segunda-feira, 11 de março de 2024

📆 10 de Março de 2024 (Domingo)

 📆 10 de Março de 2024 (Domingo) 

_ _ _ _ _ _ 


IV DOMINGO DA QUARESMA (Roxo🟪; Ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia. 


S. SIMPLÍCIO, PAPA; S. JOÃO OGILVIE, SACERDOTE JESUÍTA E MÁRTIR

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais! Cheios de júbilo, exultai de alegria, vós que estais tristes, e sereis saciados nas fontes da vossa consolação. (Cf. Is 66, 10-11)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, que por vossa Palavra realizados de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exaltando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Segundo Livro das Crônicas (2Ct 36, 14-16.19-23)

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Segundo Livro das Crônicas. 


Naqueles dias, 14 todos os chefes dos sacerdotes e o povo multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha santificado em Jerusalém.

15 Ora, o Senhor Deus de seus pais dirigia-lhes frequentemente a palavra por meio de seus mensageiros, admoestando-os com solicitude todos os dias, porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa.

16 Mas eles zombavam dos enviados de Deus, desprezavam as suas palavras, até que o furor do Senhor se levantou contra o seu povo e não houve mais remédio.

19 Os inimigos incendiaram a casa de Deus e deitaram abaixo os muros de Jerusalém, atearam fogo a todas as construções fortificadas e destruíram tudo o que havia de precioso.

20 Nabucodonosor levou cativos para a Babilônia, todos os que escaparam à espada, e eles tornaram-se escravos do rei e de seus filhos, até que o império passou para o rei dos persas.

21 Assim se cumpriu a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias: “Até que a terra tenha desfrutado de seus sábados, ela repousará durante todos os dias da desolação, até que se completem setenta anos”.

22 No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

23 “Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, que está no país de Judá. Quem dentre vós todos pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho”.


 Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2Cr 36, 14-16.19-23

_ _ _ _ _ _


Reflexão - “Deus usa a quem Ele quer, do jeito que Ele quer para nós salvar do cativeiro do pecado.”


No contexto deste relato nós percebemos nitidamente qual é a atuação do homem e a ação de Deus nos acontecimentos do mundo. O povo de Israel multiplicava as suas infidelidades e transgressões imitando as práticas dos

pagãos e, por isso sofria as consequências das suas abominações. Foram

deportados para o exílio na Babilônia e tornaram-se escravos do rei Nabucodonosor. Depois de setenta anos de penúria, porém, conforme prometera, o Senhor os tirou de lá pelas mãos de um homem, Ciro, escolhido

por Deus para retirar o seu povo da expatriação. Ele não fazia parte do povo

de Israel, mas movido pelo Espírito de Deus, exaltou o Senhor que lhe

concedera o privilégio de possuir todos os reinos da terra e de construir para

Ele um templo em Jerusalém. O mesmo acontece conosco, hoje. As nossas

transgressões e infidelidades nos levam muitas vezes para o exílio do pecado,

mas, da mesma forma, nós podemos perceber que Deus usa a quem Ele quer,

do jeito que Ele quer para nos salvar do cativeiro do pecado para onde muitas

vezes nós somos deportados. A meta do Senhor é a nossa libertação e, para

que isso possa acontecer, Ele usará de todo e qualquer artifício que nós

mesmos não podemos compreender. - Isso tem alguma coisa a ver com a sua

vida? - Você escuta os mensageiros de Deus ou zomba deles e se afasta? –

Você já experimentou o exílio? - Quem foi o instrumento que o Senhor usou para resgatá-lo?

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 136 (137) 


🗣 Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

_ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando, com saudades de Sião. Nos salgueiros por ali penduramos nossas harpas.🗣 

_ _ _ _ _ _


2️⃣ Pois foi lá que os opressores nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam alegria na tristeza: “Cantai hoje para nós algum canto de Sião!”🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira? Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão!🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 136 (137) 


Reflexão - “O salmo retrata a angústia do povo de Israel no exílio da Babilônia quando ele era obrigado a cantar os cantos de Sião, chorando de saudade.

“Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira?”, perguntavam eles. Assim também nós nos sentimos quando estamos longe de Deus: não conseguimos nos alegrar. A nossa pátria é o céu aqui nós somos estrangeiros.”      

_ _ _ _ _ _ 


📖 2a Leitura - Efésios (Ef 2, 4-10)

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 


Irmãos: 4 Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5 quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos!

6 Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Jesus Cristo. 7 Assim, pela bondade que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza de sua graça.

8 Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! 9 Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10 Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão, para que nós as praticássemos.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!


_ _ _ _ _ _


↪ 2a Leitura - Ef 2, 4-10

_ _ _ _ _ _


Reflexão - Deus nos criou em Jesus Cristo para as boas obras.


Assim como tirou o Seu povo do Exílio na Babilônia, Deus também deseja nos tirar do exílio do pecado. Jesus Cristo é o Seu enviado para nos salvar de todas as consequências das nossas faltas e para nos fazer ressuscitar com Ele e, unidos a Ele, nos fazer também nos assentar nos céus. Deus é bom e o seu objetivo é salvar a humanidade e é pela Sua graça que nós somos salvos, na medida da nossa fé em Jesus. Deus é rico em misericórdia, e com muito amor nos deu a vida em Cristo, quando ainda estávamos mortos por causa das nossas faltas. Tudo isto é graça e dom de Deus, portanto, não depende das nossas obras, mas das obras que Deus já nos destinou. Deus nos criou em Jesus Cristo para as boas obras que Ele mesmo preparou de antemão para que as praticássemos. E as boas obras que Deus preparou para nós são a vivência dos Seus ensinamentos que nos leva a praticar o amor e a justiça. Neste tempo, quando se aproxima a Páscoa, precisamos meditar muito na graça que alcançamos e que mais uma vez iremos reviver. Não podemos nos perturbar nem entristecer por nada. O Senhor Deus é Pai e quer a nossa felicidade, por isso, Ele nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar-nos nos céus em virtude da nossa união com Ele. - Você já se sente libertado do exílio? – Você tem praticado as boas obras que Deus lhe preparou? – Você tem consciência de que também está no céu, com Cristo?           

                

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Aclamação ao Evangelho - João (Jo 3, 14-21)

_ _ _ _ _ _ 


 Glória e louvor a vós, ó Cristo.  


  Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna. (Jo 3, 16)

_ _ _ _ _ _ 


✝️ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo João (Jo 3, 14-21)


Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14 “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.

17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

18 Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19 Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.

20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21 Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!


_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 Crer no amor de Deus, o motivo da nossa alegria


Uma vez que se tem esse organismo sobrenatural e se foi modificado por dentro pelo Batismo, é preciso crer. Para isso, devemos dar o passo que Nicodemos não deu. “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho de homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3, 14). 

Jesus estava falando mais uma vez de sua morte. No Evangelho de domingo passado, Ele falou dela em relação à sua Ressurreição: “Destruí este templo, e eu o reerguerei”  (Jo 2, 19); no de hoje, Ele fala de sua morte como fonte de vida eterna. Sim, Ele está falando da Cruz. Moisés levantou a serpente no deserto, e o Filho do homem será levantado na Cruz. Cristo precisa nos dar a vida nova com sua morte; mas nós, de nossa parte, precisamos nele crer.

Aqui está o centro da mensagem do Evangelho. Como diz a 2.ª Leitura, da Carta aos Efésios, “é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus!” (Ef 2, 8). Deus quer nos fazer participar de sua vida no Céu: “Isso não vem de nós, isso é dom de Deus”. Somos salvos pela graça; mas como a graça entra em nossas vidas? “Mediante a fé”. É por isso que nós precisamos crer.

O que quer dizer “ter fé”? Os protestantes concordam conosco quando dizemos que somos salvos pela fé. A Bíblia o diz, os protestantes o repetem, e a Igreja Católica está de acordo. O problema é que o conceito protestante de “fé” é imperfeito, quando não pueril. A fé, para eles, é mero sentimento de confiança. 

Acontece que sentimento é coisa do cérebro, é coisa animal. Nesse sentido, até um macaquinho entregue e confiante nos braços da macaca tem “fé”. Não quer dizer que este seja um sentimento feio, mas não passa disso: um sentimento animal. Qualquer criança experimenta o mesmo nos braços da mãe. Sim, é verdade que nós temos de confiar em Deus; mas a fé não é só isso; é algo mais sublime. É um ato pelo qual se crê naquilo que Deus revelou; e na Cruz de Cristo, Ele revelou o seu amor por nós.

Quando, então, se dá o ato de fé? Quando estamos meditando, rezando ou ouvindo uma pregação, e conseguimos ao menos vislumbrar a grandiosidade do mistério da Cruz de Cristo. Uma luz sobrenatural ilumina nossa inteligência e convida nossa vontade. Ilumina a inteligência para crermos profundamente no que ali está revelado: um amor infinito e sublime. 

Ora, o que se vê na Cruz? Um crime, um inocente condenado a uma morte atroz. Olhar para a Cruz somente com olhos carnais é olhar para algo que causa repulsa, como diz o profeta Isaías: “Ele estava tão desfigurado, homem das dores, que era como alguém do qual desviamos o olhar”.

No entanto, quando se olha para a Cruz com o olhar da fé, vê-se muito mais do que um crime. Vê-se o que nela está escondido, uma verdade. Sim, porque a luz sobrenatural da fé nos coloca diante da verdade — coisa que os animais não são capazes de alcançar. Deus, pelo Batismo, modifica nossas almas e nos dá, por assim dizer, um olhar novo, espiritual, que nos torna capazes de captar a luz dessa verdade que ilumina a inteligência. 

Captar a verdade de Deus não é uma exclusividade dos batizados, senão os pagãos nunca se converteriam. É evidente que um pagão pode enxergar essa luz quando ele crê pela primeira vez. Mas Deus quer que esse ato seja para nós muito mais fácil. Por isso Ele nos dá “óculos” novos quando somos batizados, isto é, concede-nos a capacidade de ver habitualmente a luz sobrenatural.

Talvez você esteja pensando: “Padre, mas eu nunca a vi…”. Já viu, sim. Você certamente já passou por isto: estar ouvindo uma pregação sobre uma verdade que já sabia, e, de repente, algo brilha dentro de você: “Nossa! Entendi, eu vi a verdade”. Uma luz, a do Ressuscitado, iluminou a sua inteligência. E se você analisar bem, não só iluminou a sua inteligência, mas convidou a sua vontade a se adequar àquela verdade. 

Descrito em linguagem popular, é como se você estivesse ouvindo uma pregação, e de repente lhe “caísse a ficha”, e a verdade brilhasse na sua frente: “Jesus morreu por mim. Jesus me ama. Eu fui salvo”, são verdades sabidas, mas que é preciso meditar em oração, para que assim aconteça o ato de fé, que é uma das coisas mais sublimes que podem acontecer conosco. Jesus diz que terá a vida eterna todo aquele que o realizar.

Quando você reza e faz um ato de fé, brota do Ressuscitado uma graça. Como diz São Paulo, “tudo isso é dom de Deus”, que ilumina a inteligência e convida a sua vontade. É isso o que acontece.

Jesus diz em seguida uma das frases mais belas de todo o Evangelho: “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crê, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).

Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...