terça-feira, 13 de junho de 2023

📆 *14 de Junho de 2023 (4a Feira)*

  📆 *14 de Junho de 2023 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUARTA-FEIRA DA X SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTO ELISEU / RUFINO E DIGNA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem. *(Sl 26, 1-2)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 2 Coríntios 3, 4-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Início da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 4é por Cristo que temos tal confiança perante Deus, 5não porque sejamos capazes por nós mesmos, de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. 6Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito. Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida. 7Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras, foi cercado de tanta glória, que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés, por causa do seu fulgor, ainda que passageiro, 8quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito? 9Pois, se o ministério, da condenação foi glorioso, muito mais glorioso há de ser o ministério ao serviço da justificação. 10Realmente, em comparação com uma glória tão eminente, já não se pode chamar glória o que então tinha sido glorioso. 11Pois, se o que era passageiro foi marcado de glória, muito mais glorioso será o que permanece.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Coríntios 3, 4-11*

 *Reflexão - “Em Jesus Cristo nós fomos todos aprovados e destinados à glória de Deus!”*

“Nesta carta São Paulo nos explica a diferença que existe entre a Lei na Antiga Aliança e a Lei na Nova Aliança. É a mesma Lei, no entanto, na Aliança Antiga ela não era vivificada pelo Espírito. Era uma lei de condenação. Mesmo sendo gloriosa, a Lei que foi entregue ao povo pelo próprio Deus era gravada em pedras com letras, enquanto que a Lei da Nova Aliança é escrita no nosso coração e vivificada pelo Espírito Santo de Deus. O ministério da condenação já foi superado pelo ministério da justificação, pois em Jesus Cristo nós fomos todos aprovados e destinados à glória de Deus. Moisés pregava a Lei pela Lei e Paulo, pela justificação. Jesus Cristo nos justificou diante do Pai e hoje nós podemos viver plenamente dentro da Lei pela graça do Espírito Santo. Portanto, a Lei de Deus não é para nós uma carga pesada, pois não se constitui mais um “ministério da morte”, mas de vida. Toda a nossa capacidade vem de Deus que infundiu em nós o Espírito Santo.  A graça de Deus em nós torna apta a vivência da Lei do Senhor que é a Lei do Amor. Que a graça do Espírito Santo faça-nos viver a Lei de Deus na certeza de que assim estamos participando do ministério do Espírito Santo, por isso, compartilhamos também da glória de Deus aqui na terra. Somos guiados pelo Espírito, que comunica a vida e não pela letra, que mata. Você sente que a lei do Senhor já está gravada no seu coração?  – Você conhece os mandamentos da Lei de Deus? – Você acha pesado vive-los? – Você tem procurado cumpri-los pela graça do Espírito ou com o seu próprio esforço?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 98*

🗣 *Santo é o Senhor nosso Deus!*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Respondíeis a eles, Senhor nosso Deus, porque éreis um Deus paciente com eles, mas sabíeis punir seu pecado.🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 98*

*Reflexão* - “Outrora, Deus nos falou pelos Seus profetas e nos dirigia com uma coluna de nuvem, hoje o Senhor nos fala pelo Seu Espírito Santo. Por isso, nós temos mais ainda motivos para exaltá-lo e prostrarmo-nos aos Seus pés reconhecendo a Sua santidade. O Senhor é Santo, ele é o nosso Deus que nos guia e nos direciona com a Lei do Seu Amor.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 5, 17-19*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! *(Sl 24, 4b. 5a)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“A Lei e as profecias.”*

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. Veio Cristo ao mundo cumprir como que em dois passos um mesmo desígnio: levar à plenitude a Lei dada a Moisés e realizar quanto fora anunciado pelos profetas. “Não penseis”, diz Ele, “que vim abolir a Lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. A Lei era o que Deus esperava dos homens; as profecias, o que esperavam os homens de Deus. Com a Lei, deu o Senhor aos judeus os preceitos da Lei natural, que permanecem intactos, e as normas jurídico-litúrgicas de Israel, derrogadas com a vinda de Cristo. Com os profetas, prometera Ele instaurar para todo o sempre um reino feliz e pacífico, cujos súditos trariam a Lei gravada não já em tábuas de pedra, mas na carne de seus corações. Em Cristo, portanto, chega a Lei à sua plenitude, porque nEle finalmente se cumpre tudo o que significavam os ritos e celebrações do culto judaico; e se realizam as profecias, porque como Corpo dEle se funda a Igreja, a cujos membros é infundida a graça para cumprirem, como Deus o quer, todos os artigos da Lei. Cumprindo pois a Lei, realizou Nosso Senhor as profecias, e realizando as profecias deu-nos o poder cumprirmos toda a Lei, como fora dito por boca de Isaías e Ezequiel: “O que restar de Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos” (Is 4, 3), e a esta linhagem “darei um só coração e os animarei com um espírito novo […] a fim de que observem as minhas leis, guardem e pratiquem os meus mandamentos, sejam o meu povo e eu o seu Deus” (Ez 11, 19s). Eis as maravilhas que Ele nos fez esperar para que agora, na posse de tamanhos dons, possamos dar, pela graça de Jesus Cristo, o que Ele tanto espera de nossas almas: “Eu a desposarei para sempre, conforme a justiça e o direito, com benevolência e ternura. Eu a desposarei com fidelidade e conhecerás o Senhor” (Os 2, 20s).”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...