quinta-feira, 13 de julho de 2023

📆 *14 de Julho de 2023 (6a Feira)*

 📆 *14 de Julho de 2023 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEXTA-FEIRA DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. CAMILO DE LÉLIS, SACERDOTE, FUNDADOR DOS CLÉRIGOS REGULARES MINISTROS DOS ENFERMOS / FRANCISCO SOLANO E GASPAR DE BENE. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos. *(Sl 47,10-11)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gênesis 46, 1-7. 28-30*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1Israel partiu com tudo o que tinha. Ao chegar a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai, Isaac. 2Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: “Jacó! Jacó!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 3E Deus lhe falou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. 4Eu mesmo descerei contigo ao Egito e te reconduzirei de lá quando voltares; e é José que te fechará os olhos”. 5Jacó levantou-se e deixou Bersabeia, e seus filhos o puseram, com as crianças e as mulheres, sobre os carros que o Faraó enviara para os transportar. 6Levaram, também, tudo o que possuíam na terra de Canaã; e foram para o Egito, Jacó com toda a sua família, 7com seus filhos e netos, suas filhas e toda a sua descendência. 28Jacó enviou Judá na frente para avisar José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. E chegaram à terra de Gessen. 29José mandou atrelar seu carro e subiu a Gessen ao encontro do pai. Logo que o viu, lançou-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30Israel disse a José: “Agora, morrerei contente, porque vi a tua face e te deixo com vida”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 46, 1-7. 28-30*

 *Reflexão - “A alegria do reencontro”*

“Deus tinha um plano para o povo de Israel e, por isso, agora, chamava Jacó e sua família rumo ao Egito. Aos poucos Ele revelava para Jacó ou Israel o que projetara para ele e a sua família.  Jacó reuniu, então, todo o seu povo e levou-o para o Egito onde estava o seu filho, José.   Antes que saíssem, porém, o Senhor lhe assegurou: " não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. Eu mesmo descerei contigo..." Sempre que o Senhor nos convoca para realizar uma grande obra nós precisamos ter a certeza de que Ele estará à frente abrindo caminhos para a nossa travessia.    Os que se deixam escolher por Deus têm assegurados a Sua proteção e o Seu amparo, mesmo passando por muitas tribulações.  Jacó ainda sofria a dor da separação de José, porém, o Senhor é fiel e lhe concedeu a alegria de reencontrar o seu filho antes de morrer. Isso também pode acontecer conosco, quando às vezes, perdemos a esperança diante das nossas frustrações, dos nossos fracassos ou dos acontecimentos que nos fazem perder alguém, ou algo de muito precioso. Jamais devemos perder a esperança de que Deus está atento a todos os nossos movimentos e às nossas necessidades. Assim sendo, de alguma forma, Ele nos fará reencontrar o que para nós parecia perdido. - Você tem confiança nos planos de Deus para a sua vida mesmo que tenha de passar pelo sofrimento? - Você se sente chamado (a) para realizar alguma grande obra de salvação para os filhos de Deus? - Existe alguma coisa muito importante para você que considera perdida? - Você sabe que Deus está atento às suas necessidades e quer de alguma forma lhe resgatar as coisas preciosas que perdeu?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 36*

🗣 *A salvação vem de Deus!*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 36*

*Reflexão* - “Deus jamais abandona os seus amigos, diz o salmista. Os amigos de Deus são justamente aqueles que confiam no Senhor e fazem o bem; os que colocam a sua alegria no Senhor. A salvação vem do Senhor e é Ele quem nos protege nos momentos de aflição. Nunca poderemos duvidar da proteção de Deus porque Ele cuida da nossa vida e nos concede a herança da vida eterna. O Senhor é a nossa salvação e o nosso amparo, não nos esqueçamos disso.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 10, 16-23*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Quando o Paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado. *(Jo 16, 13a; 14, 26d)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Odiados por causa do amor.”*

“Serei odiados por todos”, diz o Senhor, “porque o mundo me odiou a mim antes que a vós”. E se odiaram o Amor, por que haveriam de suportar a nós, que tão pouco amamos? Se Jesus é o Bom Pastor, por que então, como lemos no Evangelho de hoje, envia algumas de suas ovelhas para o meio dos lobos, além de prever, com bastante realismo, as perseguições que elas hão de sofrer? A resposta é simples: porque estas ovelhas — Apóstolos, missionários e simples fiéis — serão sempre odiadas pelo mundo assim como o foi Aquele que as enviou, conforme o vaticínio feito na Última Ceia: “Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós” (Jo 15, 18). Eis porque se iludem certas pastorais que, apesar de toda boa-vontade, pensam ser possível anunciar o Evangelho sem despertar a ira e a indignação de quem ainda vive no pecado e na ignorância. É claro, sim, que nem todos reagem com virulência à pregação de Cristo; mas nem por isso deixa de ser verdade que a esmagadora maioria das pessoas odeia a Igreja. Se, com efeito, o próprio Amor se fez carne, e foi crucificado; se os santos muito amaram, e foram martirizados; se os pregadores, enfim, anunciaram a verdade, e foram rejeitados, por que motivos achamos nós que, com o nosso “bom mocismo” e a nossa “caridade aguada”, não sofreremos as mesmas coisas, as mesmas investidas do diabo e dos amigos do ódio e da mentira? Não é temerária imprudência, mas zelo e amor o que leva Jesus a advertir os Apóstolos e, por meio deles, a todos nós acerca do risco que não podemos deixar de enfrentar: “Sereis odiados por todos, por causa do meu nome”. Isso, longe de arrefecer o nosso apostolado, deve infundir-nos ainda mais ânimo, porque é o nosso Pastor quem nos protegerá e é a sua virtude que fará dar bom fruto a Palavra que por nossa boca Ele quer espalhar: “Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós”. Que o Senhor nos conceda, pois, a graça da perseverança, a fim de nos mantermos fiéis à sua doutrina, firmes diante das negações do mundo e prontos para aceitar com espírito de reparação todos os sofrimentos por que tivermos de passar: “Esse será salvo”!”.

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...