quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

📆 *18 de Fevereiro de 2023 (Sábado)*

 📆 *18 de Fevereiro de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA 6ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

B. JOÃO DE FIESOLE (FRA ANGÉLICO), SACERDOTE / FLAVIANO, HELÁDIO E CLÁUDIO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. *(Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 11, 1-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.  

Irmãos, 1a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. 

2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 

3Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus. Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê. 

4Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; e por causa dela, ele foi declarado justo, pois Deus aprovou a sua oferta. Graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala! 

5Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, para não ver a morte; e não mais foi encontrado, porque Deus o arrebatou. Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus. 

6Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável, pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o procuram. 

7Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar a sua família. Pela fé, ele se separou do mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 11, 1-7*

*Reflexão - “Sem a fé é impossível agradar a Deus”*

“Ter a segurança de afirmar que já possuímos aquilo que ainda não vimos e não tocamos é o maior testemunho de fé que podemos dar ao mundo. A fé, portanto, é a ponte que nos leva a grandes realizações, é o motor que move o nosso testemunho.   Muitas vezes não entendemos o  porquê de certos acontecimentos da nossa vida nem o porque de tantos problemas  que nos levam a viver sobressaltados! No entanto, se parássemos para pensar um pouco, na verdade descobriríamos que estes são os motivos que temos para testemunhar o auxílio e a proteção de Deus na nossa vida. Sem a fé é impossível agradar a Deus e se não aproveitarmos os acontecimentos em que somos provados (as) nunca poderemos exercitar o dom da nossa fé.  Ninguém que nunca experimentou pode discordar do testemunho de quem já foi testado. Ter fé é enxergar na hora do invisível e da escuridão, o que um dia ainda tornar-se-á visível  aos nossos olhos. “Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê,” diz a palavra. Os homens e mulheres da Bíblia nos dão verdadeiros exemplos de Fé na Palavra de Deus e tudo o que o Senhor prometeu se cumpriu na vida dos seus descendentes.  Assim, também, é que provamos a nossa fé em Jesus Cristo: confiantes nas Suas promessas, nós damos graças por todos os fatos e acontecimentos da nossa história. Pelo que já se passou, pelo que se passa e pelo que ainda não vemos nem tocamos, mas já possuímos. – Você costuma enxergar a luz no meio da escuridão das suas dificuldades? Você acredita que à noite há sol em algum lugar, mesmo que você não esteja vendo, mas ouça apenas falar disso? – Você está firmado (a) na palavra de Deus?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 144* 

🗣 *Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 144* 

*Reflexão* - “A glória do Senhor se estende de geração em geração por meio do testemunho dos Seus filhos. Publicar as obras do Senhor e alardear os Seus feitos poderosos na nossa vida é o mesmo que glorificá-Lo e ensinar a outros a faze-lo. Ninguém tem direito de ficar calado e se conformar passivamente com os presentes que recebe diariamente de Deus Pai, o Criador. Pelos séculos e séculos, isto é, para sempre os nossos lábios precisam louvar o Senhor.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 9, 2-13*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! *(Mc 9, 7)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 

3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 

4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 

5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 

6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 

7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 

8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 

9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 

10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 

11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 

12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado?

13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A Transfiguração e a nossa vida de oração.”*

“A Transfiguração é um convite que Jesus dirige aos homens de todos os tempos, para que, já nesta terra, tenhamos pela fé a experiência daquela glória que contemplaremos por toda a eternidade no Céu. O evento extraordinário da Transfiguração do Senhor, na qual as roupas de de Cristo "ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar", confirmam aquelas palavras com que começa o Evangelho segundo São João: Ele é, por essência, a "verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem" (Jo 1, 9). Jesus, tal como confessara São Pedro faz poucos dias, é muito mais do que um profeta; é o próprio Filho de Deus, Aquele de quem falaram Moisés, Elias e todas as Escrituras (cf. Lc 24, 27), Aquele, enfim, no qual o Pai pôs todo o seu agrado e a cujas palavras devemos estar atentos: "Escutai o que ele diz"! Que estas verdades de que hoje nos recorda o Evangelho nos estimulem a uma vida de oração ainda mais intensa e profunda, enriquecida pela Palavra sempre nova de Deus e iluminada pela luz de Cristo. Para isso, peçamos a Deus com mais fervor que enraíze em nós a virtude da fé para que, perseverando com sua santa ajuda no estado de graça, comunguemos sempre com maior proveito e possamos encontrar-nos em nossa intimidade com Jesus, verdadeiro Deus conosco (cf. Is 7, 14; Mt 1, 23).”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...