quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

📆 *16 de Fevereiro de 2023 (5a Feira)*

 📆 *16 de Fevereiro de 2023 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA 6ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. JULIANA / SÃO ONÉSIMO / ELIAS, JEREMIAS, DANIEL, GILBERTO DE SEMPRINGHAM E JOSÉ ALLAMANO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. *(Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 9, 1-13*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 

2Vós sereis objeto de medo e terror para todos os animais da terra, todas as aves do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar: eis que os entrego todos em vossas mãos. 

3Tudo o que vive e se move vos servirá de alimento. Entrego-vos tudo, como já vos dei os vegetais.

4Contudo, não deveis comer carne com sangue, que é sua vida.

5Da mesma forma, pedirei contas do vosso sangue, que é vida, a qualquer animal. E ao homem pedirei contas da vida do homem, seu irmão. 

6Quem derramar sangue humano, por mãos de homem terá seu sangue derramado, porque o homem foi feito à imagem de Deus. 

7Quanto a vós, sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai-a”. 

8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 

9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 

10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca.

11Estabeleço convosco a minha aliança: nenhuma criatura será mais exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”.

12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. 

13Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 9, 1-13*

*Reflexão - “Um tempo novo”*

“Ao cabo do tempo de escassez e de cárcere na Arca, Noé e sua família, receberam do Senhor novas instruções para a vida sobre a terra e juntamente com todos os seres vivos que haviam sido preservados do dilúvio começaram a viver um tempo novo de responsabilidade, mas também de muitas graças. Perseguindo com o Seu sonho de resgatar a humanidade, Deus faz por meio dele e de sua descendência uma Nova Aliança com a terra, pondo como sinal dessa união um arco no meio das nuvens. E a primeira grande graça que o Senhor lhes concedeu foi a de serem fecundos e multiplicarem-se para encher a terra e dominá-la. Assim o Senhor também faz conosco depois de termos conhecimento dos Seus ensinamentos e das Suas orientações. Ele nos dá a possibilidade para que sejamos na terra obreiros do Seu reino e nos capacita a fecundar a terra com a semente da fé e fazer germinar ações úteis para que o mundo seja melhor.  Deus está sempre fazendo aliança com o homem e a mulher esperando deles fidelidade e compromisso. Não viemos aqui em vão, somos chamados (as) a viver uma vida de qualidade e fazer com que as pessoas façam também esta experiência. – Qual é o seu compromisso para com Deus em relação à vida na terra? – Qual é a parte que lhe compete na construção de um mundo novo? – quais as armas que você tem usado para defender o reino de Deus, aqui e agora? – Você vive uma vida de verdadeiro (a) filho (a) de Deus ou apenas uma imitação?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 101* 

🗣 *Ofereço ao Senhor um sacrifício de louvor.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Assim também a geração dos vossos servos terá casa e viverá em segurança, e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem e todos os impérios o servirem.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 101* 

*Reflexão* - “Enganamo-nos quando pensamos que Deus está longe de nós e que o céu é um lugar distante. O Senhor reconstrói o mundo novo dentro de cada coração, por isso Ele escuta a oração dos oprimidos e não despreza a sua prece. Que seja sempre uma motivação para as futuras gerações o louvor que os nossos lábios pronunciam. De agora e para sempre tenhamos a consciência que o futuro da humanidade depende do que nós plantarmos aqui, agora, com um louvor que seja fruto do grande amor de Deus por nós!”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 8, 27-33*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! *(Cf. Jo 6, 63c. 68c)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”

28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 

29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 

30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 

31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 

32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 

33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Quem progride na fé cresce no amor.”*

“Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: ‘Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens’”. A liturgia de hoje apresenta o evangelho da profissão de fé de São Pedro, narrado aqui pelo evangelista São Marcos. Nós sabemos que o Evangelho de Marcos está intimamente ligado ao próprio São Pedro, já que Marcos era seu intérprete. Por isso, podemos dizer que no segundo Evangelho ouvimos o testemunho do Príncipe dos Apóstolos.É importante dizer isso porque todo o Evangelho de Marcos está organizado em duas partes, tendo como núcleo a profissão de fé de São Pedro. Numa primeira parte, Jesus faz milagres e ações extraordinárias para que os discípulos compreendam, pela fé, que Ele é Deus. Jesus está tentando suscitar neles a fé, de modo semelhante ao que aconteceu na cura do cego, sobre a qual meditamos ontem. Primeiro ele começa a ver os homens como árvores, depois acontece a cura definitiva.Também aqui a fé de Pedro tem essas duas etapas: na primeira, Pedro vê que Cristo é o Messias, como ele professa neste momento; mas ainda não compreende profundamente o que isso significa. Ele já tem fé, já vê um lampejo da luz da graça divina, sabe que Cristo é o próprio Filho de Deus, mas ainda não entende a necessidade do caminho da cruz.Quando Jesus, então, vendo a fé de Pedro, começa a falar do seu sacrifício redentor em Jerusalém, São Pedro rejeita essa ideia, repreende Jesus e, por isso, ele próprio passa a ser repreendido por Nosso Senhor. São Pedro, com uma mentalidade humana, quer seguir o Cristo sem cruz, quer uma religião analgésica, uma religião de um Deus que está ao nosso serviço e que não pede de nós o sacrifício do amor. No entanto, Jesus quer exatamente nos colocar nesta dinâmica do sacrifício para que, crescendo de fé em fé, sejamos capazes de finalmente chegar ao fruto maduro, o fruto sazonado do amor.Em nosso caminho de fé também somos assim. Inicialmente, começamos pedindo mais fé, vamos crescendo na fé, e assim nos aproximando de Deus. A fé é como se fosse o cordão umbilical que nos une a Deus e que alimenta a nossa alma até que, finalmente, a “criança” esteja plenamente formada, para então poder, de fato, realizar o sacrifício do amor, a entrega do amor.A fé claudicante, manca e meio trôpega daqueles que começam a caminhar não é qualitativamente a mesma fé que a dos mártires, daqueles que entregam a vida, daqueles que se doam e se sacrificam por amor a Cristo. Isso porque a nossa fé também cresce. Inicialmente, uma fé pequena nos dá o amor de servo, o amor de quem quer simplesmente cumprir os Mandamentos e obrigações. Ao crescermos na fé, conseguimos amar como um filho, que quer servir o pai o tempo inteiro. Finalmente, tendo crescido ainda mais na fé, chegamos ao amor maduro da esposa que quer retribuir o amor do seu esposo, o qual se entregou na cruz dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado”. A esposa também quer se entregar e carregar a cruz por amor.Se com Ele morremos, com Ele viveremos. Sim, a profissão de fé de São Pedro nos ensina a parar de ver homens em forma de árvores e chegar finalmente a ver o sacrifício da cruz como um ato de amor. O Pedro que esperneia aqui já tem fé, mas ainda está bem distante daquela fé radiosa que um dia fará com que ele se sacrifique na cruz em Roma, derramando o seu sangue e confirmando a fé dos irmãos.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...