quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

📆 *09 de Fevereiro de 2023 (5a Feira)*

 📆 *09 de Fevereiro de 2023 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA QUINTA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. APOLÔNIA / ALEXANDRE DE ROMA, DONATO E MARON.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus. *(Sl 94, 6-7)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 2, 18-25*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 

19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse.

20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 

21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 

22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 

23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”.

24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 

25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 2, 18-25*

*Reflexão - “Não é bom que estejamos sós!"*

“Deus deu ao homem o domínio sobre toda a criação e provou isso quando o autorizou a dar nome a todos os animais selvagens, todas as aves do céu e aos animais domésticos. O homem, no entanto, não se identificou com ninguém. Somente quando Deus tomou-lhe a carne da costela para formar a mulher foi que Adão se maravilhou e encontrou motivo para alegrar-se. Portanto, a própria Palavra é quem afirma que a mulher é a auxiliar perfeita que Deus deu ao homem. Ela é a única que tem o direito de fazer o homem deixar pai e mãe para formar com ela, uma só carne. A palavra auxiliar já nos dá o entendimento para a missão da mulher: complementar o homem, portanto, há algo que falta no homem que a mulher possui e vice-versa. Homem e mulher foram tirados da terra, mas o Senhor, quando os levou para o paraíso e fez com que de um eles fossem dois, deu-lhes a capacidade de se complementarem e de dependerem um do outro, cada um dentro de sua missão e conforme a sua estrutura interior. O homem, feito na terra, se completa com a mulher, feita no paraíso. Com esta leitura nós também podemos refletir sobre a finalidade para qual fomos criados Nós não fomos criados (as) para nos fechar em nós mesmos (as) e nos isolarmos das outras pessoas, mas para termos relacionamentos saudáveis. Vemos em Adão, que o mundo criado por Deus seria incompleto se tivesse sido feito para um só homem. Quando nos afastamos do convívio das pessoas para viver uma vida voltada somente para os nossos interesses pessoais e pretendemos manter distância da família e dos amigos, nós também nos sentimos deprimidos e chegamos até a adoecer. Por isto, não é bom que estejamos sós! O Senhor nos deu olhos, boca, braços e pernas para que possamos olhar para os nossos irmãos e irmãos, falar com eles, abraçá-los, ir ao encontro deles. Somente assim iremos completar a obra que Deus criou para o nosso prazer e felicidade.  – Você tem consciência da sua missão de homem e de mulher? – Você se sente feliz pelo que é? – Você tem correspondido à função de complementar o outro? – Você sabe cultivar amizades?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 127* 

🗣 *Felizes todos os que respeitam o Senhor.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 127* 

*Reflexão* - “Quem teme o Senhor sabe distinguir os Seus caminhos e será feliz. O plano de Deus é perfeito para aqueles que confiam no Seu direcionamento e trilham a estrada que Ele aponta: homem e mulher que geram frutos através dos seus filhos. Deus providencia para eles casa, trabalho, alimento e Sua bênção poderosa em todos os dias das suas vidas.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 7, 24-30*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! *(Tg 1, 21bc)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 

26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 

27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.

28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 

29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 

30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Não pelo sangue, mas pela fé.”*

“Ele veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1, 11-13). O Evangelho de hoje nos fala da oração confiante e humilde da mulher sírio-fenícia. Esse é um dos poucos momentos em que Jesus vai para a região de Tiro e Sidônia, no norte do território de Israel, que é a atual região do Líbano. A tradução litúrgica deste Evangelho descreve a mulher que se dirige a Jesus genericamente como “pagã”; porém, o texto original especifica que ela era helênica, ou seja, falava grego, que era a língua comercial da época, utilizada na maior parte do Império Romano. Esse fato é relevante porque as pessoas para as quais São Marcos escreve também falavam grego, ou seja, os primeiros cristãos, mesmo os de língua latina, utilizavam o grego. E é a eles que o evangelista quer mostrar a humildade da mulher e o seu reconhecimento de que o povo de Deus é Israel, mas que, a partir de Jesus, esse povo escolhido amplia-se e estende-se a todas as nações. Ou seja, antes havia aqueles que eram filhos de Deus por serem israelitas, enquanto os demais eram considerados meras criaturas, como “cachorrinhos”. Naquele momento, a providência divina estava mais voltada para o povo de Deus do Antigo Testamento. Porém, tal providência quer se expandir, de modo que Jesus, ao ouvir a humilde súplica da mulher sírio-fenícia, revela que todos são chamados a serem filhos de Deus e fazerem parte do seu povo. Então, a principal chave de leitura para este texto bíblico está no prólogo do Evangelho de São João, segundo o qual Nosso Senhor “veio para os que era seus, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus” (Jo 1, 11-13). Em outros termos, é a fé que faz com que nasçamos de Deus. Assim, podemos dizer que, no nosso batismo, “o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14) em nós, no sentido de que a Palavra de Deus se encarnou em nossos corações. O diálogo de Jesus com a mulher sírio-fenícia leva-nos a contemplar uma grande alegria: nós, que éramos pagãos, somos chamados a fazer parte do povo de Deus, aceitando Jesus pela fé.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...