segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

📆 *14 de Fevereiro de 2023 (3a Feira)*

 📆 *14 de Fevereiro de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO CIRILO, MONGE, E SÃO METÓDIO, BISPO, MEMÓRIA* (Branco, Pref. Comum ou dos Pastores - Of. da Memória)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SS. CIRILO, MONGE E METÓDIO, BISPO - PADROEIROS DA EUROPA / S. VALENTIM / S. ZENÃO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Minhas palavras que coloquei em tua boca, diz o Senhor, não se afastarão jamais de teus lábios; e tuas oferendas serão aceitas em meu altar. *(Is 59, 21; 56, 7)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho aos povos eslavos; dai-nos acolher no coração a vossa Palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 6, 5-8; 7, 1-5. 10*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

6, 5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 

6Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 

7e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!”

8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 

7, 1O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 

2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 

3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 

4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”.

5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 

10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 6, 5-8; 7, 1-5. 10*

*Reflexão - “Sementes de vida nova”*

“A narrativa nos fala da decepção que Deus teve com a criatura que Ele mesmo criara e como ficou magoado diante da maldade que existia nos projetos do coração humano. Por um momento Ele pensou em desistir do homem! Porém, encontrou Noé e a sua família, como semente para restaurar a humanidade, quando os livrou do dilúvio acolhendo-os na Arca.  Hoje, também, as concepções do nosso coração de homem e de mulher, na maioria das vezes, não são os sonhos de Deus para nós e para a humanidade, porém, o Senhor procura no nosso meio, alguém como Noé, que encontre graça aos Seus olhos, para que, através dele e da sua família, seja resgatado o restante da criação. Deus não desiste de nós quando O buscamos de coração e, mesmo que por algum motivo nós possamos entristecê-lo com a nossa insensatez, nós podemos também, com a Sua graça, ser uma semente de amor para restaurar a humanidade, a partir da nossa casa, da nossa família e do mundo que nos cerca. Somos no mundo como sementes de vida nova a quem Deus confia a sua criação.  Assim como Noé foi obediente ao Senhor e fez tudo conforme Ele lhe havia ordenado nós também podemos seguir os Seus ensinamentos e a sua Palavra tornar-se-á para nós uma Arca onde nos refugiamos dos dilúvios que se abatem sobre o mundo.  – Quais são os projetos do seu coração atualmente? – Você acha que Deus está feliz com os seus sonhos? Eles estão de acordo com a Palavra? – Você acha que nas circunstâncias atuais da sua vida você e sua família seriam escolhidos (as) por Deus para serem semente de vida nova para o mundo?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 28* 

🗣 *Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 28* 

*Reflexão* - “O Senhor tem poder para dar e tirar, portanto, cabe a nós o reconhecimento da Sua Majestade, da Sua Soberania. Com a sua voz Ele pode ordenar para nosso destino o céu ou o inferno, bênção ou maldição, conforme os desejos do nosso coração. A alma que canta a glória de Deus pertence a um coração que O reconhece como Rei e Senhor e por isso será abençoada e viverá em paz com o seu povo, na sua casa.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 8, 14-21*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Quem me ama realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. *(Jo 14, 2)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 

17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 

18Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 

19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. 

20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 

21Jesus disse: “E vós ainda não compreendeis?”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”O que nos motiva a ser cristãos?”*

“Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis?” Chama-nos Cristo no Evangelho de hoje a um exame de consciência particular sobre os motivos que nos têm levado a segui-lo. “Prestai atenção”, diz Ele, “e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Com o fermento dos fariseus, que cumprem à risca os mínimos detalhes da Lei, não por amor nem por zelo sincero, mas por vaidade e para se sentirem superiores; com o fermento de Herodes, que busca uma ocasião de ver Jesus, não porque se queira converter, mas pela curiosidade de ver milagres. São estes dois fermentos os piores que podem misturar-se à massa do nosso coração, inchado por fora com aparências de religiosidade, mas nutrido por dentro com tão más leveduras. Cristãos há muito comportados e muito cumpridores de seus deveres. Pagam o dízimo, jejuam às sextas, vão à Missa aos domingos, mas tudo fazem pelo gosto de verem refletida no espelho da própria consciência a imagem de um “bom moço”, que bem poderia repetir com o fariseu da parábola: “Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens” (Lc 18, 11), para ouvir ainda mais merecidamente: “Todo o que se exaltar será humilhado” (Lc 18, 14). Outros há que de vez em quando acodem à igreja, de joelhos e em lágrimas, ou por medo ou por interesse: medo de se verem privados ou interesse de se verem enriquecidos dos bens deste mundo, como se os moveram as mesmas intenções daquela tão ímpia curiosidade de Herodes. “Tomai cuidado”, adverte Cristo a uns e outros cristãos, “com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Sejam hoje estes dois extremos os dois pontos do nosso exame particular: Que me move a ser cristão? O falso zelo dos fariseus ou a falsidade interesseira de Herodes? Que o Senhor, pelo muito que nos cegam os nossos pecados e os pretextos com que os cobrimos, nos descubra hoje nossas motivações mais profundas e nos leve, por sua graça, a segui-lo por amor à verdade que Ele tanto se empenhou em fazer compreender aos seus primeiros seguidores: “Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis”.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...