terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

📆 *15 de Fevereiro de 2023 (4a Feira)*

 📆 *15 de Fevereiro de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA 6ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ONÉSIMO, DISCÍPULO DE S. PAULO / SS. FAUSTINO E JOVITA, MÁRTIRES / SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIERE. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. *(Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 8, 6-13. 20-22*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

6Passados quarenta dias, Noé abriu a janela, que tinha feito na arca, e soltou um corvo, 

7que ficou revoando, até que secassem as águas sobre a terra. 

8Soltou, também, uma pomba para ver se as águas tinham baixado sobre a face da terra. 

9Mas a pomba, não achando onde pousar, voltou para junto dele na arca; porque as águas ainda cobriam a superfície de toda a terra. Noé estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e recolheu-a na arca. 

10Esperou, então, mais sete dias e soltou de novo a pomba. 

11Pela tardinha, ela voltou, e eis que trazia no bico um ramo de oliveira com as folhas verdes. Assim, Noé compreendeu que as águas tinham cessado de cobrir a terra. 

12Esperou ainda sete dias, e soltou a pomba, que não voltou mais.

13Foi no ano seiscentos e um da vida de Noé, no primeiro dia do primeiro mês, que as águas se retiraram da terra. Noé abriu o teto da arca, olhou e viu que toda a superfície da terra estava seca.

20Então Noé construiu um altar ao Senhor e, tomando animais e aves de todas as espécies puras, ofereceu holocaustos sobre o altar. 

21O Senhor aspirou o agradável odor e disse consigo mesmo: “Nunca mais tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, pois as inclinações do seu coração são más desde a juventude. Não tornarei, também, a ferir todos os seres vivos, como fiz. 

22Enquanto a terra durar, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, jamais hão de acabar”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 8, 6-13. 20-22*

*Reflexão - “Após quarenta dias”*

“Para nós, quarenta dias pode ser um tempo simbólico de purificação, de espera, de maturação, de aprendizado. Assim como Noé esperou pacientemente que as águas baixassem a fim de que ele e sua família pudessem novamente ter vida sobre a terra, nós também podemos ser chamados (as) pelo Senhor para experimentar um tempo de exercício da nossa alma. Isto pode acontecer quando algum fato novo vem nos tirar da rotina da nossa existência ou quando passamos por dificuldades de sofrimento, de perseguição e angústia.   Quando somos formados pela Palavra do Senhor nós nos ancoramos nela para nos fortalecer diante das tempestades e dos dilúvios da nossa existência. É o momento que precisamos esperar pelas demoras de Deus até estarmos aptos a enfrentar a vida nova para a qual Ele nos preparou. Algumas tribulações parecem-no que demoram demais, e que nunca mais tomaremos pé, afogados (as) que estamos nos problemas, porém, depois de passado o tempo  previsto por Deus, nós iremos perceber que as águas baixaram e que  dentro de nós brotou uma vida nova semeada na dor, mas, regada pela fé, foi transformada em amor. Este dia é então, como se fosse também o primeiro dia do primeiro mês da nossa existência. Só encontra a calmaria quem enfrentou a tempestade, porque “depois dela vem a bonança”. – Você já percebeu que, como Noé, também pode ser escolhido (a) por Deus para uma vida nova, depois da dificuldade? – Como você tem enfrentado os dilúvios da sua vida: com paciência ou desespero? – Você tem se fortalecido na Palavra para encarar as tempestades da sua vida?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 115* 

🗣 *Ofereço ao Senhor um sacrifício de louvor.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 115* 

*Reflexão* - “A oferta que é agradável a Deus é o louvor que oferecemos por causa do sacrifício de Jesus que nos deu a salvação. É essa a nossa retribuição a Deus e a nossa gratidão por tudo o quanto Ele faz em nosso favor: elevar o cálice da nossa salvação, isto é, o sangue do próprio Deus que veio nos libertar da morte e invocar o Seu Santo Nome.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 8, 22-26*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Quem me ama realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. *(Jo 14, 2)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. 

23Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”

24O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. 

25Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 

26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Uma cegueira que se vence aos poucos.”*

“Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele e pôs as mãos sobre ele. E o que antes era cego passou a enxergar claramente”. Toma Jesus um cego de Betsaida pelas mãos, trá-lo para fora da cidade e lhe cura a cegueira. Semelhante milagre, que temos visto em outros pontos do Evangelho, mas diferente método, que só no de Marcos encontramos. É semelhante o milagre, porque foram muitos os cegos a que o Senhor devolveu a vista; mas é diferente o método, porque este é o único caso em que Jesus dá olhos longe dos olhos da multidão, e não de uma vez e com o só império de sua vontade, mas aos poucos e servindo-se do que foi como que o primeiro sacramento: a sua saliva. São detalhes difíceis de acreditar, se não os referisse o próprio Texto sagrado. Diz a Escritura que, estando a sós com o cego nos arredores de Betsaida, lhe cuspiu Cristo nos olhos, esfregou-os com as mãos e fê-lo enxergar por etapas: primeiro aos homens, mas como em figura de árvores ambulantes, do que se conclui que não era cego de nascença, pois sabia distinguir homens de árvores; depois todas as coisas, com a mesma clareza com que enxergava dantes: “Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez”. E o que explica que em milagre de tão semelhante efeito usasse Cristo de tão diferentes caminhos? A razão é, porque na cura gradual deste cego quis Jesus representar a cura da nossa cegueira espiritual. Como este cego, que não o foi de berço, também nós temos já alguma luz, que é o pouco de fé que a graça pôde acender em nossas almas; mas só pode esta luz chegar a iluminar de fato todas as coisas sob duas condições. A primeira é que, levados pelas mãos de Cristo, nos afastemos agora “do povoado”, isto é, dos costumes mundanos e saibamos entreter-nos a sós com Ele na oração. A segunda é que procuremos o seu toque nos sacramentos, figurados na saliva com que esfregou Ele os olhos daquele doente. São estes os caminhos, simbolizados hoje nas vias por que o Senhor foi-lhe restituindo a vista, por que também nós iremos recobrar aos poucos a visão, a fim de que a nossa fé, por ora incipiente, possa um dia iluminar a tal ponto os nossos passos, que já não queiramos mais tornar “ao povoado” de que o Senhor nos quer arrancar: “Não entres no povoado!” Deixemos, pois, que Cristo nos tire do mundo de pecado e frouxidão em que temos vivido, busquemos a intimidade e o toque vivificante d’Ele, para que sejamos cristãos de fé madura e luminosa, capazes de distinguir o verdadeiro do falso, os homens das árvores e a reta doutrina da falsa ciência deste século.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...