 de abril de 2024 (5ª Feira)

 📆 04 de abril de 2024 (5ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

QUINTA-FEIRA DA OITAVA DE PÁSCOA (Cor Branco, Glória, Pref. da Páscoa I, ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. ISIDORO, BISPO DE SEVILHA E DOUTOR DA IGREJA / S. BENTO MASSARÁRI, O NEGRO, FRANCISCANO

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Celebraram, Senhor, teu Santo Nome, louvando em coro tua mão vitoriosa. Pois a sabedoria abriu a boca dos mudos e tornou eloquentes as línguas das crianças, aleluia! (Cf. SB 10, 20-21)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração de Coleta 

Ó Deus, que reunistes povos tão diversos na proclamação do vosso nome, concedei aos renascidos na fonte do Batismo ser concordes na fé e justos nas ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura -  At 3, 11-26

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 11 como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado “Pórtico de Salomão”. 12 Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13 O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14 Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15 Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16 Graças à fé no nome de Jesus, este Nome acaba de fortalecer este homem que vedes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós. 17 E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18 Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19 Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20 Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado. 21 No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22 Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vossos irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23 Quem não der ouvidos a esse profeta, será eliminado do meio do povo’. 24 E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25 Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’. 26 Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - At 3, 11-26

 Reflexão - “Jesus é o único Senhor!”

Depois do que ocorreu com o coxo o povo ficou impressionado e assombrado, no entanto, Pedro e João tinham a devida consciência de que tudo o que acontecera por meio deles fora obra de Deus em Nome de Jesus Cristo. Pedro, então, abriu os olhos do povo para que conhecessem a verdade e não ficassem apegados às obras das pessoas. Acontece hoje também: as pessoas se apegam àqueles que são apenas instrumentos de Deus para a cura libertação do Seu povo e esquecem o Autor de todos os milagres.  Todos nós podemos ser instrumentos de Deus para ministrar ao nosso próximo a cura, a libertação, a graça, a bênção. Ao invés de nos assombrarmos com o que acontece deveríamos, porém, nos colocar como portadores da graça libertadora que Deus quer realizar no mundo.  A função de quem anuncia Jesus deve ser a de conscientizar a todos, que Jesus é o único Senhor e para que possamos assumi-Lo como tal, precisamos do arrependimento que nos leva à conversão. Nunca, porém, devemos deixar que as pessoas se tornem “dependentes” de nós, mas sim, explicar que não precisam ficar paradas esperando algo de nós, pois, Jesus está mais adiante para abençoá-las e dar a elas uma vida nova.  - Você é daqueles (as) que olham mais para as pessoas e esquece-se de Deus? - A quem você pode estar idolatrando e colocando no lugar de Jesus, O Justo?  - Qual a atenção que você dá aos pregadores, aos ministrados, aos “curadores” que estão a serviço de Deus? – O que realmente eles são para você?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 8,2a e 5.6-7.8-9 (R. 2ab) 

🗣 Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 8,2a e 5.6-7.8-9 (R. 2ab) 

 Reflexão - Esse primeiro verso ajuda a entender um fato importante nas Escrituras. Embora a Bíblia use vários nomes para identificar Deus, a importância não está na soletração ou pronúncia do nome, mas no caráter do próprio Senhor. O nome magnífico é demonstrado na majestade exposta nos céus. É o que Deus faz, o que ele é, que é bom, magnífico, exaltado e digno de louvor, não a soletração de uma palavra. É precisamente neste ponto que a mensagem das Escrituras diverge completamente da perspectiva ateia. O homem pode ser pequeno, mas Deus se importa com ele! “Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste; ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares”, porém foi honrado por Deus e recebeu dele domínio sobre todas as outras criaturas no mundo. Não há manifestação maior dessa preocupação divina com os seres humanos do que a humilhação de Jesus Cristo para nos salvar. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”                       

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - LC 24, 35-48

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117)

_ _ _ _ _ _ 

✝️ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João. 

Naquele tempo, 35 os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36 Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37 Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38 Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39 Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40 E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42 Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43 Ele o tomou e comeu diante deles. 44 Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45 Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46 e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47 e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “Encontrar-se com Cristo nas escrituras.”

O Evangelho de ontem nos falava dos discípulos de Emaús. Jesus ia-lhes explicando as Escrituras no caminho, e o coração deles ia ardendo à medida que as compreendiam. Hoje, quando os discípulos voltam a Jerusalém e vão dar a notícia de que o Senhor ressuscitou, Jesus aparece aos onze Apóstolos, repreende-lhes a dureza de coração e a falta de fé. Então acontece uma coisa maravilhosa: Jesus abre a inteligência dos Apóstolos para que possam compreender o significado das Escrituras. Isso é algo importantíssimo e, para nós, fundamental não somente na vivência deste Tempo pascal, mas em toda a vida cristã. Se você é cristão e quer de verdade crescer espiritualmente, então precisa meditar as Escrituras. Mas a meditação das Escrituras é muito mais do que simples exercício de estudo. As Escrituras precisam ser uma experiência de encontro com o Cristo Ressuscitado, o que se dá através da fé. Peguemos um Evangelho como o de hoje para meditar. Precisamos começar a ruminá-lo até finalmente enxergarmos a verdade sobrenatural da Palavra de Deus, à luz de Cristo Ressuscitado. Fazemos então um ato de fé, no qual realmente encontramos Jesus. Pode ser que tenhamos a experiência de sentir o coração arder enquanto, no caminho, Ele nos for explicando as Escrituras; mas pode ser que a experiência seja muito mais simples e muito mais discreta. Talvez não tenhamos grandes sensações físicas, mas começaremos a enxergar uma luz, sendo realmente iluminados em relação ao sentido de nossa própria vida. Começamos a ver o que antes não víamos e a trilhar o bom caminho. Feita essa experiência com as Escrituras, na qual Cristo Ressuscitado nos toca o coração por meio da fé, todas as vezes que, em oração, estivermos meditando a Palavra, nos encontraremos com o Ressuscitado. Logo, precisamos ser testemunha dele. Assim se conclui a passagem do Evangelho de hoje: “Vós sereis testemunhas dessas coisas”, isto é, do encontro que os Apóstolos tiveram com Cristo Ressuscitado visível, que lhes mostrou suas chagas, comeu e lhes pediu alimento, a fim de que vissem que não era um fantasma: “Sou eu” de verdade, de carne e osso. Eis o encontro que eles tiveram, tão palpável e tão visível porque ali se estava fundando a nossa fé. E nós, embora não possamos ter um encontro palpável em sentido físico, podemos ter um encontro igualmente real quando, meditando a Palavra de Deus, vemos a luz do Ressuscitado, que ilumina a nossa alma. Ele quer nos iluminar, Ele está vivo e pode ser encontrado quando nós, meditando no caminho as Escrituras, ruminamos, buscamos e verdadeiramente refletimos até Ele finalmente entrar no cenáculo do nosso coração e dizer: “Paz a vós. Não tenhais medo. Eis que estou convosco todos os dias”.

É o Ressuscitado presente nas nossas vidas. Façamos essa experiência de fé. Todas as vezes que formos rezar com as Escrituras, encontremo-nos com Ele no fundo de nossas almas.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...