domingo, 11 de junho de 2023

📆 *12 de Junho de 2023 (2a Feira)*

 📆 *12 de Junho de 2023 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA X SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde - Of. do Dia)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. LEÃO III, PAPA / S. ONOFRE, ANACORETA / OLÍMPIO E IOLANDA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem. *(Sl 26, 1-2)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 2 Coríntios 1, 1-7*

_ _ _ _ _ _

✉ Início da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos que se encontram em toda a Acaia: 2para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. 4Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. 5Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa consolação por Cristo. 6Se estamos em aflições, é para a vossa consolação e salvação; se somos consolados, é para a vossa consolação. E essa consolação sustenta a vossa paciência em meio aos mesmos sofrimentos que nós também padecemos. 7E a nossa esperança a vosso respeito é firme, pois sabemos que, assim como participais dos nossos sofrimentos, participais também da nossa consolação.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Coríntios 1, 1-7*

 *Reflexão - “Seremos confortados e amparados na mesma medida do nosso sofrimento”*

O Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo é o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação! É isto o que São Paulo nos afirma nesta leitura. A firmeza e convicção com que ele proclama essas palavras são para nós uma certidão de que podemos contar com o consolo e a misericórdia do Senhor em todas as nossas aflições. Se, somos discípulos e irmãos de Jesus Cristo e fazemos parte da família que tem o Deus da Misericórdia como Pai, nós podemos ter a certeza de que na mesma medida do nosso sofrimento seremos também confortados e amparados por Deus com a Sua graça e a Sua Paz. Às vezes não entendemos muito o motivo pelo qual   precisamos padecer e suportar grandes combates na nossa caminhada humana e até espiritual. No entanto, São Paulo nos explica que quanto mais sofremos com Jesus, mas seremos consolados pelo Pai e mais ainda temos condições de consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. “É dando que se recebe” e quanto mais formos provados e consolados, esta consolação sustenta a nossa paciência. A paciência é a ciência da paz que recebemos do Pai por meio da Sua graça e da Sua bênção nas horas difíceis. Ninguém que tenha passado pelo sofrimento e tenha experimentado o consolo de Deus poderá afirmar que exista dor insuportável. A dor que se experimenta com Jesus, é muito menor que o consolo que se recebe do Pai. Só fazendo o teste para comprovar. – Você já sofreu com Jesus? – Você já foi consolado (a) pelo Pai das Misericórdias? – Você tem paciência de escutar o irmão e consolá-lo na hora da angústia? – O que você prefere, consolar ou ser consolado”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 33*

🗣 *Provai e vede quão suave é o Senhor!*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 33*

*Reflexão* - “Para que possamos provar a suavidade do Senhor e comprovar a Sua infinita misericórdia, nós precisamos experimentar a aflição nos momentos de penúria. Nestas ocasiões nós vivenciamos o temor ao Senhor e nos certificamos de que o Seu auxílio é eficaz, pois Ele nos liberta de todos os nossos temores. Por isso, não podemos nos apavorar diante dos aparentes fracassos da nossa vida. Devemos nos considerar felizes, pois temos no Senhor o nosso refúgio e a nossa alegria consiste em contemplar a Sua face. Que possamos fazer a oração desse salmo com fervor e de coração.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 5, 1-12*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser a recompensa nos céus, que um dia, tereis! *(Mt 5, 12a)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“É Cristo o bem-aventurado.”8

“As bem-aventuranças evangélicas constituem não apenas um programa de santidade nem um simples contraponto às antigas prescrições de Moisés, mas acima de tudo uma “radiografia” do Coração de Nosso Senhor. A Igreja começa a percorrer hoje, como Mestra de santidade, o conhecido Sermão da Montanha, seguindo para isso a versão registrada pelo Apóstolo S. Mateus. Nas palavras que encabeçam este riquíssimo sermão, encontramos as sete bem-aventuranças evangélicas, que constituem não apenas o programa de santidade proposto por Jesus Cristo aos discípulos nem um simples contraponto, por aperfeiçoamento, às antigas prescrições de Moisés, mas acima de tudo uma como que “radiografia” do Coração de Nosso Senhor e, por isso mesmo, uma porta de acesso à intimidade de Deus. Ao dizer pois em que consiste cada uma das bem-aventuranças, Jesus não se limita a ensinar o que deseja realizar no coração de quem o seguir fielmente, mas aponta para o que nele já está plenamente realizado, tanto pela abundância de graça que sobre Ele derrama o Espírito Santo, a ponto de constituí-lo cabeça e fonte da graça para todos os homens, quanto pela santidade substancial que confere à sua alma a união com o Verbo de Deus. Por isso, no início de cada “bem-aventurados…”, devemos reconhecer uma referência, antes de tudo, Àquele que é por excelência pobre em espírito, pela humildade com que assumiu a nossa natureza e pelo despojamento com que, em virtude dela, se dignou experimentar a morte; manso, pela paciência e docilidade sem par com que suportou as injúrias, desprezos e ofensas daqueles mesmos que viera salvar; e sedento de justiça, pois toda a sua vida não teve outro propósito além de fazer justiça à honra de Deus, ultrajada pelo pecado dos homens, e merecer para eles, livres da servidão do pecado, a graça da justificação, inseparável da amizade e filiação divinas. Que saibamos ler este Evangelho das bem-aventuranças com a delicadeza de quem vê “radiografado” o mais íntimo do Coração de Cristo, em suas virtudes mais sublimes, em sua fisionomia tão profundamente humana e tão misteriosamente divina.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...