segunda-feira, 11 de março de 2024

📆 07 de março de 2024 (5ª Feira)

 📆 07 de março de 2024 (5ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

QUINTA-FEIRA DA III SEMANA DA QUARESMA (Roxo 🟪 ; ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

SS PERPÉTUA E FELICIDADE, MÁRTIRES, S. TERESA MARGARIDA REDI, VIRGEM CARMELITA

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

A salvação do povo sou eu, diz o Senhor: de qualquer tribulação em que clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.


_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus onipotente, suplicantes imploramos a vossa majestade: à medida que se aproxima a festa da salvação, nós preparemos, com maior empenho, para celebrar o mistério pascal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Jeremias (Jr 7, 23-28)

_ _ _ _ _ _ 


Leitura do Livro do Profeta Jeremias.


Assim fala o Senhor: 23 Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24 Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25 desde o dia em que seus pais saíram do Egito até ao dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26 mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27 Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28 Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca.'


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _

↪ 1ª Leitura - Jr 7, 23-28

Reflexão - “A nossa felicidade é a razão maior do amor de Deus !” 


Sabemos que por meio dos Seus profetas Deus está sempre nos chamando, nos exortando, abrindo os nossos olhos e demonstrando interesse por nós: “Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo;” “segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar”. O objetivo do Senhor é muito claro quando nos convoca a ouvi-Lo e nos propõe seguir por um caminho novo: “para serdes felizes”! Portanto, a nossa felicidade é a razão maior do Seu esmero e carinho por nós. Os antigos, isto é, o povo de Israel que foi escolhido para receber Dele, amor e proteção, não prestou nenhuma atenção às Suas ordens e, fazendo ouvidos de mercador não quis acolher a via de felicidade que lhe foi oferecida. Com efeito, eles fizeram tudo ao contrário do que lhes fora recomendado e, por isso, andaram para trás. Sua fé morreu junto com o povo no deserto por causa da sua obstinação. Hoje, somos nós o povo escolhido de Deus para andar em Seus caminhos com fé e obediência. Ainda há tempo para ouvir a Sua voz e acolher a Sua orientação e correção. Tudo o que o Senhor deseja é que tenhamos a felicidade. Nós a procuramos tanto pelo mundo a fora e, no entanto, o nosso Criador nos revela como podemos adquiri-la de uma maneira tão simples: ”ouvi a minha voz”! Por meio da Sua Palavra o Senhor nos forma e nos direciona: “amai-vos uns aos outros”; “andai pelo caminho da justiça”; “sede misericordiosos”; “não julgueis”!

Como somos surdos e sem entendimento! Vivemos em busca da felicidade, mas não escutamos a voz de Deus, autor da felicidade. Ouvimos a voz da nossa própria vontade, dos desejos e apelos que brotam dos nossos sentimentos para vivermos somente o que nos apraz, o que nos sacia a humanidade. Mas Deus vê muito além, e sabe profundamente do que nós mais necessitamos. Precisamos estar bem atentos ao que o Senhor nos fala, hoje. O Pai Criador é o Autor da nossa felicidade, por isso, somente Ele sabe onde poderemos encontrá-la. - Por que então não ouvi-Lo? Por que então fazer ouvidos de mercador? – Por que a teimosia? – O que Deus quer falar para você hoje? – Escute a Sua voz, pois Ele tem o caminho para você ser feliz - Você tem seguido o caminho do Senhor ou as más inclinações do seu coração? O que o Senhor tem dito aos seus ouvidos e você ainda não cumpre?"


_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 94 (95)

🗣 Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: não fecheis os vossos corações 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho,* as ovelhas que conduz com sua mão.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 'Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras'.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 94 (95) 


Reflexão -“Se ouvíssemos mais a voz do Senhor e não fechássemos o nosso coração, com certeza a nossa vida tomaria um novo rumo. Seguimos os que os nossos pais nos ensinarem, porém muitas vezes, eles também, se equivocaram e não nos fizeram ouvir a voz do Senhor. É tempo de mudança, é tempo de abrir o coração para percebermos as obras do Senhor e celebrar com cantos de alegria o Seu louvor." 

                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 Evangelho - Lucas 11, 14-23

_ _ _ _ _ _ 


 Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai! 

 

Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente. (Jl 2,12-13)


_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Lucas.


 Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 14 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15 Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 16 Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17 Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18 Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19 Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22 Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23 Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós, Senhor.


_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 ”O que diabo mais odeia em nós.”


Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

No Evangelho de hoje, a luta entre Jesus e Satanás fica claríssima. É interessante observarmos o Evangelho para ver as estratégias de Satanás para nos fazer perder a fé. Quando Jesus expulsa os demônios de um homem, as pessoas começam a crer e a ficar admiradas; e o demônio, desesperado, pensa em como fará para que as pessoas parem de crer em Deus. 

Uma das artimanhas do demônio é fazer com que as pessoas peçam um sinal, uma prova para crer. Porém, se pedimos uma prova, não é porque queremos crer, e sim ver. Desse jeito, nunca teremos fé. Com essas palavras, percebemos que a primeira coisa que o demônio faz nas pessoas é suscitar a dúvida. Existem outras pessoas que, assim como os fariseus, não estão mais duvidando, pois já têm a certeza de que Jesus não é Deus e, justamente por isso, entram num estado de oposição aberta a Cristo. Os fariseus acusam Jesus de ter um poder que vem do diabo, mas, ao fazerem isso, eles mesmos estão se deixando mover pelo diabo. Na história de Adão e Eva, o diabo diz que Deus está mentindo e que eles não morreriam se comessem do fruto proibido. Ou seja, o demônio está chamando Deus de mentiroso enquanto ele próprio é o “pai da mentira”.

Portanto, temos três grupos: o de quem acredita; o de quem está em dúvida, querendo provas; e o de quem não crê e se opõe abertamente a Jesus, criando artifícios e argumentos mentirosos. Portanto, se estivermos sendo tentados a não ter fé, exigindo de Deus provas para crer, devemos de imediato fugir. Existem dois tipos de tentação que não devemos enfrentar: as tentações sexuais e as tentações contra a fé. Quando vier um pensamento ruim, pensemos em outra coisa; não argumentemos com o diabo. Os padres espirituais nos ensinam a combater assim esse tipo de tentação. 

Por isso, peçamos a Deus a graça de sempre conservar nossa fé e de nunca sermos levados pelas tentações do demônio, para assim obtermos a salvação eterna.” 

Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...