terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

📆 *08 de Fevereiro de 2023 (4a Feira)*

 📆 *08 de Fevereiro de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA QUINTA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. JERÔNIMO EMILIANO, FUNDADOR DOS SOMASCOS, PADROEIRO DOS ÓRFÃOS E DA JUVENTUDE ABANDONADA / S. JOSEFINA BAKHITA / CIRIACO E JUVÊNCIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus. *(Sl 94, 6-7)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 2, 4b-9. 15-17*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

4bNo dia em que o Senhor fez a terra e o céu, 

5ainda não havia nenhum arbusto do campo sobre a terra, e ainda nenhuma erva do campo tinha brotado, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e nem existia homem para cultivar o solo. 

6Mas uma fonte brotava da terra, e lhe regava toda a superfície.

7Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 

8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, a oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 

9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

15O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim de Éden, para o cultivar e guardar. 

16E o Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo: “Podes comer de todas as árvores do jardim, 

17mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque, no dia em que fizeres, sem dúvida morrerás”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 2, 4b-9. 15-17*

*Reflexão - “Vontade de Deus é o paraíso do homem!”*

“Refletindo sobre a narrativa do Livro do Gênesis nós percebemos que ao criar o homem e a mulher e colocá-los no paraíso, Deus deu a eles a liberdade para escolher entre seguir às suas ordens ou seguir a sua própria vontade.  Colocando esta reflexão na nossa vida apreendemos que as ordens de Deus para o homem são como uma fonte inesgotável de bênção que gera proteção, auxílio e assistência. A árvore do conhecimento do bem e do mal é justamente esse limite que nós temos para optar em fazer ou não as coisas conforme a vontade de Deus. Todos nós temos o desejo de ser dono da nossa própria vida e o Senhor nos dá opção de assim proceder, porém, as consequências que advêm da nossa livre decisão são uma prova real da qualidade da nossa escolha. Quando escolhemos fazer a vontade de Deus nós estamos elegendo viver de acordo com os Seus ensinamentos e a Sua Palavra é a bússola que nos dá o norte para tudo o que formos empreender. Somente Deus que nos criou sabe precisamente do que precisamos para ser felizes. Quando escolhemos viver de acordo com a nossa própria vontade, nós estamos assumindo total responsabilidade sobre as nossas ações e corremos o risco de trabalhar em vão. Esta opção é um atestado de que o pecado, que é o afastamento de Deus, é o guia para os nossos empreendimentos. Esta opção que nos leva a pecar leva-nos também à morte da alma. - Você tem a Palavra de Deus como luz para os seus passos?  - Você acha que pode decidir livremente em todos os aspectos da vida? – Qual é o parâmetro que você segue para decidir nas suas escolhas? – As suas escolhas o têm levado para a vida ou para a morte.”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 103* 

🗣 *Bendize, ó minha alma, ao Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 103* 

*Reflexão* - “Ser dependente de Deus é o anseio da nossa alma! Nós nos preocupamos tanto com a nossa sobrevivência, com a qualidade da nossa vida e não percebemos que o Senhor está a postos para nos dar o alimento e tudo o de que precisamos. Fomos criados para a liberdade, porém só somos livres quando nos abandonamos nas mãos do Senhor! Sem o auxílio do Senhor nós perecemos, porém, o seu Espírito renova-nos e nos faz renascer.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 7, 14-23*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! *(Cf. Jo 17, 17ba)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 

15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 

16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 

18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 

19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.

20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 

21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 

22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 

23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Ama, e faz o que quiseres.”*

“O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”. Os fariseus, mais preocupados em agradar aos homens e a si mesmos, sobrecarregavam o povo com uma série de preceitos rituais que, sob a aparência de zelo pela observância da Lei, acabavam desvirtuando o culto divino e o transformando num moralismo vão e centrado na pureza legal do indivíduo. Este zelo excessivo e aparente, para não dizer teatral, chegava a extremos absurdos, como as controvérsias frequentes que travaram com Jesus a respeito da licitude de tomar certos alimentos. Para confutar-lhes a hipocrisia, o Senhor nos legou um ensinamento simples e ao mesmo tempo cheio de sabedoria: “O que sai do homem”, e não o que lhe entra pela boca, “isso é que o torna impuro”, ou seja, “as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”. É verdade, sim, que entre os artigos da Lei de Moisés constavam alguns preceitos externos que ora proibiam a ingestão de alguns alimentos, ora prescreviam a realização de alguns gestos e abluções. Estas prescrições, porém, não eram nem um fim em si nem o centro da religião mosaica, mas uma forma pedagógica de instruir o povo escolhido e prepará-lo, interiorizando-lhe essas normas externas, para oferecer a Deus um culto interno de adoração e ação de graças. É por isso que, chegado à maturidade, o povo deveria abraçar o ensinamento superior de Cristo e consagrar-se a Deus, não tanto pela prática de uns quantos rituais, mas pela assimilação profunda e interior da lei moral, cumprida não já por legalismo, mas por um motivo mais perfeito e de ordem sobrenatural: o amor a Deus. Agora, com a graça de Jesus Cristo, temos uma Lei nova, escrita não em tábuas de pedra, mas em nossos próprios corações, uma Lei de caridade que nos obriga e vincula ao bem, não por coação exterior, mas pelo impulso de um amor plenamente livre, que sabe seguir o que é justo e rejeitar tudo o que nos torna impuros. Que Deus derrame, pois, o seu Espírito Santo em nossas almas e nos dê a graça de o amarmos generosamente.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...