segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

📆 *24 de Janeiro de 2023 (3a Feira)*

 📆 *24 de Janeiro de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO FRANCISCO DE SALES, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

SÃO FRANCISCO DE SALES / B. TIMÓTEO GIACARDO, PRESBÍTERO / URBANO E FELICIANO DA ÚMBRIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. *(1Sm 2, 35)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 10, 1-10*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 1a Lei possui apenas o esboço dos bens futuros e não o modelo real das coisas. Também, com os seus sacrifícios sempre iguais e sem desistência repetidos cada ano, ela é totalmente incapaz de levar à perfeição aqueles que se aproximam para oferecê-los.

2Se não fosse assim, não se teria deixado de oferecê-los, se os que prestam culto, uma vez purificados, já não tivessem nenhuma consciência dos pecados? 

3Mas, ao contrário, é por meio destes sacrifícios que, anualmente, se renova a memória dos pecados, 

4pois é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes.

5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 

6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 

7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”.

8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei –, 

9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 

10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 10, 1-10*

*Reflexão - “Uma oferenda definitiva”*

“Ao ofertar-se a si mesmo como vítima pela expiação dos nossos pecados, Jesus Cristo, de uma vez por todas, suprimiu o primeiro sacrifício para estabelecer um definitivo. Ele assim o fez para cumprir a vontade do Pai, por isso, a leitura nos mostra que o próprio Cristo ao entrar no mundo, afirmou: “Eu vim para fazer a tua vontade”. “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo”.  A leitura, então nos afirma que a Lei é apenas um desenho dos bens que almejamos adquirir no futuro, e não o modelo real do que está reservado para nós. Deste modo, o cumprimento da lei e os sacrifícios que se oferecem a Deus, por si só, são totalmente incapazes de nos levar para o céu.   Somente a fé em Jesus Cristo e a nossa adesão ao Plano de Salvação do Pai, nos conduzirão para a vida eterna. Jesus Cristo veio fazer vontade do Pai que consiste na nossa purificação, salvação e santificação. A fé em Jesus nos faz compartilhar a vida com Ele deixando com que Ele permaneça em nós e nos faça viver uma verdadeira conversão.  Desse modo, enquanto aqui estamos, cumprimos um processo de transformação que nos leva, a também, como Jesus, nos oferecer para que a vontade de Deus se realize em nós e por meio de nós. Por isso, precisamos ter em mente que não são as coisas certinhas que realizamos nem os bens que oferecemos a Deus que nos levarão para a vida eterna, mas a nossa entrega total a Jesus que nos ensina a fazer as coisas por amor a Ele. – Você é daquelas pessoas que faz um rosário de sacrifícios, mas esquece de perdoar a quem o (a) ofendeu? – Como você tem oferecido a sua vida a Deus: por palavras ou ações? – Você já descobriu qual a vontade de Deus para você?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 39* 

🗣 *Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 39* 

*Reflexão* - “O Senhor põe nos nossos lábios um canto novo, todas as vezes em que nos propomos a fazer, com prazer, a Sua vontade. Quando nos dispomos a viver o plano de Deus com as nossas ações, os nossos ouvidos também se abrem para perceber as obras do Senhor e os nossos lábios, para proclamar a sua justiça no meio da grande assembleia dos filhos de Deus.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 3, 31-35*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! *(Cf. Mt 11, 25)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 

32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.

33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 

34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 

35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A Mãe e os irmãos de Jesus (cf. Mt 12, 46-50; Mc 3, 31-35; Lc 8, 19ss).”* 

— Mateus e Marcos mencionam este breve episódio no mesmo ponto da vida pública, ao passo que Lucas o situa logo após a parábola do semeador. São oportunas, todavia, ambas as ocasiões. Não se sabe, em todo o caso, ao menos se admitimos a ordem seguida por Mateus e Marcos, se os irmãos do Senhor dos quais aqui se fala são os mesmos que, em Mc 3, 21, tencionavam reter o Senhor. Poder-se-ia admitir como mais verossímil a identidade entre uns e outros, não fosse o caso de os primeiros virem acompanhados da Virgem SS., enquanto os segundos foram ao encalço de Cristo por julgá-lo “fora de si”. De fato, seria indigno da Mãe de Deus estar envolvida, mesmo que só de corpo presente, nessas tentativas imprudentes. Logo, uma vez que a razão de terem vindo os parentes de Cristo para falar-lhe não nos é revelada, devemos confessar nossa ignorância; mas, ao mesmo tempo, afirmar como certo que, se a Mãe de Jesus estava entre eles, a razão só poderia ser boa e piedosa. — Ora, como, estando Jesus ainda a falar, alguém do meio do povo lhe disse (com que intenção, não se pode inferi-lo do Evangelho): Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, respondeu o Senhor com a mão estendida para os discípulos: Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai […], esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Duas coisas, portanto, nos ensina Cristo com essas palavras: a) que a pregação não deve ser condicionada nem, muito menos, interrompida por motivos de sangue e b) que do Evangelho, isto é, da santa fé católica surge uma nova forma de parentesco, mais espiritual e, por isso mesmo, mais profunda e duradoura [1]. Essas palavras que nos refere hoje o Evangelho não significam, pois, que Jesus despreze ou faça pouco caso de sua Mãe. Ao contrário, contêm o maior elogio que a Maria se pode fazer, pois ninguém, depois de Cristo, cumpriu de maneira tão perfeita a Palavra de Deus como ela. Com isto, Jesus nos quis dizer duas coisas: a) que em seu ministério público como Messias não depende dos laços de sangue, mas somente da vontade de seu Pai celeste, b) e que o parentesco mais profundo e verdadeiro com Ele se estabelece pelos vínculos da graça divina, muito mais do que pelos vínculos da carne. Nesse sentido, pode-se dizer que Maria era mais parente de Jesus pela plenitude imensa de graça que a fazia tão agradável a Deus do que pelo fato de O ter concebido em suas entranhas virginais e dado à luz em Belém. Encontramos essa mesma doutrina na resposta que, em situação muito parecida, dá Jesus ao grito entusiasmado de uma mulher do povo: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram! (Lc 11, 27). Ao dizer, com efeito, que são mais bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a observam (Lc 11, 28), o Senhor não nega o elogio feito à sua Mãe SS., mas dele se aproveita para ensinar que os vínculos sobrenaturais que estabelece a graça divina em quem ouve a Palavra de Deus e a põe em prática são, em si mesmos, mais valiosos e profundos que os vínculos estabelecidos pelo parentesco natural ou de sangue. Ora, a Virgem SS. possui em grau superlativo esses dois vínculos: ela é, por um lado, Mãe na ordem natural, por ter concebido a Cristo em seu puríssimo seio e, por outro, cheia de graça na ordem sobrenatural. Por isso, não só tinha a razão a mulher que gritou: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, senão que Jesus mesmo o confirma, acrescentando que Maria, além de bendita por ser Mãe, é mais bem-aventurada,por ser a primeira entre os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática [2].” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...