sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

📆 *22 de Janeiro de 2023 (Domingo)*

 📆 *22 de Janeiro de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM* (Verde, Glória, Creio, III Semana do Saltério)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. VICENTE PALLOTTI, PRESBÍTERO / S. VICENTE, DIÁCONO / S. ANASTÁSIO, MONGE / GAUDÊNCIO E VICTOR.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo. *(Sl 95, 1. 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 8, 23b-9, 3*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.  

No tempo passado o Senhor humilhou a terra de Zabulon e a terra de Neftali; mas recentemente cobriu de glória o caminho do mar, do além-Jordão e da Galileia das nações.

9, 1O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.

2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 

3Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 8, 23b-9, 3*

*Reflexão - “A misericórdia e o poder de Deus se manifestam a todo o momento”*

“Uma terra que havia sido humilhada e desprezada pelos antigos tornou-se morada do Salvador que viria como Luz para iluminar as trevas. Diante desta profecia de Isaías podemos entender que o tempo passado, tempo da ignorância e do desconhecimento de Deus já não existe para nós, assim como não existiu para os habitantes da terra de “Zabulon e de Neftali”. Todas as profecias sobre a vinda do Messias nos revelam que a misericórdia e o poder de Deus se manifestam a todo o momento na vida da humanidade. Deus está sempre a acenar para o homem dando a este, motivos para que tenha esperança de dias melhores. Na verdade, todos nós vivíamos na escuridão do pecado sem perspectiva de libertação, fadados a uma morte eterna. O jugo que nos oprimia, era a ignorância nas coisas de Deus, a angústia, tristeza, solidão, depressão, vazio, dureza de coração. As trevas vêm do mal, do demônio e seus anjos. A Luz vem do bem, de Deus e todos os que creem em Jesus são retirados da escuridão. Jesus Cristo é a Luz de Deus que veio ao mundo nos tirar das trevas do pecado e da morte.  Peçamos, portanto, ao Senhor que Ele ilumine o nosso coração e tire de dentro de nós as trevas que porventura teimem em persistir. Que o Senhor abata em nós a carga que pesa sobre os nossos ombros, o pecado que às vezes, ainda nos escraviza. Que Ele nos renove e faça de nós, homens e mulheres novos, no Seu Amor. – Você ainda vive preso (a) ao passado, tempo em que ainda não conhecia o amor de Deus? – Você consegue olhar para o futuro com esperança confiando nas promessas do Senhor? – Ainda existem trevas no seu coração? – Você sabe esperar com paciência pelas coisas que o seu coração deseja? – Você acha que a humanidade está perdida ou ainda há esperança?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 26* 

🗣 *O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 26* 

*Reflexão* - “Dentro do nosso coração, às vezes,  há ainda muito medo e dúvidas, por isso, é muito bom que rezemos este salmo com bastante contrição. As perguntas que costumamos fazer a Deus quando não entendemos os acontecimentos da nossa vida,   podem muito bem serem  substituídas pelas afirmações e indagações do salmista: “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida, perante quem eu tremerei”? Assim fazendo nós iremos exercitando a nossa fé e confiança nos planos de Deus para nós. O que precisamos dia a dia pedir e desejar é estar com Ele por toda a nossa vida, conscientes de que a Sua bondade é experimentada por nós, desde já.”                           

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 1, 10-13. 17*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. 

Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar. 

11Com efeito, pessoas da família de Cloé informaram-me a vosso respeito, meus irmãos, que está havendo contendas entre vós.

12Digo isso, porque cada um de vós afirma: “Eu sou de Paulo”; ou: “Eu sou de Apolo”; ou: “Eu sou de Cefas”; ou: “Eu sou de Cristo!”

13Será que Cristo está dividido? Acaso Paulo é que foi crucificado por amor de vós? Ou é no nome de Paulo que fostes batizados?

17De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 1, 10-13. 17*

*Reflexão - “Será que Cristo está dividido?”*

“Nesta carta São Paulo nos exorta, em nome de Jesus, a não dividir o Corpo de Cristo com partidos e contendas entre nós, mas manter a unidade no Espírito Santo. As nossas preferências e discriminações em relação aos nossos irmãos vão minando a integridade do Corpo de Cristo, que aqui é representado pela Igreja, pela Comunidade, pela Família e todos os cristãos. Apesar de sermos pessoas diferentes e únicas, cada um com a sua missão, com seus dons, atribuições e jeito de ser precisamos, porém, ter um só objetivo, o mesmo ideal, com a mesma motivação. Jesus Cristo foi crucificado por amor a cada um de nós em particular, portanto, não há um melhor que o outro. Todos nós, somos iguais perante Ele. Isso vale também para cada círculo do qual  participamos, dentro do nosso trabalho, na nossa família, na comunidade, no meio em que vivemos. Quando caminhamos tendo como preceito a Palavra de Deus nós conseguimos acolher os dons e talentos de cada pessoa distinguindo as suas virtudes e aceitando as suas fraquezas  do mesmo modo como também reconhecemos as nossas falhas e assumimos os nossos predicados. Muitas famílias estão divididas e enfraquecidas por causa das preferências, das comparações, das rivalidades, sem razão de ser. Pela Palavra nós percebemos que diante de Deus todos nós somos maravilhosos e preciosos aos Seus olhos, por isso Ele cuida de cada um com zelo e carinho. Não podemos, portanto, perder o tempo que temos para Deus, em contendas com os Seus filhos. – Você já tem consciência de que todos nós somos importantes para Deus? – Você costuma fazer distinção entre as pessoas? – Para você, alguém tem mais valor do que os outros? – Na sua família, você é traço de união ou barra de divisão? – Como você encara as pessoas que têm mais sucesso que você, no trabalho?” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 4, 12-23*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Pois do Reino a Boa Nova Jesus Cristo anunciava, e as dores do seu povo, com poder, Jesus curava. *(cf. Mt 4, 23)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia,

14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 

15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos!

16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 

17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.

18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.

19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 

20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 

21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.

22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 

23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Nada faz sentido sem Cristo!.”*

“A cena dos discípulos imediatamente deixando tudo para seguir Jesus pode parecer um tanto fantasiosa. No entanto, antes de tomarem essa decisão radical, eles passaram por um processo pelo qual todos nós precisamos passar: primeiro, abandonar o pecado mortal; em seguida, conhecer verdadeiramente a Cristo; e, então, será inevitável não deixar tudo para segui-lo. Inevitável porque nada mais fará sentido sem Ele, que é a razão de ser da nossa vida. Neste 3.º Domingo do Tempo Comum, vamos meditar sobre o chamado de Jesus a Pedro, André, Tiago e João. Ao longo deste ano litúrgico, no qual leremos sobretudo o Evangelho de São Mateus, vamos aproveitar para ouvir os esplêndidos comentários de Santo Tomás de Aquino sobre a narrativa desse evangelista [1]. No Evangelho de hoje, a cena dos discípulos imediatamente deixando tudo para seguir Jesus pode parecer um tanto fantasiosa. Mas é exatamente o que está no texto bíblico. Ao chamar os irmãos Pedro e André, “eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram” (Mt 4, 20); e, da mesma forma, Tiago e João “imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram” (Mt 4, 22). Esse fato aparentemente intrigante é muito bem explicado por Santo Tomás de Aquino através da interpretação das Escrituras sob a luz da Tradição da Igreja. Primeiro, precisamos recordar que os evangelhos sinóticos — de Mateus, Marcos e Lucas — apresentam um resumo da vida de Jesus e, como tal, omitem certos acontecimentos tendo em vista a brevidade do relato. Nesse sentido, é possível compreendermos, juntamente com Tomás de Aquino, que a narrativa em questão não apresenta o primeiro chamado de Pedro, André, Tiago e João, mas sim o terceiro. Portanto, para entender este milagre de largar tudo para seguir a Cristo, precisamos compreender que existe todo um processo, que é explicado de forma magnífica por Santo Tomás de Aquino. Os acontecimentos narrados no Evangelho deste domingo ocorreram no último ano da pregação de Jesus, quando João Batista foi preso. Mas é necessário compreendermos o que aconteceu antes. Para isso, Santo Tomás de Aquino nos recorda um fato atestado pela Tradição da Igreja e que está presente inclusive na Liturgia das Horas, mais especificamente na antífona do cântico evangélico das Vésperas da Epifania do Senhor, em que se afirma: Recordamos neste dia três mistérios:Hoje a estrela guia os Magos ao presépio.Hoje a água se faz vinho para as bodas.Hoje Cristo no Jordão é batizadopara salvar-nos. Ou seja, a Igreja crê que o dia no qual os reis magos foram adorar o menino Jesus é o mesmo dia, em anos diferentes, no qual Jesus foi batizado no rio Jordão, e o mesmo dia em que realizou seu primeiro milagre nas bodas de Caná. A partir disso, podemos compreender de forma mais profunda o relato de São Mateus. Primeiro, precisamos recordar que a vida pública de Jesus começou com o batismo. Então, somente um ano depois, na mesma data, ele fez seu primeiro milagre em Caná da Galileia, transformando a água em vinho. Embora esses dois acontecimentos pareçam imediatos, houve um intervalo de um ano entre eles. Nesse período de um ano, Jesus começou a pregar, porém dando continuidade à mesma pregação de João Batista que exortava à conversão: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 4, 17). Nesse primeiro ano, a fim de preparar o caminho, Jesus reafirmou o conteúdo do Antigo Testamento, que, na prática, significava a mudança de vida e o abandono dos pecados contra os mandamentos. Ou seja, a primeira pregação de Nosso Senhor Jesus Cristo exortava ao abandono do pecado mortal, e esse deve ser o primeiro passo que precisamos dar de forma convicta em nossas vidas. 2. Continuando a trajetória de Jesus, observamos que estes discípulos — que no Evangelho de hoje abandonaram tudo — já seguiam a pregação de João Batista e, então, são recordados pelo precursor sobre o batismo de Jesus, ocorrido um ano antes. Nesse contexto, João revela aos discípulos quem é Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29). Daí eles foram até Jesus e começaram a conviver com Ele (cf. Jo 1, 38-39), conhecendo-o mesmo que superficialmente. Nas bodas de Caná, o evangelista João narra que Jesus estava presente com sua mãe e os “seus discípulos” (Jo 2, 2). Aqui, Santo Tomás nos explica que o termo “discípulos” é usado por antecipação, pois, na verdade, aqueles homens que viriam a ser discípulos ainda não possuíam uma fé consistente, apenas estavam acompanhando Jesus como seus amigos. Da mesma forma, na vida de cada um de nós, é necessário abandonar os pecados mortais e começar a se aproximar de Nosso Senhor sabendo que Ele é aquele que vem trazer a graça e que batiza no Espírito Santo. Mesmo sem crer o suficiente, é preciso estar junto com Ele, ouvindo pregações, lendo a vida dos santos e estudando o Catecismo, a fim de iluminar nossa inteligência e conduzir nossa vontade para Ele. Para chegar ao fato extraordinário deste Evangelho, de abandonar tudo, foi indispensável aos discípulos um conhecimento básico e fundamental de Jesus. E esse é o problema de muitas pessoas que são indiferentes à doutrina da Igreja. Como conseguirão amar a Cristo se não o conhecem verdadeiramente? Como crerão nele, se nunca ouviram falar sobre Ele? Por isso, além de abandonar o pecado, é imprescindível conhecer a Nosso Senhor, aprofundando-nos nas verdades de fé que Ele confiou a sua Igreja. 3. O grande G. K. Chesterton, ao descrever seu processo de conversão, também nos fornece uma ótima chave de leitura para este Evangelho. Segundo ele, o processo de conversão se divide em três fases. Na primeira, a pessoa, para não ser “preconceituosa”, resolve ouvir despretensiosamente o que a Igreja tem a dizer. Na segunda fase, ao ouvir a Igreja, a pessoa fica fascinada, porque percebe que existe um sentido naquilo que ela ensina. E, na terceira fase, a pessoa tenta com todas as suas forças fugir da Igreja, pois ela lhe atrai de tal modo que lhe pede a própria vida. Esse também é o caminho descrito por Santo Tomás de Aquino. Primeiro, depois de abandonar o pecado, os discípulos começaram a andar com Jesus e conviver com Ele, sem grandes pretensões. Em seguida, ao verem os milagres, eles ficaram fascinados e passaram a crer nele. E, por fim, quando já tinham fé, Jesus mostra-lhes que eles precisam dar tudo a Ele. Tal é o processo da graça pelo qual todos nós também precisamos passar. No primeiro chamado de Jesus, percebemos que Ele é alguém importante. No segundo chamado, constatamos que, além de ser importante, Ele é o Filho de Deus e passamos a crer nele. Por fim, começamos a ver que Jesus é a razão da nossa vida e que, na verdade, Ele não veio para resolver nossos problemas, mas nós que viemos para nos entregar por inteiro a Ele. Diante da realidade fantástica deste Evangelho, nós também somos chamados a seguir a Cristo. Portanto, abandonemos o pecado, creiamos em Nosso Senhor e busquemos conhecê-lo verdadeiramente; então, será inevitável não deixar tudo para segui-lo. Inevitável porque nada mais fará sentido sem Ele, que é a razão de ser da nossa vida. Tudo o que possuímos e somos só encontra sentido “per Ipsum, et cum Ipso, et in Ipso”, em Jesus, com Ele e por Ele. Não tenhamos medo, pois a graça de Deus já está operando uma transformação em nós, a fim de que, como todos os santos, sejamos impelidos por uma força sobrenatural que nos fará deixar tudo para seguir a razão de nossa vida. Oração. — Senhor Jesus Cristo, Vós que sois a razão de ser da nossa vida, ajudai-nos a abandonar o pecado, a crer verdadeiramente em Vós e a entregar tudo nas vossas mãos, a fim de que vos sigamos com todo nosso ser. Assim seja!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:


SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...