sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

📆 *26 de Fevereiro de 2023 (Domingo)*

 📆 *26 de Fevereiro de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA* (Verde, Glória, Creio - III Semana do Saltério)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. CONRADO CONFALONIERI / ÁLVARO DE CÓRDOVA E GABINO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias. *(Sl 90, 15-16)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 2, 7-9; 3, 1-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, ao oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 

9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

3, 1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: ‘Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?’”

2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim nós podemos comer. 

3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele, nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”.

4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 

5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”.

6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para se alcançar conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 

7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 2, 7-9; 3, 1-7*

*Reflexão - “O pecado original”*

“Em linguagem alegórica o autor do Livro do Gênesis retrata aqui a raiz do pecado da humanidade, o pecado original. A desobediência foi o pecado que afastou o homem de Deus. O homem, Adão e Eva, isto é, a humanidade, foi criado por Deus para viver em perfeita harmonia com Ele, consigo mesmo, um com o outro e com a natureza. Por influência do demônio, aqui representado pela serpente, a mulher desobedeceu e levou o seu marido a também desobedecer às ordens de Deus. Por curiosidade, e também por ambição de ser grande o homem caiu na sugestão do inimigo. O homem e a mulher ainda hoje continuam sendo tentados pela “serpente”, o inimigo de Deus, o demônio que se manifesta de várias maneiras nos aliciando e nos fazendo cair nas concupiscências, que são: a concupiscência da carne a concupiscência dos olhos e o orgulho da vida. Da concupiscência da carne nascem a gula, a luxúria e a preguiça; da concupiscência dos olhos nasce a avareza (Amor desregrado pelo dinheiro e bens materiais);  e do orgulho da vida nascem a inveja, a cólera e o orgulho ou amor da vã glória, (“Paixão que nos leva a sobre-estimar e a procurar de modo exagerado a glória”).  O prazer, o poder e o possuir são apetites inerentes à nossa humanidade que nos impedem de caminhar na graça de Deus, nos fazem viver fora dos Seus mandamentos e, consequentemente, nos afastam do Paraíso, isto é, da intimidade com o nosso Criador assim como aconteceu com Adão e Eva. Eles também quiseram ser senhores das suas vidas, quiseram ter conhecimento de tudo, mas na verdade, encontraram-se, nus e abandonados, com medo de Deus. Este ciclo quaresmal nos é propício para que façamos também uma reflexão sobre as concupiscências que nos afastam de Deus. – Como você tem lidado com a tentação? – Você compreende logo que estão tentando aliciá-lo (a), ou  cai na esparrela como um patinho? – Você costuma dar vazão às pretensões da sua vontade própria? – As coisas que lhe dão prazer trazem paz à sua alma? – Você tem intimidade com Deus? – O que pode  atrapalhar o seu crescimento espiritual?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 50* 

🗣 *Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão do vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 50* 

*Reflexão* - “A alegria e a paz são frutos da justiça. Quando estamos afastados da graça de Deus a tristeza e a intranquilidade ocupam um lugar dentro do nosso coração. Porém, a consciência de que somos miseráveis e pecadores, portanto, injustos, nos dão a motivação necessária para clamar a Deus por um coração renovado e puro e um espírito decidido a não mais pecar. Aí então, nós podemos novamente cantar louvores ao Senhor com alegria e serenidade.”                           

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Romanos 5, 12-19*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. 

Irmãos: 12Consideremos o seguinte: O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.

13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 

14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, – o qual era a figura provisória daquele que devia vir –. 

15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobres todos. 

16Também, o dom é muito mais eficaz do que o pecado de um só. Pois a partir de um só pecado o julgamento resultou em condenação, mas o dom da graça frutifica em justificação, a partir de inúmeras faltas.]

17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 

18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida.

19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Romanos 5, 12-19*

*Reflexão - “A obediência de Jesus nos salvou”*

“Por causa da desobediência de Adão, o pecado entrou no mundo, consequentemente todo o gênero humano se tornou pecador. Adão, foi assim, causa de perdição para toda a sua descendência. Da mesma forma, pela justiça de Cristo a salvação veio ao mundo e todo o gênero humano foi redimido. Assim, pela obediência, Cristo se tornou causa de salvação para todo o seu povo e para nós também. Somos descendentes de Adão, segundo a carne, mas somos descendentes de Cristo, segundo a graça. Jesus Cristo veio ao mundo assumindo uma alma e um corpo realizando assim as núpcias com a natureza humana.   “Pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi inserida numa situação de pecado, mas pela obediência de um só homem, Jesus Cristo toda a humanidade passará para uma situação de justiça.” Pelo Batismo somos purificados dos nossos pecados e recebemos a vida nova no Espírito Santo.  Deste modo, todo o homem renasce e se renova em Cristo porque, a semente de Cristo, isto é, o Espírito de Deus tem o poder de nos fazer novas criaturas. Não podemos permanecer no passado, no tempo da ignorância, precisamos renunciar aos erros da vida antiga e seguir a Cristo Jesus que é a justiça do Pai para nós. A graça de Deus é muito mais eficaz do que o pecado.  – Você se considera descendente de Adão ou de Jesus Cristo?  - Você já se apossou da graça que recebeu no seu Batismo? – Você tem feito uma avaliação das suas ações do tempo presente em relação ao seu passado? – Você melhorou?” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 4, 1-11*

_ _ _ _ _ _ 

 _Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus._ 

 _O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus. *(Mt 4, 4b)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 

2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 

3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 

4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.

5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 

6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 

7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”

8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 

9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 

10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”.

11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Por que somos tentados?”*

“Foi logo após receber o batismo que Cristo foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo. Também a nós, é especialmente depois que fomos agraciados com o dom da fé e com a graça dos sacramentos, que nos advêm, por misteriosa permissão divina, as tentações do inimigo de Deus. Mas por que são tão violentamente testados justamente aqueles que receberam da Igreja a graça espiritual? Todos os anos, na primeira semana da Quaresma, a Igreja proclama em sua liturgia dominical a passagem das tentações de Cristo. Ano passado, a partir da narração de São Lucas Evangelista, servimo-nos de Santo Tomás de Aquino como guia e intérprete desse episódio; este ano, o Evangelho é de São Mateus, mas o doutor que nos ajudará a compreender esse acontecimento da vida de Nosso Senhor é o mesmo (cf. Comentário ao Evangelho de São Mateus, c. 4, l. 1). Primeiro, Jesus foi conduzido ao deserto "quando já tinha sido declarado pela voz paterna como Filho de Deus, com o que se dá a entender que a tentação é iminente para aqueles que se tornam filhos de Deus pelo Batismo, conforme palavra do Eclesiástico (2, 1): 'Filho, ao entrares para o serviço do Senhor, prepara a tua alma para a tentação'". Para dizer a verdade, todos os que recebem de Deus a graça espiritual são chamados para esse combate contra Satanás, motivo pelo qual o Aquinate chega a confirmar a possibilidade de o sacramento da Confirmação ser ministrado também às crianças, já que elas são capazes de pecar tão logo alcançada a idade da razão (cf. Suma Teológica, III, q. 72, a. 8; Sobre as Sentenças, IV, dist. 7, q. 3, a. 2; Exposição sobre o Símbolo dos Apóstolos, art. 10 [990]). A Quaresma é então esse tempo de luta intensa, representativo de nossa existência neste mundo, dado que "é uma luta a vida do homem sobre a terra" (Jó 7, 1). Embora esses quarenta dias que antecedem a Páscoa do Senhor sejam um tempo forte especialmente escolhido para vivermos a oração e a penitência, a verdade é que não devemos descuidar dessas práticas nunca, pois os inimigos de nossa alma não dão trégua em sua luta para perder as nossas almas. Segundo, Nosso Senhor foi conduzido ao deserto. "Este deserto — explica Santo Tomás — era entre Jerusalém e Jericó, onde muitos eram assassinados e do qual falou Jesus ao contar a parábola do bom samaritano (cf. Lc 10, 30): 'Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto'". Tragédia semelhante à que se deu com o homem da parábola é a que aconteceu com o povo de Israel, antes de entrar na Terra Prometida, e também a que se passa conosco no "deserto" desta vida. Depois de atravessarem as águas do Mar Vermelho, por muitas provações tiveram que passar os israelitas até entrarem na posse de Canaã; também nós, depois de atravessarmos as águas do santo Batismo, muitos combates devemos travar até entrarmos na posse do Reino dos céus. Por sua vez, o número 40, expresso em todos esses episódios — inclusive no tempo em que Jesus passou jejuando e rezando no deserto —, vem carregado de significados. Um deles é trazido por Santo Tomás, conforme observação de São Gregório Magno: "Esse número é instituído pela Igreja para o jejum porque por ele pagamos o dízimo de todo o ano: do primeiro domingo até a Páscoa são 36 dias de jejum, os quais constituem a décima parte do ano, faltando seis dias. Por isso, desde muito tempo foi adicionado um meio dia, no qual se jejuava até a meia-noite do Sábado Santo". A reflexão mais importante, porém, do Doutor Angélico para este Evangelho, começa a partir de agora, quando ele apresenta cinco razões básicas pelas quais Deus permite que sejam tentados por Satanás aqueles que recebem a graça espiritual: "A fim de que seja provada a sua justiça, pois, como diz a Vulgata, 'quem não é tentado, como se sabe que é bom?' (Eclo 34, 9)". "A fim de que seja reprimida a sua soberba, como aconteceu com o Apóstolo: 'Para que a grandeza das revelações não me enchesse de orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear' (2Cor 12, 7)". "A fim de que seja confundido o Diabo (para que saiba quão grande é a virtude de Cristo, a qual não pode superar), e disso se tem como exemplo a história do servo Jó (cf. Jó 1, 8ss)"; "A fim de que voltem mais fortes os cristãos, assim como voltam mais fortes da guerra os soldados"; e "A fim de que reconheçam a sua dignidade, porque, quando o Diabo assalta alguém, isso é motivo de honra, dado o seu alvo serem os santos". E quem são os santos, senão aqueles que, pelo santo Batismo, ingressaram no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja? Quem são eles, senão os santos Padres do Deserto — os seguidores de Santo Antão —, senão os sacerdotes das grandes tentações — como o Cura d'Ars e São Pio de Pietrelcina —, senão nós mesmos que, assistidos pela graça de Deus, fomos predestinados por Ele para a glória do Céu? Grande é a nossa dignidade, caríssimos irmãos! O nosso preço é o sangue de um Deus. Peçamos a Ele, pois, a graça de vivermos conforme sua santíssima vontade e correspondermos, dia após dia, ao amor tão elevado com que Ele nos amou. Amém.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...