segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

📆 *27 de Fevereiro de 2023 (2a Feira)*

 📆 *27 de Fevereiro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA* (Roxo, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES / SÃO GREGÓRIO DE NAREK / NICÉFORO, LEANDRO DE SEVILHA, VALDOMIRO E BESAS.  

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Como os olhos dos servos estão voltados para as mãos de seu senhor, assim os nossos para o Senhor nosso Deus, até que se compadeça de nós. Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós! *(Sl 122, 2-3)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Convertei-nos, ó Deus, nosso Salvador, e, para que a celebração da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Levítico 19, 1-2. 11-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Levítico.  

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 

2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 

11Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 

12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor.

13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 

14Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.

15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça.

16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 

17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.

18Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Levítico 19, 1-2. 11-18*

*Reflexão - “A santidade não é opção nossa, mas um mandamento do Senhor!”*

“Nesta leitura, por meio de Moisés o Senhor nos dá uma ordem para que sejamos santos, assim como Ele é Santo! Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e precisamos manifestar na terra a Sua santidade, por isso, Ele nos ordena: “sede santos”!  A santidade, pois, não é uma opção nossa, mas um mandamento do Senhor que precisa ser cumprido para a nossa própria felicidade.  Ser santo é, portanto, o nosso desígnio, porém, requer muitas particularidades, assim sendo, somente com o nosso próprio Criador é que apreendemos a como viver na santidade. Muitas vezes nos perguntamos uns aos outros, o que devemos fazer para ser santos (as), ou no que consiste a santidade. A nossa santidade se revela por meio das nossas ações em relação aos nossos irmãos. A santidade é justiça, é bondade e assim como o Senhor falou àquele povo por intermédio de Moisés, fala também hoje a nós, através da Sua Palavra. Faça a leitura desse trecho com muita atenção e perceba no que você tem falhado ou acertado, conforme os ensinamentos do Pai: - Quais são as ações que denotam sinais de que você busca a santidade? – Para você, o que significa ser santo? – Dentre o que Moisés recomenda, o que você ainda continua fazendo? – Furtar... mentir... enganar os outros...jurar falso...extorquir...amaldiçoar...conspirar contra alguém...cultivar ódio...vingança, etc. Pense nisto!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 18* 

🗣 *Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 18* 

*Reflexão* - “O Senhor Deus é fonte de sabedoria para nós, portanto, é a origem da nossa santidade. Sua lei, Seus preceitos, Seu testemunho, Suas obras, Seus julgamentos, Seus mandamentos são perfeitos e nos dão a direção certa no caminho de volta para a nossa Casa, a Casa do Pai. Portanto, o cantar dos nossos lábios e a voz da nossa alma dão testemunho ao mundo de tudo o que Ele é.“                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 25, 31-46*

_ _ _ _ _ _ 

 _Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha!_ 

 _Eis o tempo de conversão; eis o dia da salvação. *(2Cor 6, 2b)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 

32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 

33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 

34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 

35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 

36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 

37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 

38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 

39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 

40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’

41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 

42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 

43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 

44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 

45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 

46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Siga o itinerário quaresmal.”*

“No fim de tudo, seremos julgados por Aquele que é amor pelo amor que em vida lhe tivemos. Mas esse amor não costuma surgir do nada, mas obedece a um dinamismo próprio, que começa na superação do egoísmo e dos caprichos da carne. No Evangelho de hoje, Jesus nos conta uma parábola em que Ele mesmo se apresenta como rei, juiz e pastor. Seremos, no fim, julgados pelo amor, ou seja, pelo amor que nós tivemos a Deus manifestado no amor ao próximo. É exatamente esse — digamos assim — o centro da mensagem dessa parábola: precisamos amar a Deus. Nisso consiste toda a Lei, amar a Deus sobre todas as coisas, com todo o coração, com toda a força. Mas a forma de chegarmos aonde queremos chegar é exercendo uma morte diária que vá fazendo surgir no nosso coração o amor a Deus no amor pelo irmão. É isso o que as pessoas precisam compreender, e aqui está a realidade do itinerário quaresmal. A Igreja traça para nós um itinerário, porque há o lugar em que estamos e o lugar a que temos de chegar. Temos de viver o êxodo da escravidão, do pecado, do egoísmo e da miséria para chegar à terra prometida do amor a Deus. Para isso, de forma bem concreta, é preciso de fato viver um itinerário, que não será inventado por nós, pois já está escrito na própria natureza das coisas. Por isso a Igreja, na Quaresma, nos propõe três obras fundamentais: o jejum, ou seja, penitência ou mortificação; a oração, ou seja, abertura à graça de Deus por meio da vida espiritual; e a esmola, ou seja, caridade por Deus exercida no amor concreto pelo próximo. Essas três obras quaresmais são um itinerário. Ora, uma vez que estamos dando start, ainda começando o caminho da Quaresma, precisamos entender qual é a lógica disso tudo, a lógica do itinerário da Quaresma. Número um: Onde estamos? Estamos numa situação de egoísmo, na qual o homem velho ou a mulher velha está “muito bem, obrigado”, por isso precisamos mortificá-lo. Para tanto, a Igreja nos propõe o jejum. O jejum é simplesmente — digamos assim — um resumo de toda a vida de ascese e de penitência. Não é para prejudicar a saúde, não. A finalidade não é essa. A finalidade do jejum é dizer às nossas tendências egoístas: “Não é você quem vai mandar em mim. Fique aí, ‘de boa’, ‘na sua’”. Você precisa mortificar o seu egoísta. Mas apenas o jejum não basta. O jejum é deixar de ser movido pelo egoísta, mas agora é preciso ser movido pelo Espírito Santo e pelo amor, a fim de mudar, isto é, sair do Egito e da escravidão. Como ser movido? É preciso oração, porque a oração é o que abre o nosso coração a ser movido pela graça de Deus. Primeiro, deixar de ser movido pelo homem velho e egoísta; segundo, ser movido agora pelo Espírito Santo na oração. Na dinâmica dessas duas obras — deixar de ser movido pelo egoísta (jejum), ser movido pelo Espírito Santo (oração) — nós começaremos a amar concretamente a Deus nos irmãos. É a esmola. De amor em amor e de fé em fé, iremos progredindo até chegar à santidade que Deus quer para nós. Essa é a lógica, a engenharia das obras quaresmais. Voltaremos a falar sobre isso nestes dias; mas já vá meditando acerca do tema, porque é importante entender como o processo funciona. Se você quer viver, ou seja, sair da escravidão do Egito, do egoísmo e do pecado e fazer um êxodo para o amor a Deus no Céu, também manifestado nos irmãos aqui na terra, precisa seguir um itinerário. É o itinerário quaresmal.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...