segunda-feira, 11 de março de 2024

📆 06 de março de 2024 (4ª Feira)

 📆 06 de março de 2024 (4ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

QUARTA-FEIRA DA III SEMANA DA QUARESMA (Roxo 🟪 ; ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. COLETA BOYLET, VIRGEM FRANCISCANA, FUNDADORA DAS CLARISSAS POBRES. S. ROSA DE VITERBO.

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo! (Cf. Sl 83, 3)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Senhor, vossa incansável misericórdia purifique e proteja a vossa Igreja; e, porque sem vós ela não pode subsistir, governai-a constantemente com o vosso auxílio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Deuteronômio (Dt 4, 1.5-9)

_ _ _ _ _ _ 


Leitura do Livro do Deuteronômio.


Moisés falou ao povo, dizendo: 1 “Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5 Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.

6 Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7 Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8 E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9 Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Dt 4, 1.5-9

Reflexão - “Receita para uma vida nova!” 


Para nós a Terra Prometida pelo Senhor e que Moisés apresenta ao povo é o reino dos céus que acontece já aqui durante o tempo da nossa caminhada terrena e, mais tarde, a plenitude da vida eterna. Por isso Moisés dá ao povo de Israel a receita para que possam assumir uma vida nova na terra que Deus lhes prometeu. Para que possamos também tomar posse do reino que foi preparado para nós precisamos seguir as leis e os decretos do Senhor como normas que nos ajudam na vivência da felicidade aqui na terra. O reino de Deus, ou Terra prometida é, pois, um estado de espírito, resultado da nossa vivência dentro dos mandamentos da Lei de Deus os quais estão gravados dentro de nós. A prática dos ensinamentos do Senhor será para as outras pessoas uma prova da nossa inteligência e sabedoria, pois nos fará viver a felicidade e a paz. Esse estado de espírito nós o observamos nas pessoas que vivem dentro da vontade de Deus e para nós são sinais de que podemos também atravessar o vale escuro como se fosse um dia claro. Aqui mesmo nesta terra teremos sabedoria e inteligência e, por isso, chamaremos atenção para que outros queiram nela também entrar. Este é o reino de Deus o qual devemos ensiná-lo aos nossos filhos e netos. - Você já se sente vivendo numa “terra diferente” ou ainda está à sua espera? - O que seria para você essa terra prometida por Deus? Você tem ouvido os ensinamentos de Deus de coração aberto? Você é feliz? – Você acha que está perto de chegar à terra prometida? – Como você tem vivido os ensinamentos do Senhor? – Qual o resultado da vida que você tem vivido? – Você tem despertado a atenção."

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 147 (147B)

🗣 Glorifica o Senhor, Jerusalém! 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 147 (147B) 


Reflexão -“O Senhor envia suas ordens para a terra por meio da Sua Palavra que nós anunciamos. Do céu Ele faz cair proteção e abrigo para aqueles que confiam nas Suas promessas, pois escutam e praticam a Sua Palavra, Seus Preceitos e Suas Leis. Os preceitos do Senhor nos são dados com carinho, por isso somos chamados a, como Jerusalém, glorificar o Senhor com a nossa vida, nosso louvor e nossas ações."                           

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 Evangelho - Mateus 5, 17-19

_ _ _ _ _ _ 


 Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor! 

 

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Cf. Jo 6,63c.68c)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus. 

 Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18 Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19 Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós, Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 ”Os Mandamentos e o estado de graça.”

 

"No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a observar os Mandamentos. No Sermão da Montanha, Ele, que está nos ensinando o caminho da santidade, afirma: “Não penseis que vim abolir as Leis e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. 

Jesus quer que nós sigamos os Dez Mandamentos, que estão no Antigo Testamento, para que estejamos em estado de graça. É aquilo que Jesus disse para o jovem rico, que lhe perguntou: “Senhor, o que devo fazer para entrar no Reino dos Céus?” e Cristo, então, dá para ele os Mandamentos. Se nós observarmos os Dez Mandamentos, buscarmos a confissão com frequência e permanecermos em estado de graça, obteremos uma força interior. Mas se pensarmos que Deus é bondoso com todos, que perdoa facilmente e que basta “amar”, sem necessidade de observar os Mandamentos, não conseguiremos amar verdadeiramente e não estaremos na verdade. Basta ver o que diz São João: “O critério para sabermos que O conhecemos é este: se observamos os seus Mandamentos. Quem diz: “Eu conheço Deus”, mas não observa os seus Mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele” (1 Jo 2, 3-4).

Na sequência dessa passagem, o evangelista diz que Deus é amor. Diante disso, algumas pessoas dirão: “Mas eu conheço Deus. Ele é amor; portanto, não precisamos viver os Mandamentos”. Porém, como é possível conhecer Deus e não observar os Mandamentos? No mesmo capítulo onde São João diz que Deus é amor, ele também fala que, naquele que guarda a Palavra de Cristo, o amor de Deus é plenamente realizado. Precisamos entender que, se, por um lado, Deus é amor; por outro lado, nós temos um coração de pedra. E como um coração de pedra poderá amar? Arrependendo-se dos seus pecados e confessando-se, para que a graça de Deus, o Espírito Santo, una-nos a Cristo e comecemos a realizar obras de amor.

Percebemos, portanto, o quanto o amor de Deus é realizado plenamente quando observamos os Mandamentos. Quando estamos em estado de graça, o amor de Deus começa a se manifestar e ser plenificado dentro de nós. Como observa São João: “Quem diz que permanece em Deus, deve pessoalmente caminhar como Jesus caminhou” (1 Jo 2, 6). Eis aí o caminho quaresmal. Cristo quer estar com cada um de nós, para que permaneçamos nele e produzamos frutos.” 

Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...