segunda-feira, 11 de março de 2024

📆 08 de março de 2024 (6ª Feira)

 📆 08 de março de 2024 (6ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEXTA-FEIRA DA III SEMANA DA QUARESMA (Roxo 🟪; ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. JOÃO DE DEUS, FUNDADOR DA ORDEM HOSPITALEIRA, PADROEIRO DOS DOENTES, ENFERMEIROS E HOSPITAIS


_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Não existe entre os deuses nenhum que convosco se possa igualar; sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor!


_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Infundir, benigno, Senhor, vossa graça em nossos corações, para que, fugindo sempre dos excessos humanos, possamos, com vosso auxílio, abraçar os vossos preceitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Oseias (Os 14, 2-10)

_ _ _ _ _ _ 


Leitura da Profecia de Oseias.


Assim fala o Senhor Deus: 2 “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3 Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4 A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5 Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6 Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7 Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.

8 Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9 Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10 Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!


_ _ _ _ _ _

↪ 1ª Leitura - Os 14, 2-10

Reflexão - “A perversidade que ocupa o nosso coração é fruto do nosso pecado!” 


“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus”! O profeta Oséias nos dá a palavra-chave para que possamos nos erguer quando estivermos caídos no pecado: Voltar! Voltar-se para Deus é reconhecer-se pecador e necessitado da Sua misericórdia. É não viver em função dos produtos que fazem as próprias mãos e dos julgamentos que partem da nossa humanidade. Os produtos de nossas mãos são os nossos desejos humanos, nossos planos equivocados, que não vêm do coração de Deus e que muitas vezes colocamos como prioridade na nossa vida. Continuando, o Senhor nos acena com as maravilhas que acontecem na vida daquele que ouve a Sua Palavra e volta arrependido. E as promessas de Deus para aqueles que O procuram são maravilhosas: a primeira delas é a cura da perversidade que ocupa o nosso coração e é fruto do nosso pecado. A purificação do nosso coração e a cura do pecado nos faz florescer e dar frutos de vida nova. O homem que é sábio e bom entendedor confia nas promessas que Deus lhe faz pela boca dos profetas, por isso os seus caminhos são retos. - Você tem se apropriado da justiça de Deus? – O que você considera como justiça de Deus para a sua vida? – Quais são os frutos que você tem produzido por estar perto de Deus? Leia mais uma vez com muita atenção e pense no que significam para você essas expressões:- “Voltarão a sentar-se à minha sombra e cultivar o trigo”....- “Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto”...


_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – (Sl 80, 6-17)


🗣 Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus! 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eis que ouço uma voz que não conheço: “Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria”.🗣️

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – (Sl 80, 6-17) 


Reflexão -“Você já imaginou que a voz do Senhor parece uma súplica para nós? A todo o momento o Senhor nos pede para ouvi-Lo! A voz de Deus quer fazer-se conhecida por nós; o Senhor tem desejo de nos falar, de nos ensinar, de nos exortar, de nos consolar e nós teimamos em não prestar atenção aos Seus apelos e nos voltamos para deuses desconhecidos, só porque os podemos tocar enxergá-los com os olhos físicos." 

                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 Evangelho - Marcos 12, 28b-34

_ _ _ _ _ _ 


 Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos! 

 

Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o Reino de Deus! (Mt 4,17)


_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Marcos.


 Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 28b um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29 Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31 O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

32 O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

34 Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.



 Palavra da Salvação.

 Glória a vós, Senhor.


_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 ”Sem fé, nao há amor.”


No Evangelho de hoje, Jesus entra naquilo que é o coração do Antigo Testamento: os Mandamentos do amor a Deus e ao próximo. Esses dois Mandamentos não estão juntos no Antigo Testamento. Um está em Deuteronômio, capítulo 6, outro é de Levítico, capítulo 19. Porém, Jesus junta esses dois. 

É importante nós observarmos que o primeiro Mandamento não começa com “Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma, com todo o teu entendimento, com toda tua força” e sim com “Ouve, Israel”, “Shemá, Israel”, “O Senhor Nosso Deus é o Único Senhor”, “Adonai Elohenu Adonai ehad”. É o anúncio de uma palavra que temos de ouvir e na qual devemos acreditar, porque é preciso primeiro crer, e não amar.

Aqui está a beleza daquilo que é a mensagem cristã, porque, desde o Antigo Testamento, a dinâmica é a mesma: nós, espiritualmente, precisamos crescer na fé e na caridade; e a esperança é o “motor” que vai fazendo com que busquemos isso cada vez mais. 

São João nos diz isso na sua Primeira Carta: “O amor consiste nisso: Deus nos amou por primeiro” (1 Jo 4, 10). Contudo, nós somente recebemos esse amor abrindo nosso coração e tendo fé de que o Senhor é o nosso Deus. Cristo é Aquele que nos dá a vida, que se importa conosco, que sustenta nosso ser e que está no mais íntimo de nós. Não existem mais deuses, só Ele existe e nos sustenta.

Cristo nos ama de forma extraordinária e única, por isso precisamos acolher esse amor e perceber o quão preciosos somos para o coração de Deus. Tenhamos fé; uma vez que cremos, brotará em nosso coração a graça para respondê-lo com amor verdadeiro. 

Deus mostrou todo o seu amor na Cruz. São Paulo diz: “O amor de Cristo nos impele” (2 Cor 5, 14), “Caritas Christi urget nos”. Ao sabermos que Jesus morreu para nossa salvação, devemos viver para Ele, amando-o com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com todo nosso entendimento e com toda a nossa força.” 

Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...