sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

📆 *21 de Janeiro de 2023 (Sábado)*

 📆 *21 de Janeiro de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTA INÊS, VIRGEM E MÁRTIR, MEMÓRIA* (Vermelho Pref. Comum ou dos Santos, Ofício da Memória)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

SANTA INÊS / EPIFÂNIO E FRUTUOSO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que escolheis as criaturas mais frágeis para confundir os poderosos, dai-nos, ao celebrar o martírio de Santa Inês, a graça de imitar sua constância na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 9, 2-3. 11-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 

3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 

11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 

12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 

13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santifica e realiza a pureza ritual dos corpos, 

14quanto mais o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 9, 2-3. 11-14*

*Reflexão - “Uma obra espiritual!”*

“Existiam duas tendas na Antiga Aliança, a primeira chamada o Santo e depois, outra denominada o Santo dos Santos. Na Nova Aliança Jesus, sumo sacerdote dos bens futuros, é o Sacerdote e o Santuário. Este Santuário, que não foi feito por mãos humanas está estabelecido dentro do nosso coração e o sangue de Cristo purifica a nossa consciência das obras mortas a fim de que possamos ter vida nova para servir ao Deus vivo. É um processo espiritual o qual não entendemos com a nossa mente, mas o próprio Espírito Santo realiza no nosso espírito a obra de renovação para que tenhamos uma redenção eterna. A fé é que nos motiva a acolher essa obra espiritual que acontece dentro de nós e nos faz viver o tempo da graça em comunhão com toda a Igreja no mundo inteiro.  - Você sabia que há algo novo em si porque Cristo está presente no seu coração? – Quando pensa, age e fala você lembra que Jesus está muito perto escutando tudo? – Qual será a reação Dele diante das suas atitudes, palavras e pensamentos?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 46* 

🗣 *Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 46* 

*Reflexão* - “É esta uma visão beatífica: o  nosso louvor faz com que a terra una-se ao céu! Quando nós aclamamos o Senhor, os anjos juntam-se a nós e o nosso louvor sobe aos céus como o toque da trombeta. O louvor abre as portas do céu, por isso louvemos a Deus porque Ele é o grande rei de toda a terra, mas está sentado no seu trono glorioso.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 3, 20-21*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _. Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! *(Cf. At 16, 14b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 


Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 

21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Quem é Jesus?”*

“Quem vê e ouve o Cristo que nos mostram os Evangelhos tem diante de si três opções: ou crê que Jesus é Deus de verdade ou que não passa de um louco ou de um mentiroso. Qual é a sua resposta? Os dois pequenos versículos de que se compõe o Evangelho de hoje apresentam-nos três situações distintas e bem contrastantes: de um lado, Jesus agracia seus discípulos estando em casa com eles num trato pessoal e amigável; de outro, as multidões que o seguem continuam a avolumar-se tanto que não lhes sobra nem tempo de comer; por fim, os parentes de Cristo, sabendo que Ele enfim voltara para casa, decidem agarrá-lo sob o pretexto de que “estava fora de si”. O Evangelho deste sábado coloca-nos, assim, diante de um impasse a que todos nós, de um modo ou de outro, somos instados a responder. Pois bem, sabemos pelo testemunho inequívoco das Escrituras que Jesus afirmou ser verdadeiramente o Filho de Deus, que existe muito antes de que Abraão fosse; e não só isso: em várias passagens o vemos perdoar os pecados e arrogar-se o direito de julgar a vivos e mortos no Fim dos Tempos. Diante de tamanhas declarações, só há três opções possíveis: ou Jesus é de fato o que dizia ser, e por isso temos de crer em sua palavra; ou é um mentiroso de quem não devemos fazer o menor caso; ou não passa de um louco afetado de algum “complexo messiânico”. Ora, se Jesus não é Deus, não lhe devemos respeito algum; no entanto, é impossível que Ele seja louco ou mentiroso, já que a sua grandeza moral, o seu perfeito equilíbrio e bom senso, a lucidez e a profundidade de sua doutrina constam com não menor clareza das SS. Escrituras. De maneira que a única resposta sensata e razoável que podemos dar a Cristo é a fé em sua divindade. Façamos hoje a escolha correta e associemo-nos aos que, há dois mil anos, vêm-se reunindo em torno de Cristo e tendo a alegria de estar com Ele em casa, nas moradas que o Pai nos preparou.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

  AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:


SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...