domingo, 30 de julho de 2023

📆 *02 de Julho de 2023 (4a Feira)*

 📆 *02 de Agosto de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ESTÊVÃO I, PAPA / S. PEDRO JULIÃO EYMARD, SACERDOTE FUNDADOR DOS SACRAMENTINOS / S. EUSÉBIO, BISPO. 

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. *(Sl 67, 6-7. 36)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Êxodo 34, 29-35*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Êxodo. 

29Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele do seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 

30Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar.

31Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da Comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 

32todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.

33Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 

34Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado.

35E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento em que entrava para falar com o Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Êxodo 34, 29-35*

*Reflexão - “Bronzeados pela graça de Deus”* 

“Todas às vezes em que se recolhia para falar a sós com o Senhor, Moisés voltava com o rosto resplandecente. Na intimidade com Deus, Moises recebia as ordens para que fossem transmitidas ao povo que conduzia. Quando o povo via a pele do rosto de Moisés resplandecer sentia medo, mas acreditava que Ele estivera com Deus. O mesmo acontece conosco quando nos recolhemos para ouvir o Senhor, para adorá-Lo e receber Dele instruções para a nossa caminhada e da nossa família. Quando realmente nos prostramos diante de Deus e recebemos Dele a Sua Luz, a nossa face se ilumina e mesmo sem saber nós damos testemunho disso por meio das nossas palavras, ações e reações.  Por meio da luz do Espírito Santo nós ficamos bronzeados, isto é, cheios da graça de Deus e conseguimos transmitir alegria, paz, confiança, bondade, e muito mais. Erroneamente, às vezes, nós procuramos palavras para convencer as pessoas de alguma coisa, fazemos cálculos sobre os conselhos que precisamos dar a alguém e nos esquecemos de ir diante do Senhor para saber qual é a Sua vontade para ela. Perdemos tempo e não conseguimos alcançar os nossos objetivos. Aprendamos, pois, com Moisés a nos apresentar diante do Senhor para falar-Lhe, retirando o véu que encobre a nossa verdadeira face e nos desnudando diante Dele para que também sejamos bronzeados com a sua graça e, assim, possamos conduzir o povo que nos foi confiado. Teremos então convicção plena de que daremos a orientação certa e seremos ouvidos por todos os que vêm a nossa face esplandecer. - Você tem ido conversar com o Senhor, receber dele as instruções para a sua vida e daqueles a quem ama?   - Qual tem sido a ação do Espírito Santo em você?  Você é uma pessoa que transmite o poder de Deus? - Você  dá testemunho através dos gestos, do seu semblante, das suas ações, reações  e das suas palavras que tem encontrado o próprio Deus? Você transmite alegria, confiança?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 98* 

🗣 *Santo é o Senhor nosso Deus!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.🗣 

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 98* 

*Reflexão* - “Porque o Senhor é Santo é que todos nós devemos nos prostrar perante Seus pés e exaltar o Seu Santo Nome. Todos os homens da Bíblia souberam reconhecer a Majestade do Senhor, guardando a Sua Lei e os Seus preceitos, por isso, tiveram êxito na sua missão. Nós também, hoje, precisamos exaltar o Senhor nosso Deus e prostrar-nos perante o Seu Monte Santo, que está dentro do nosso coração, lá onde o Espírito Santo ouve a sua voz e nos concede poder para guardar os ensinamentos que nos são revelados.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 44-46*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. *(Jo 15, 15b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 

45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 

46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A pérola de grande valor.”*

“Jesus é aquela pérola de grande valor pela qual vale a pena vender tudo alegremente, desprezando todas as coisas e tendo-as em conta de lixo, para ganhar Cristo e estar com Ele. No Evangelho de hoje, o Senhor estabelece duas belas comparações com o Reino dos Céus: ele é como um tesouro escondido no campo e como uma pérola de grande valor. Um detalhe importante que não podemos deixar despercebido é o fato de Jesus dirigir estas palavras, não às multidões, como está escrito no Lecionário, mas aos discípulos. É o próprio Evangelista quem o nota, quando escreve pouco versículos antes que o Senhor, tendo despedido a turba, entrou em casa, e seus discípulos agruparam-se ao redor dEle para perguntar-Lhe privadamente o sentido da parábola do joio no campo (cf. Mt 13, 36). Ele, que falava ao povo por meio de figuras (cf. Mt 13, 34), explica tudo de forma clara e aberta aos que O seguem de perto, visto que já começaram a crer como convém e a conhecê-lO na intimidade. É por isto, aliás, que depois de estabelecer as duas comparações referidas acima, Ele pergunta aos discípulos: "Compreendestes tudo isto?", que Lhe respondem sem demora: "Sim, Senhor" (Mt 13, 51). Pois os que se aproximam de Cristo de coração sincero e se deixam iluminar pela fé tornam-se capazes, como escribas instruídos nas coisas do Reino dos Céus (cf. Mt 13, 52), de enxergar a presença do Senhor em cada passagem das Sagradas Escrituras; vêem-nO escondido em todo o Antigo Testamento, como um tesouro enterrado no campo, e O reconhecem como uma jóia de inestimável valor, pela qual vale a pena entregar tudo com alegria. Peçamos-Lhe hoje o dom da fé e a graça de O termos sempre bem perto, como um Amigo íntimo, a fim de podermos dizer um dia com São Paulo: "Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele" (Fl 3, 8). Façamos também nesta quarta-feira o propósito de dedicarmos a partir de hoje um pouco mais de tempo à oração pessoal, na qual temos a alegria de encontrar-nos com Aquele que tem direito ao nosso amor e à nossa atenção contínua.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...