domingo, 22 de janeiro de 2023

📆 *23 de Janeiro de 2023 (2a Feira)*

 

📆 *23 de Janeiro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. ILDEFONSO, BISPO / S. EMERENCIANA / ÁQUILA E SEVERIANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo. *(Sl 95, 1. 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 9, 15. 24-28*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 15Cristo é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna. 

24Jesus não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. 

25E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio. 

26Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 

27O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 

28Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 9, 15. 24-28*

*Reflexão - “Estamos livres para voar para o Pai!”*

“A carta aos Hebreus nos leva a afirmar com toda a certeza que “O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento”. Portanto, nunca poderemos nos deixar enganar pelas religiões que apregoam a ideia de que teremos outras vidas aqui na terra. Por essa razão, esta leitura nos dá muita alegria quando nos garante que a trajetória da nossa vida será sempre ir mais além, e sempre em busca do encontro com o Pai. O Plano de Deus é completo e Ele não iria nos deixar na mesmice, voltando para a terra e passar pelas mesmas provas e, no final ainda comprovar a nossa incapacidade. Jesus já pagou a nossa conta e de uma vez por todas liquidou a nossa culpa! Ele abriu para nós as portas do céu, por isso, estamos livres para voar para o Pai. Uma vida maravilhosa nos espera adiante, quando contemplaremos a Deus e receberemos a nossa herança. – Você já pensou que a cada dia que passa você caminha mais para encontrar o Pai? – Você já encontrou o sentido para a sua vida aqui na terra? – Qual é o material que você tem usado para construir a sua casinha no céu, perto de Jesus e do Pai?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 97* 

🗣 *Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 97* 

*Reflexão* - “É do nosso coração que tiramos a inspiração para entoar um canto novo ao Senhor, todos os dias. A cada dia que passa, aparecem mais motivos para que nós louvemos o Senhor: salvação, vitória, prodígios, proteção, providência. Tudo isso é motivo para que os nossos lábios entoem um canto novo a cada dia.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 3, 22-30*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. *(Cf. 2Tm 1, 10)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 

23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 

24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 

25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 

26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 

27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.

28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 

29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 

30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Quando rejeitam a carta por ódio ao carteiro.”*

“Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios”. O que faziam outrora com Cristo, acusando-o de expulsar demônios pelo poder de Beelzebu, fazem-no hoje contra a Igreja, acusando-a de toda sorte de mentiras, os inimigos do Evangelho. Jesus, por querer fazer discípulos, livrando-os da vida de pecado, era por seus detratores apodado dos nomes mais indignos e blasfemos: beberrão, impuro, infiel à Lei e às tradições etc. A Igreja, por fazer o que lhe mandou fazer Cristo, isto é, dar continuidade à sua obra redentora, é por seus inimigos acusada dos mais variados crimes: intolerante, moralista, retrógrada etc. Na boca de uns e outros podemos pôr as mesmas palavras com que confessavam os demônios o seu desespero, ao verem Cristo pôr abaixo a sua tirania infernal: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” (Mt 8, 29). Os acusadores de Cristo, vendo como Ele lhes desmascarava a hipocrisia e o legalismo fútil, o acusavam dos vícios que possuíam; os acusadores da Igreja, vendo como ela lhes desmascara a vida perversa, lhe imputam a maldade que eles mesmos praticam, por mais que a encubram com os floreios do politicamente correto. Jesus, Filho encarnado, foi acusado de agir sob o impulso de Satanás; a Igreja, empenhada em desviar o homem do caminho do inferno, é acusada de ser intolerante e preconceituosa. Eis a malícia, eis a inversão diabólica desses que são filhos do pai da mentira. Mas, diante disso, que coisas nos cabe fazer? A primeira é que saibamos suportar com paciência e ânimo de mortificação, oferecendo-as a Cristo em reparação de nossas muitas culpas, as injúrias que forem dirigidas contra nós, pessoalmente. A segunda é que rezemos sempre pelos que nos caluniam e paguemos com o bem o mal com que pagam nosso exemplo e palavra. A terceira e última é que tenhamos a coragem de defender com firmeza e calma, com objetividade e caridade, a Cristo e sua Igreja, a quem muitos chegam a rejeitar em bloco por terem começado a rejeitar em parte os seus membros.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:


SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...