segunda-feira, 11 de março de 2024

📆 09 de março de 2024 (Sábado)

 📆 09 de março de 2024 (Sábado) 

_ _ _ _ _ _ 

SÁBADO DA III SEMANA DA QUARESMA (Roxo 🟪; ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. DOMINGOS SÁVIO, S. FRANCISCA ROMANA, FUNDADORA DAS OBLATAS DE TOR DE’ SPECCHI, 

SS. QUARENTA MÁRTIRES DE SEBASTE


_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! Pois Ele te perdoa toda culpa.


_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Alegrando-nos com a celebração anual da Quaresma, nós vos pedimos, Senhor, que, participando com fervor dos sacramentos pascais, possamos colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Oseias (Os 6, 1-6)

_ _ _ _ _ _ 


Leitura da Profecia de Oseias.


1 “Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. 2 Em dois dias, nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença. 3 É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo”.

4 Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 5 Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; 6 quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!


_ _ _ _ _ _

↪ 1ª Leitura - Os 6, 1-6

Reflexão - “Deus quer se deixar conhecer por nós desde já !” 


“O maior desejo do nosso coração humano é viver na presença de Deus.

Quando nos afastamos Dele todos nós nos sentimos feridos, machucados e enfermos. Por isso, o profeta Oséias nos convida a retornar com confiança para o Senhor, na certeza de que Ele há de nos perdoar de nos curar e nos dar vida nova. E a vinda do Senhor é certa como a aurora que aparece todos os dias, ou como as chuvas que chegam primeiro ou mesmo que cheguem tardiamente, da mesma maneira regam o solo. O nosso amor é frágil e superficial, porém, Deus nos assegura que é diferente de nós. Ele não guarda ressentimentos contra nós e os Seus juízos são como a luz que nos esclarece as dúvidas e nos revela o que há escondido em nós. Por isso, só o Senhor poderá nos julgar e nem nós mesmos sabemos as razões e as motivações para o mal ou o bem que praticamos. Portanto, tenhamos o coração seguro: Deus quer se deixar conhecer por nós desde já e pede somente o nosso amor e a nossa confiança e não, sacrifícios. Confiemos Nele! – Você tem percepção da presença de Deus no seu coração? – Você já atendeu o Seu chamado e acolheu a Sua proteção? - Você tem consciência de que a sua alma busca a Deus? – O que satisfaz a sua alma?”...


_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – Sl 50 (51)


🗣 Eu quis misericórdia e não o sacrifício!! 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sede benigno com Sião, por vossa graça, reconstruí Jerusalém e os seus muros! E aceitareis o verdadeiro sacrifício, os holocaustos e oblações em vosso altar!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – Sl 50 (51) 


Reflexão -“O Senhor não se cansa de nos dizer isso e nós continuamos a querer oferecer a Ele sacrifícios, coisas difíceis e que nunca conseguimos praticar. E o mais simples nós não alcançamos, mas podemos aprender com o salmista: “Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido”. O coração arrependido é sinal de humildade e de sacrifício." 

                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 Evangelho - Lucas 18, 9-14

_ _ _ _ _ _ 


 Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! 

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Cf. Sl 94(95),8ab)


_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Lucas.


 Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 9 Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10 “Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12 Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.

13 O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14 Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.



 Palavra da Salvação.

 Glória a vós, Senhor.


_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 ”Ate a penitência, o demônio tenta perverter.”


No Evangelho de hoje, Jesus nos conta a parábola do fariseu e do publicano. O fariseu se apresenta diante de Deus orgulhoso, por ser um observante da Lei e, na sua soberba, julga o cobrador que está cabisbaixo, batendo no peito arrependido. Jesus então diz que quem voltou para casa justificado não foi o fariseu, mas sim o publicano. 

Nesta Quaresma, muitas pessoas estão fazendo penitências que, como todo remédio, têm uma contraindicação. Quando observamos fielmente as penitências que assumimos, o diabo irá fazer o possível para tornar aqueles atos virtuosos e bons em pura vaidade, de modo que vamos querer nos exibir e condenaremos os outros, olhando-os de cima para baixo. Logo, ao invés de nos tornarmos santos, acabaremos virando um “Lúcifer”.

Portanto não podemos, na nossa vida de oração, sermos hipócritas como os fariseus. O que significa isso? Que não podemos “usar” uma máscara, apresentando-nos como justos diante de Deus só porque estamos fazendo penitência.

Não percamos de vista a nossa miséria, pois ela sempre irá permanecer em nós. Até mesmo na glória do Céu, quando contemplarmos a verdade de Deus e, glorificados, participarmos da felicidade dos anjos e dos santos, iremos ver o quanto éramos miseráveis e que tudo de bom que realizamos foi obra da graça divina. 

Se até os anjos, os santos e a alma humana de Jesus tremem diante da majestade de Deus, o que dizer de nós, pecadores, que ainda estamos no meio de nossas misérias e pecados?  A nossa atitude, perante Ele, deve ser de nos inclinarmos como pobres miseráveis. 

Nunca percamos isso de vista, já que, se quisermos caminhar na santidade e na virtude, precisamos ser humildes. Do contrário, agiremos como Lúcifer e acabaremos nos perdendo completamente.

No entanto, não é  somente a miséria que devemos ter diante dos olhos, mas também a misericórdia de Deus. Eis aí a tensão espiritual vivida pelas pessoas que verdadeiramente buscam a santidade: imensa misericórdia e uma miséria abissal. Essa tensão maravilhosa nos leva para o Céu, fazendo com que sejamos verdadeiramente santos. 

Não foi o fariseu que voltou justificado para casa; mas o publicano que, batendo no peito, arrependeu-se verdadeiramente e reconheceu sua miséria.” 

Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...