quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

📆 *10 de Fevereiro de 2023 (6a Feira)*

 📆 *10 de Fevereiro de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTA ESCOLÁSTICA, VIRGEM, MEMÓRIA* (Branco, Pref. Comum ou das Virgens - Of. da Memória)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ESCOLÁSTICA VIRGEM, IRMÃ DE S. BENTO / SS. ZÓTICO, JACINTO E AMÂNCIO, MÁRTIRES / GUILHERME DE MALEVAL E SILVANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo, com sua lâmpada acesa.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Celebrando a festa de Santa Escolástica, nós vos pedimos, ó Deus, a graça de imitá-la, servindo-vos com caridade perfeita e alegrando-nos com os sinais do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 3, 1-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: ‘Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?’” 

2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 

3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”.

4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 

5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”.

6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu.

7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 

8Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 3, 1-8*

*Reflexão - “A raiz do pecado original foi a desobediência dos nossos primeiros pais.”*

“Sugestionados pelo canto da serpente e seduzidos pelos apelos da carne, (ter, poder e prazer), o primeiro homem e a primeira mulher desobedeceram a Deus!   Deste modo, a desobediência foi o pecado dos nossos primeiros pais e representa para toda a humanidade a raiz do pecado original que nos submeteu à escravidão. Compreendendo que seria bom comer do fruto da árvore que lhes era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento e seguindo as insinuações do inimigo de Deus, eles desobedeceram e, assim, sofreram as primeiras consequências pela sua fraqueza. Tiveram medo de Deus e se esconderam.  Assim, o pecado dos nossos primeiros pais nos atingiu e até hoje, nós arcamos com a consequência dos seus atos. Este exemplo de desobediência, acontece até hoje com cada um de nós! Muitas vezes, sugestionados (as) pelo inimigo, nós nos rendemos aos seus convites e, por isso, pecamos e depois, sentimos medo. Nós nos envergonhamos da nossa condição de pecadores e cheios de culpa nos afastamos de Deus. No entanto, mesmo sendo pecadores nós podemos obter o perdão de Deus. A confiança que temos na Sua misericórdia apaga os nossos pecados. Se, Adão e Eva reconhecendo a sua culpa tivessem confessado a Deus a história teria sido diferente. No entanto, eles não tiveram confiança em Deus e se esconderam.  A falta de confiança na misericórdia do Pai é o nosso maior pecado. – De quem você tem mais acolhido as sugestões para a sua vida: da serpente ou do anjo? – Você se impressiona com o aspecto e o visual das coisas e das pessoas? – Você peca pelo olhar? – Você tem confiança em Deus? – Você reconhece que é pecador(a)?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 31* 

🗣 *Feliz aquele cuja falta é perdoada!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 31* 

*Reflexão* - “O homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado é aquele que confessa o pecado e confia no Seu perdão e na Sua misericórdia. Às vezes nos martirizamos cultivando sentimento de culpa, quando seria justamente mais agradável ao Senhor nos sentirmos totalmente livres da culpa para podermos voar nas asas da Sua bondade. Somos fiéis e humildes na medida em que acolhemos o perdão de Deus.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 7, 31-37*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! *(Cf. At 16, 14b)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 

32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 

33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 

34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 

35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 

37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Abre-te a Deus, fecha-te ao mundo!”*

“Para abrir-se à palavra de Deus, é preciso fechar-se aos barulhos do mundo e das paixões que se revoltam, ensurdecedoras, em nosso interior. Jesus, ao abrir hoje os ouvidos do surdo-mudo de que nos fala o Evangelho, quer que renovemos o nosso Batismo, pelo qual somos introduzidos na vida da graça. De fato, todos nós, de um modo ou de outro, somos como aquele surdo-mudo; todos nós, pela escravidão do demônio e do pecado, nos tornamos surdos à palavra de Deus e, portanto, incapazes de transmiti-la fielmente aos demais. Mas o que significa, no fim das contas, ouvir a palavra de Deus? Ora, se repararmos bem, veremos que estamos a todo momento sendo movidos em nosso interior: há, de um lado, os movimentos passionais, que lutam e se revoltam contra o domínio da razão; há, de outro, o movimento de certas inspirações que, embora sejam boas, não têm força o suficiente para levar-nos à prática do bem. É por isso que precisamos da moção da graça divina, sem a qual é impossível realizar qualquer obra meritória nem amar a Deus como convém. Precisamos, pois, deixar que essa graça nos toque de tal maneira que os movimentos interiores que tanto nos agitam e ensurdecem — desejos, cobiças, temores, malícias — enfim se aquietem e nos permitam escutar, de uma vez por todas, o Cristo que nos fala incessantemente ao coração. Ao nos encontrarmos com Ele hoje na Eucaristia, peçamos-lhe que nos feche para o espírito do mundo e nos abra para si, repetindo em nossas vidas o que outrora fizera com o surdo-mudo: “Effatá, abre-te!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...