terça-feira, 20 de junho de 2023

📆 *21 de Junho de 2023 (4a Feira)*

   📆 *21 de Junho de 2023 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO LUÍS GONZAGA, RELIGIOSO, MEMÓRIA* (Cor Branca, Pref. Comum ou dos Santos - Of. da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. LUÍS GONZAGA, JESUÍTA, PADROEIRO DA JUVENTUDE CATÓLICA / DEMÉTRIA E ALBANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O homem de coração puro e mãos inocentes é digno de subir à montanha do Senhor e de permanecer em seu santuário. *(Cf. Sl 23, 4. 3)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 2 Coríntios 9, 6-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 6“quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”. 8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça. 11Assim, ficareis enriquecidos em tudo e podereis praticar toda espécie de liberalidade, que, através de nós, resultará em ação de graças a Deus. 

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Coríntios 9, 6-11*

 *Reflexão - “A nossa alegre generosidade agrada a Deus”*

“Deus ama quem dá com alegria”! São Paulo nos conscientiza de que Deus se agrada da nossa alegre generosidade, pois ela é uma forma de ação de graças. Assim, ele nos convida a ter um coração generoso, sem pesar nem constrangimento. Dar com alegria, sem constrangimento e de coração é partilhar o que possuímos com um propósito fiel de contribuir para o bem e promoção do próximo. Aquele que assim o faz receberá a graça de Deus para que tenha tudo e ainda tenha de sobra para “toda obra boa”, pois a colheita é dimensionada na proporção do que foi plantado. Quando a nossa doação é feita com alegria ela é colocada nas mãos do Senhor que a multiplicará em bênçãos e graças que voltam para nós. Isto agrada a Deus! Ele mesmo multiplicará as sementes da nossa oferta em nosso próprio proveito, a fim de que nos sobre muito mais ainda para que possamos espargir e semear. É só conferir!  A nossa natureza humana, decaída pelo pecado original nos leva a temer o futuro e assim faz com que tenhamos gestos limitados e estreitos no ato de partilhar com o próximo. Porém, a Palavra de Deus nos assegura que “Aquele que dá a semente ao semeador e que dá o pão como alimento, multiplicará as nossas sementes e aumentará os frutos da nossa justiça”. Precisamos confiar mais na Providência de Deus para ajudar a construir um mundo mais fraterno. – Você costuma partilhar com alegria ou com constrangimento? – Você confia na providência de Deus para a sua vida? – Você costuma envolver-se com a vida das pessoas mais necessitadas?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 111*

🗣 *Feliz aquele que respeita o Senhor!*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 111*

*Reflexão* - “Respeitar o Senhor não consiste somente em uma vida de oração e de louvor, mas também no exercício da caridade e da fraternidade.   O homem é correto, generoso e compassivo quando reparte com os pobres os seus bens. Aí, então, sempre haverá glória e riqueza em sua casa e sua descendência será forte sobre a terra. Ele é como uma luz que brilha nas trevas e permanece para sempre o bem que fez. ”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 6, 1-6. 16-18*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele nós viremos. *(Jo 14, 23)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”O que significa ser hipócrita?”*

“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles”. Alerta-nos Cristo no Evangelho de hoje contra o vício da hipocrisia, que de tão estendido entre os fariseus tornou-se quase sinônimo de farisaísmo. Mas em que consiste esse pecado, um dos mais condenados por Nosso Senhor? Peca por hipocrisia quem perverte de tal modo a intenção das próprias obras, que não as faz mais do que por ostentação, isto é, para dar exteriormente a impressão de agir bem, mas sem a conformidade interior da vontade a fazer verdadeiramente o bem. É por isso que a hipocrisia, diz S. Tomás de Aquino, é certa espécie de jactância que, para alardear santidade, se serve de todos os atos de virtude que são sinais de uma pessoa santa, como o jejum, a esmola e a oração (cf. In IV Sent., d. 16, q. 4 a. 1 qc. 2 c.). O que caracteriza a hipocrisia, portanto, é que sempre perverte a intenção de obras boas em si mesmas, convertidas pelo hipócrita em simples teatro, sem qualquer correspondência com a retidão interior da vontade. Por isso, Jesus adverte: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles”. A hipocrisia, porém, não deve confundir-se com a vanglória, que pode coexistir com uma intenção reta, mas surge de uma intenção secundária e parasitária de fazer o bem, não só por ser bom, mas também para ser admirado por si ou por outros. Enquanto a vanglória é um pecado relativamente comum, sobretudo nos estágios iniciais da vida espiritual, quando o exercício da virtude ainda se vê perturbado por essa afetação silenciosa ou desejo de aparecer, a hipocrisia é propriamente um vício e, portanto, um extremo moral mais ou menos raro, embora tanto mais perigoso quanto mais nos incapacita para o arrependimento. Se identificamos, pois, em nosso coração os desvios da vanglória, esse gosto oculto em sentir-se e parecer “santinho”, não desanimemos, porque a superação dela é parte normal da vida cristã; mas tampouco baixemos a guarda, porque a santidade verdadeira só é possível onde há pureza de intenção: “Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus”.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...