quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

📆 *17 de Fevereiro de 2023 (6a Feira)*

 📆 *17 de Fevereiro de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA 6ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SS. SETE FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS DE NOSSA SENHORA, ENTRE OS QUAIS S. ALEIXO FALCONIERI / RÔMULO, SILVINO E REGINALDO DE ORLEANS. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. *(Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 11, 1-9*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

1Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. 

2E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e ali se estabeleceram. 

3E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa. 

4E disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra”.

5Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 

6E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isto é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuserem. 

7Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros”. 

8E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. 

9Por isso, foi chamada Babel, porque foi lá que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e de lá dispersou os homens por toda a terra.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 11, 1-9*

*Reflexão - “Cada um de nós tem o seu ‘Isaac”*

“Diante da ordem de Deus que lhe pedia como oferta o seu filho único, Isaac, para ser sacrificado em holocausto, Abraão cheio de confiança fez o que lhe fora ordenado indo até as últimas consequências. No diálogo entre o pai e o filho, nós percebemos como era grande a fé e a confiança que Abraão depositava em Deus e nos Seus planos para a sua vida quando disse: “Deus providenciará a vítima para o holocausto, meu filho”. Todos nós precisamos estar conscientes de que Deus Pai também já providenciou a vítima para ser sacrificada em expiação dos nossos pecados, o Seu Único Filho, Jesus Cristo. Jesus é o Cordeiro imolado, vítima perfeita que se ofereceu pela nossa salvação. A confiança e submissão de Abraão às ordens de Deus deve nos servir de exemplo, para quando o Senhor nos pede o sacrifício de algo que nos é muito importante. Deus precisa do nosso testemunho de confiança nos Seus planos e nos prova para que nós mesmos (as) possamos ter ideia de como anda a nossa fé nos Seus desígnios.   O Senhor também deseja que avaliemos a qualidade da nossa fé e da nossa confiança nas Suas ordens. Quando nós obedecemos às Suas ordens, mesmo que não entendamos nada e apenas confiemos na Sua Misericórdia e na Sua Providência, Ele providencia tudo de que precisamos para que a Sua obra se concretize em nós.  Todos nós também temos o nosso “Isaac”, que poderá ser algo a que nos apegamos ou alguém que nos é tão caro que entendemos não ser possível viver sem ele e o Senhor nos pede como oferta. São realidades as quais precisamos enfrentar e, se fizermos a experiência de confiar na providência divina, nós também conseguiremos empunhar a “faca” para cortar da nossa vida aquilo que o Senhor nos pede. A nossa história não é diferente da história dos homens e das mulheres da Bíblia. - Você teria coragem de levar o seu “filho único” para ser sacrificado a pedido do Senhor? - Existe alguma coisa muito especial para si, comparável a um filho único e que você não quer perder?- Você já experimentou a providencia de Deus na sua vida?- Você tem consciência de que Jesus se ofereceu como vítima só para que você tivesse  uma vida nova?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 32* 

🗣 *Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 32* 

*Reflexão* - “O salmista relata o sentimento de alguém que está à beira do perigo e da morte e mesmo assim confia no Senhor. “Salvai, ó Senhor, a minha vida. ” A justiça de Deus para nós é a salvação, portanto todo aquele que grita o Seu Nome e pede ajuda, terá a sua vida libertada. Ele é justiça, bondade, amor-compaixão para os humildes, os que se sentem oprimidos e necessitados. Não devemos esperar pela outra vida para contemplar a bondade do Senhor, porque é também na terra dos vivos que nós andamos na sua presença.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 8, 34–9, 1*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. *(Jo 15, 15b)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 

35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. 

36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 

37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 

38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. 9, 

1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A importância da cruz.”*

“Não há outro caminho para uma vida de verdadeira alegria e plena realização do que o caminho da renúncia e do sacrifício. O Evangelho é, como o próprio nome indica, uma boa notícia; por isso, se ele nos exorta a abraçar a cruz e a seguir a Cristo em seu caminho de sacrifício e renúncia é porque aqui, na dor, existe de fato uma fonte de alegria e redenção, ainda que muitas vezes, devido às nossas fraquezas e às seduções do inimigo, não estejamos dispostos a reconhecê-lo. Com efeito, Deus, que é Amor (cf. 1Jo 4, 8), nos propõe em sua Boa-nova um modelo de vida que, apesar de chocar-se com os nossos desejos e expectativas mundanas, é o único que nos fará realmente bons e felizes: "Se alguém me quer seguir", diz Jesus, "renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga", quer dizer, morra para si mesmo, para o homem velho que, por seu apego desordenado às criaturas, nos esvazia de nossas mais preciosas energias para amar e servir a Deus na pessoa de nossos irmãos. Renunciar, pois, a si mesmo e fazer morrer ao egoísta que vive dentro de nós é condição necessária para que vivamos, em plenitude, a própria vida divina do nosso Redentor. Roguemos hoje a Cristo que nos dê, pelas mãos de Maria Santíssima, Virgem Dolorosa, a alegria de sermos contrariados em nosso comodismo e egoísmo, a fim de, morrendo para o que nos mata, vivermos para Aquele que nos veio trazer vida, e vida em abundância (cf. Jo 10, 10).”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...