sábado, 15 de julho de 2023

📆 *15 de Julho de 2023 (Sábado)*

 📆 *15 de Julho de 2023 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO BOAVENTURA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. Comum ou dos Pastores – Of. da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. BOAVENTURA DE BAGNOREGIO, CARDEAL, BISPO DE ALBANO E DOUTOR DA IGREJA, FRANCISCANO / S. POMPÍLIO M. PIROTTI / JUSTA, ROSÁLIA E CHARBEL. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus. *(Sl 36, 30-31)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de São Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gênesis 49, 29-32; 50, 15-26a*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo: 49, 29“Eu vou juntar-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela, que está no campo de Efron, o hitita, 30defronte de Mambré, no país de Canaã. É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita, junto com o campo, como propriedade funerária. 31Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, ali se sepultaram também Isaac e sua mulher Rebeca; e foi lá que sepultei Lia”. 32Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos, recolheu os pés sobre a cama e morreu; e foi reunido aos seus. 50, 15Ao verem que seu pai tinha morrido, os irmãos de José disseram entre si: “Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu, e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos”. 16E mandaram dizer-lhe: “Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos 17que te disséssemos estas palavras: ‘Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos, e o pecado e a maldade que usaram contra ti’. Nós pedimos, pois, que perdoes o crime dos servos do Deus de teu pai”. Ouvindo isto, José pôs-se a chorar. 18Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: “Somos teus servos”. 19Ele respondeu: “Não tenhais medo. Sou eu, porventura, Deus? 20Vós pensastes fazer mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente. 21Não temais: eu vos sustentarei e a vossos filhos”. E assim os consolou, falando-lhes com doçura e mansidão. 22E José ficou morando no Egito, com toda a família de seu pai, e viveu cento e dez anos. 23José viu os filhos de Efraim até a terceira geração, e os filhos de Maquir, filho de Manassés, que José também recebeu sobre seus joelhos. 24José disse aos seus irmãos: “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. 25Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: “Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco”, 26aJosé morreu, completando cento e dez anos de vida.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 49, 29-32; 50, 15-26a*

 *Reflexão - “A história do povo de Deus nos ajuda a entender melhor a nossa própria história.”*  

“Quando refletimos sobre os fatos e os acontecimentos daquela época nós encontramos semelhança com o que se passa hoje, nos nossos dias.   A história do povo de Deus nos ajuda a entender melhor a nossa própria história.   Na Bíblia nós percebemos os erros e os acertos dos homens e mulheres que foram escolhidos pelo Senhor para escreverem a história da salvação humana. Em cada narrativa nós podemos apreender lições muito importantes para as nossas contradições. O Senhor aproveitou o erro dos filhos de Jacó a fim de conduzir José ao Egito e assim atrair o povo de Israel para um tempo de escravidão, de aprendizado, de sacrifícios. Tudo isso, com o intuito de exercitá-los para que pudessem tomar posse em definitivo da terra que Ele prometera a Abraão.   Abraão, Isaac e agora, Jacó, não puseram os pés na “terra em que correria leite e mel” conforme anunciara o Senhor, nem por isso deixaram de acreditar que a sua descendência iria alcançar a promessa de Deus. O Senhor também nos promete uma terra, lugar de felicidade e de paz, intimidade com ele. No entanto, a terra que nós esperamos receber, muitas vezes é a conquista dos nossos desejos materiais e humanos. Queremos que as promessas de Deus se cumpram imediatamente, da maneira como ambicionamos. Com efeito, se não virmos logo com os nossos olhos, todos os nossos desejos concretizados, nos desesperamos e entendemos que já não há mais tempo nem condições para que aconteça aquilo que Deus nos prometeu. O Senhor nos promete uma terra para nós e a nossa descendência, por isso, ela é para nós e para nossos filhos. No entanto, ela acontecerá quando Ele desejar.  acó e José fecharam os olhos, mas não perderam as esperanças.  “Eu vou morrer, Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”, disse José antes de fechar os olhos.  O que Deus prometeu a eles promete também a nós e a nossa descendência.   A terra prometida onde corre leite e mel é o reino dos céus vivido aqui na terra, é a eternidade que já começa agora e, depois da nossa morte, a visão beatífica de Deus. Enquanto isso, nós também estamos sendo exercitados no Egito, isto é, no mundo em que vivemos enquanto enfrentamos os desafios e as barreiras próprias da nossa existência humana.  - Você compreende que as suas provações o exercitam para uma vida melhor? - Você tem consciência de que Deus o atrai para renovar a sua vida? -Você confia nas promessas do Senhor e ainda espera que tudo aconteça como a Palavra afirma?  - Você já pensou que a sua descendência serão todos aqueles que virão depois de si e que para isso o seu testemunho é importante?  

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 104*

🗣 *Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 104*

*Reflexão* - “Os descendentes de Abraão e de Jacó são os que buscam o Senhor Deus de coração e se rendem humildemente ao Seu chamado. Os patriarcas da fé foram fiéis na sua missão. Esperaram no Senhor e não se decepcionaram. Nós, seus descendentes, temos o seu exemplo e, por isso, na nossa vida deve vigorar a lei do Senhor a fim de que possamos glorificar o Seu nome em toda a terra. Temos a oportunidade de fazer isso enquanto vivemos, depois, já não será mais necessário, porque já estaremos vivendo a própria glória dos céus.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 10, 24-33*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Felizes sereis vós, se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus. *(1Pd 4, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Somos transformados naquilo que amamos”*

“Celebramos hoje a memória de São Boaventura, um desses grandes teólogos e Doutores da Igreja que nos ensinam a amar Jesus. Quando criança, Boaventura teve uma doença. O pai, que era médico, desesperou de que a criança pudesse ser salva; mas a mãe, católica piedosa, fez uma promessa a São Francisco de Assis, e o pequeno Giovanni — nome de batismo de São Boaventura — foi curado. Mais tarde, quando São Boaventura foi para Paris, grande centro intelectual da época, conheceu pessoalmente os franciscanos e ficou fascinado por aquele movimento apostólico. O que atraiu verdadeiramente o coração de São Boaventura? Ele mesmo nos diz: o frescor da Igreja nascente. A Igreja parecia nascer outra vez e, como Jesus, na pobreza de Belém, isto é, na pobreza franciscana. Mas não somente isso, também havia a imitatio Christi, a imitação de Cristo, que São Boaventura via em São Francisco de Assis, realização do ideal cristão de configuração a Nosso Senhor. Pode parecer coisa pretensiosa, de franciscano, quando, na verdade, o que nós temos aqui é um dado muito concreto: São Francisco de Assis, embora não fosse sacerdote ordenado, teve a graça de se configurar a Jesus de tal maneira, que recebeu no próprio corpo os estigmas de Cristo; portanto, na carne de Francisco, São Boaventura viu o que significava unir-se a Cristo. Eis aí uma das grandes contribuições da teologia de São Boaventura e da teologia franciscana, a centralidade da virtude da caridade. Enquanto em outras teologias se enfatiza muito a fé ou outras virtudes, a vontade ardente, a chama de amor, é o típico da Ordem seráfica. Com efeito, quando amamos uma coisa, de certo modo nos transformamos nela; logo, se eu amo a baixeza, eu me transformo em vileza. Quem se entrega ao pecado, à sujeira, a coisas mundanas, vai se tornando cada vez mais feio, cada vez mais tremendo e mais horroroso, de se ver e de se conviver; mas, para quem ama Jesus, o amor é a ação do Espírito Santo, que acende no coração fiel a chama do amor, labaredas que o vão consumindo e transformando em Cristo, até que se possa dizer dizer como São Paulo: “Vivo, mas não eu; é Cristo quem vive em mim” (Gl 2, 20). Quem conheceu São Boaventura e o seu testemunho dizia que era um homem tão bom e tão afável, que bastava estar com ele para se comover os corações. Que mais se poderia dizer de um homem configurado a Cristo? Que São Boaventura nos ilumine e nos dê a graça do Espírito Santo que nos configura a Cristo e verdadeiramente nos une a Ele como a esposa ao esposo num só corpo. São Francisco, de certo modo, foi um só corpo com Jesus. Se Boaventura não recebeu os estigmas, pela bondade do coração alcançou semelhante configuração a Cristo, com que se fez uma só realidade: “Vivo, mas não eu; é Cristo quem vive em mim”..

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...