sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

📆 *25 de Fevereiro de 2023 (Sábado)*

 📆 *25 de Fevereiro de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DEPOIS DAS CINZAS* (Roxo, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SANTO ALEXANDRE DO EGITO / S. NESTOR, BISPO / SANTA PAULA MONTAL FORNÉS DE SÃO JOSÉ DE CALAZANS / DEODORO / PORFÍRIO E NESTOR.  

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Atendei-nos, Senhor, na vossa grande misericórdia; olhai-nos, ó Deus, com toda a vossa bondade. *(Sl 68, 17)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus eterno e todo-poderoso, olhai com bondade a nossa fraqueza e estendei, para proteger-nos, a vossa mão poderosa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 58, 9b-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.  

Assim fala o Senhor, 9b“Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 

10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.

11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 

12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar.

13Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 

14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai”. Falou a boca do Senhor.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 58, 9b-14*

*Reflexão - “A Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo”*

“A partir das nossas ações o mundo poderá ser reconstruído e, assim, poderemos desfrutar da herança dos justos. O profeta Isaías descreve para nós as condições para que isto possa acontecer. Todos os “ses” aqui expostos são ações que nos levam a uma conversão verdadeira e, por conseguinte, a uma vida frutuosa colaborando na construção de um mundo melhor. As coisas boas podem acontecer dependendo também de que as nossas ações sejam boas. “Se destruíres os instrumentos de opressão, os hábitos autoritários e a linguagem maldosa”; “se acolheres de coração”; e muitas outras recomendações, ele nos faz a fim de que as nações sejam restauradas e as gerações encontrem a paz. Depende de cada um de nós, das nossas intenções. Sempre existirá um se como condição, para que haja o bem e não o mal.  Dependendo do nosso acolhimento às Suas instruções o Senhor também nos promete fazer com que a nossa luz brilhe nas trevas e que a nossa vida obscura seja como um dia claro. Consequentemente, Ele nos conduzirá e saciará a nossa sede na aridez da nossa vida renovando a potência do nosso corpo.  A leitura nos exorta ainda a que saibamos dar ao Senhor o lugar que é d’Ele deixando de lado os negócios, as atividades e as conversações, quando for o dia a Ele consagrado. Portanto, é dando a Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo que podemos ser homens e mulheres ajustados (as)  ao plano do Pai.  É tempo de conversão! – Como têm sido as suas ações nos seus relacionamentos familiares e sociais? – Você tem falado “mal” de alguém? – Você se sente no direito de humilhar as pessoas mais simples, mais pobres? – Se você melhorar você acha que o mundo também irá melhorar?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 85* 

🗣 *Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 85* 

*Reflexão* - “Precisamos sempre estar suplicando ao Senhor que a Sua verdade nos oriente na nossa caminhada. Não podemos querer prosseguir sozinhos (as) no nosso dia a dia, mesmo que estejamos bem de saúde, de dinheiro, de amizades. Sempre seremos seres dependentes do auxílio e da proteção do Senhor que nos fez e nos criou. Confiando na bondade de Deus, devemos a todo o momento invocar o Seu nome porque sem Ele seremos sempre além de pobres, infelizes.“                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 5, 27-32*

_ _ _ _ _ _ 

 _Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!_ 

 _Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida. *(Ez 33, 11)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 

28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 

30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”

31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 

32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Se soubéssemos o que é estar em pecado…”*

“Se pudéssemos ver o quão feia e mal cheirosa é uma alma em pecado mortal, sentiríamos tamanho pavor que jamais tornaríamos a pecar, pois quem há tão ruim de juízo que consinta em trazer dentro do corpo um cadáver espiritual? Neste Sábado depois das Cinzas, proclama a Igreja o Evangelho da conversão de S. Mateus, que contém como que um resumo de toda a missão de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Eu não vim chamar os justos; mas, sim, os pecadores”. E se veio para os pecadores, veio não só para Levi, mas também para nós, porque todos, como repetem as Escrituras, nascemos em pecado. Mas a esta lei universal, que tem atados aos homens todos, passados, presentes e futuros, quis Deus constituir uma única exceção, para que se manifestasse mais gloriosa a sua bondade e mais universal o efeito de sua Redenção. Porque, de todo os homens nascidos de Adão, somente a Virgem Maria foi concebida sem pecado; e embora tivesse ela o débito de, apenas concebida, contrair a culpa original, teve o privilégio de ser redimida no instante da concepção, para que fosse desde o início vaso puríssimo e digna morada para o seu futuro Filho. Nesse sentido, se Cristo veio para nós, não veio para sua própria Mãe, porque embora tanto nós como ela precisássemos dele, Maria foi redimida antes de ser pecadora, para nunca poder sê-lo, e nós, depois de tristemente o sermos. Mas o que de tudo isto mais admira é que esses dois Corações santíssimos, do que veio para os pecadores e da que nunca foi pecadora, se dignam ocupar-se dos que somos impuros e imundos. Não seria pois de esperar que esses Corações tão perfeitos se recusassem a olhar para a nossa miséria: o de Cristo, por ser a própria santidade, e o de Maria, pelas crueldades com que tratamos o seu Filho? Não é verdade que uma alma em pecado é o espetáculo mais horrendo que pode haver, de sorte que até os santos a quem é dado contemplar um espírito em condição tão deplorável chegam a dizer que a sua figura e o seu cheiro são os de um cadáver medonho? E como poderiam Cristo e sua Mãe SS. ter tanto carinho, tanta atenção e tanta paciência para conosco, se não fora esta caridade imaculada e insuperável que os faz constituir, “cada um a seu modo, um único princípio total de salvação e vida, assim como Adão e Eva constituíram um único princípio total de ruína e morte” (Antonio R. Marín, La Virgen María, n. 153)? Se sabemos ser objeto de tamanha ternura, se sabemos valer tanto, sendo nós tão pouco, aos olhos de Jesus e de Maria, que razão há em continuarmos a nos vender pelo preço tão baixo do pecado? Detestemos, ao longo desta Quaresma, a deformidade de nossas culpas, sintamos o tanto que temos ofendido a Deus e recorramos ao Coração de Jesus, para que a sua graça ressuscite nossas almas, e ao de Maria, para que a sua intercessão nos alcance cada vez mais graças de vida e santidade.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...