segunda-feira, 12 de junho de 2023

📆 *13 de Junho de 2023 (3a Feira)*

  📆 *13 de Junho de 2023 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E LISBOA, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. Comum ou dos Pastores - Of. da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. ANTÔNIO DE PÁDUA, SACERDOTE FRANCISCANO E DOUTOR DA IGREJA / PEREGRINO E AQUILINA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa nova aos pobres e curar os corações contritos. *(Lc 4, 18)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã, e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 2 Coríntios 1, 18-22*

_ _ _ _ _ _

✉ Início da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é “sim e não”. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi “sim e não”, mas somente “sim”. 20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu “sim” garantido. Por isso também, é por ele que dizemos “amém” a Deus, para a sua glória. 21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações. 

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Coríntios 1, 18-22*

 *Reflexão - “Jesus é o Sim do Pai para a humanidade.”*

“Os princípios de Jesus são sempre os mesmos ao longo de todos os tempos e não há nada no Seu Evangelho, que ontem haja sido “sim” e que hoje se torne “não”. É isto que São Paulo nos lembra nesta leitura! Todas às vezes em que imaginamos que os ensinamentos de Jesus, no passado, não possam da mesma forma, serem aplicados nos “tempos modernos”, estamos equivocados (as), pois, Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Somente Jesus e ninguém mais, tem palavra de vida eterna. A cada um de nós compete apenas proclamar com veemência a verdade que não muda e é por Jesus que dizemos “amém” a Deus, para a Sua glória. Em Jesus todas as promessas de Deus têm seu cumprimento, pois Ele é o Sim do Pai para a humanidade e o Espírito Santo é o selo que foi impresso em nós como sinal de que o Seu Amor foi derramado em nossos corações. – Qual é a sua concepção sobre os ensinamentos de Jesus que vão de encontro à mentalidade do mundo? – Você acha que alguma coisa que Jesus pregou já não serve mais? – Qual a sua reação quando você ouve dizer isso?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 118*

🗣 *Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome!🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade!🗣

_ _ _ _ _ _

6️⃣ Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!🗣

_ _ _ _ _ _ 

7️⃣ Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 118*

*Reflexão* - “Mesmo que sejamos pobres, humildes, pequenos, limitados e pecadores, quando nós acolhemos a Palavra de Deus como farol para a nossa caminhada e a aceitamos como fonte de felicidade para a nossa vida nós podemos também cantar como o salmista. A Palavra do Senhor nos revela os segredos do coração do Pai. Quando meditamos com a Palavra de Deus nós contemplamos o brilho do Seu semblante glorioso.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 5, 13-16*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai Celeste! *(Mt 5, 16)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”..

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Bem-aventurados os santos!”*

“Só Cristo é verdadeiro sal da terra e luz do mundo; nós, deixando o Filho ser gerado em nós pela força do Espírito, somos apenas testemunhas do que Deus é capaz de fazer servindo-se de um instrumento tão débil como o homem. As palavras que Jesus dirige hoje a seus Apóstolos encontram-se situadas no discurso das bem-aventuranças, pertencente ao conhecido sermão da montanha, que ocupa três capítulos inteiros do Evangelho segundo S. Mateus. Trata-se do primeiro sermão público de Jesus, no qual Ele apresenta sem meias palavras o seu projeto de vida para os que quiserem segui-lo: aqui, propõe-nos não só os meios de sermos salvos, mas também de nos tornarmos santos. De fato, a lista das bem-aventuranças, que são como que o pórtico de toda a pregação evangélica, nos apresenta uma “radiografia” do que deve ser um coração configurado ao de Cristo. Pobreza de espírito, mansidão, sede e fome de justiça, misericórdia, pureza de coração, paz, seguimento irrestrito a Nosso Senhor até a morte, eis as virtudes que precisam ser vividas, e não só admiradas, por quem deseja ser realmente cristão, ou seja, viver a vida do próprio Cristo, participando do mistério de sua Morte e Ressurreição. Em cada bem-aventurança, com efeito, está presente uma tensão entre uma morte — na forma de um auto-aniquilamento, de uma negação de si e dos próprios critérios — e a vida que daí surge, divina e gloriosa, sal para levar o sabor do amor divino aos homens e luz para iluminar os que andam nas trevas do erro, do pecado e da ignorância. Que o Senhor se digne enviar-nos hoje o seu Espírito, a fim de podermos viver nosso chamado à santidade e amar, pelo poder da graça, com aquele amor que só Ele nos pode outorgar.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...