domingo, 30 de julho de 2023

📆 *01 de agosto de 2023 (3a Feira)*

  📆 *01 de agosto de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. Comum ou dos Pastores - Of. da memória)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR / SS. SETE IRMÃOS MÁRTIRES MACABEUS / S. PEDRO FABRO, PRESBÍTERO / ESPERANÇA E CARIDADE.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus. *(Ez 34, 11. 23-24)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que suscitais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo Santo Afonso Maria, no zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele a recompensa celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Êxodo 33, 7-11; 34, 5b-9. 28*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Êxodo. 

Naqueles dias, 7Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía para a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. 

8Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. 

9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés. 

10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 

11O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.

34, 5bMoisés permaneceu diante de Deus invocando o nome do Senhor. 

6O Senhor passou diante de Moisés, proclamando: “O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 

7que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração!” 

8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 

9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”. 

28Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Êxodo 33, 7-11; 34, 5b-9. 28*

*Reflexão - “Face a face com o Senhor.”*

“Como um homem fala com seu amigo, assim também Moisés falava face a face com o Senhor, na tenda da reunião, erigida num lugar afastado do acampamento. Enquanto orava, com certeza, Moisés confidenciava ao Senhor as suas angústias e aflições por causa do povo que conduzia. Um povo, que mesmo de cabeça dura, era aquele que o Senhor lhe entregara, por isso, Moisés intercedia e pedia ao Senhor que caminhasse com eles, perdoasse os seus pecados e os acolhesse como Sua propriedade. Jesus Cristo é o nosso Moisés, que intercede por nós junto do Pai e pede a Ele que tenha misericórdia de nós e da nossa descendência. Em Jesus, foi nos dada também a oportunidade de ter intimidade com o Pai de pedir a Ele o auxílio para a nossa caminhada. Hoje nós armamos a tenda da reunião dentro do nosso próprio coração e o Senhor também fala conosco e escuta as nossas confidências como se faz a um amigo. Hoje também nós temos acesso à Sua misericórdia, paciência, bondade e fidelidade. No entanto, como falou para o povo no deserto o Senhor também nos adverte que as nossas ações boas ou más têm consequências na qualidade da nossa vida. Aquele povo que caminhava no deserto era um povo de cabeça dura e apesar das advertências de Deus errava e sofria em decorrência dos seus malfeitos. Nós também temos conhecimento do que é bom e do que é mal, pois o Senhor nos instrui, assim sendo, a bênção ou a maldição vêm como resultado das nossas obras.   Somos também um povo de cabeça dura, mas através da nossa oração, da nossa súplica o Senhor nos manifesta a Sua graça e nos ensina com a Sua Palavra a caminhar para a santidade. O Senhor investiu em nós o Seu Amor e a Sua misericórdia e nunca poderemos pensar que não há jeito para a nossa situação de pecador, pois somos parte da Nova Aliança que o Pai fez no Seu Filho Jesus Cristo. – Você alguma se entristeceu com o seu ser pecador e achou que não havia mais jeito para si? - Você confia na intercessão de Jesus diante do Pai? - Você é uma pessoa que gosta de se justificar e se desculpar? - Você se considera um (a) pecador (a)? – Você costuma falar com Deus na tenda da reunião?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 102* 

🗣 *O Senhor é indulgente, é favorável.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem;🗣 

_ _ _ _ _ _

4️⃣ quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 102* 

*Reflexão* - “O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas, diz o salmista, porque ele é indulgente, é favorável, paciente e bondoso. O Senhor nos trata como filhos e filhas amados e quer salva a cada um de nós por meio do Seu amor. Basta que entendamos isso! Ele não quer nos castigar, pelo contrário, Ele deseja que cultivemos uma confiança cega na Sua justiça e misericórdia. Somos oprimidos pelo pecado, pela mentalidade do mundo e o Senhor compreende a nossa situação. Por isso, Ele não fica sempre repetindo as suas queixas nem guarda rancor contra nós. A justiça de Deus é o amor vivendo sempre em nós.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 36-43*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _A semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou._

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 

37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 

38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 

39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 

40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 

41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 

43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Por que Deus permite o mal?”*

“Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”. A parábola do joio e do trigo (cf. Mt 13, 24–30.36–43). — Com esta parábola, também tomada do mundo agrícola, como as duas que a precedem, explica o Senhor aquele mistério da iniquidade que já angustiava a Igreja primitiva (cf. 2Ts 2, 7), isto é, a questão sobre a origem, o crescimento e o fim do mal moral dentro da Igreja. Imagem (v. 24-30). — O Reino dos Céus é semelhante a um homem… isto é, o Reino dos Céus pode comparar-se com um homem que semeou boa semente em seu campo; na hora, porém, em que os homens repousavam, isto é, à noite (o termo homens parece referir-se não só aos vigias, mas a todos em geral), veio o seu inimigo (ὁ ἐχθρὸς, inimigo principal), semeou joio (provavelmente “lolium temulentum”) no meio do trigo e partiu. Semelhantes exemplos de vingança se vêem ainda hoje, não raro, no Oriente. O lolium temulentum é bastante semelhante ao trigo até que irrompam as espigas, quando se torna mais fácil distingui-los. — O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio, de modo que já se podiam distinguir. Aos servos, admirados com o ocorrido e desejosos de recolher o joio, respondeu o pai de família: Não, arrancando o joio, arriscais tirar também o trigo, pois as raízes de uma e outra planta, do trigo e do joio, se entrelaçam e misturam; no tempo da colheita será mais fácil separá-los, e o joio será lançado ao fogo e o trigo, recolhido no celeiro. Explicação da parábola (v. 36-43). — Três elementos se podem individualizar na explicação de Cristo: a) A semeadura de joio. — O semeador de trigo, isto é, do Evangelho é o Filho do Homem; o campo em que a semente é lançada é o mundo, isto é, todos os homens, que são chamados à verdade por Deus; a boa semente são os filhos do Reino, que aceitam a doutrina evangélica; o joio são os filhos do Maligno, isto é, as ideias e afetos contrários ao Evangelho, que o diabo semeia no coração dos que lhe estão sujeitos; e os próprios homens perversos, que admitem tais ideias e afetos, são semente de iniquidade não só para si mesmos, mas também para os demais. Segundo alguns autores, trata-se nesta parábola apenas dos hereges; a maioria, no entanto, pensa tratar-se de todo e qualquer pecador: “O que semeia o diabo é pecado” (S. Ambrósio, Hexæm. III 10, 44: PL 14, 187). Da solicitude do inimigo em semear joio em campo de trigo pode-se inferir com quanto zelo e solércia o diabo e seus satélites trabalham pela propagação do mal. b) O crescimento do joio no meio do trigo, quer dizer, a contínua mistura de bons e maus na Igreja neste mundo: Deixai-os crescer juntos até a colhei­ta (v. 30). A que fim, porém, se ordene esta conjunção de bons e maus, pode-se conjeturá-lo com os SS. Padres e os autores mais abalizados: α) para que os maus tenham tempo de arrepender-se, porque muitos primeiro são joio, mas depois se tornam trigo (cf. Ps.-Agostinho, Quæst. XVII in Mat., XII, n. 4: PL 35, 1371); β) para que, pelos maus, se exercite a virtude dos justos: “Acabai com as perseguições, e acabam-se os mártires” (S. Ambrósio, In Ps. 118, 106: PL 15, 1470); γ) “porque alguns parecem maus, mas não o são” (S. Tomás, Super Mat. XIII, l. 2); δ) para que se manifeste a longanimidade de Deus em esperar, e a sua justiça em punir mais tarde com eternos suplícios. — O zelo imprudente dos servos significa o ardentíssimo, mas intempestivo, desejo de que muitas vezes se consomem os bons de arrancar do mundo todos os males, embora a sapientíssima regra da divina Providência determine ser melhor tirar o bem do mal do que permitir que não haja mal algum (cf. S. Agostinho, Enchir. c. 27: PL 40, 245). — É ocioso notar que esta parábola não fala dos escândalos a serem coibidos ou permitidos pela autoridade eclesiástica, senão que expõe tão-somente uma regra geral do governo divino e dá uma das razões por que Deus permite haver males no mundo. c) O fim do joio, ou a consumação do século. No tempo da colheita, ou seja, no dia do Juízo, os anjos hão de separar os bons dos maus e retirar todos os escândalos, isto é, os homens que são escândalo para os outros, e a estes os lançarão na fornalha ardente, isto é, no lugar do eterno suplício, onde haverá choro e ranger de dentes (símbolo da desesperação dos réprobos). — Os justos resplandecerão (a luz é símbolo da glória e da bem-aventurança) como o sol no Reino de seu Pai.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...